0.3-O Método Científico conceito, etapas, tipos e classificação.pptx

ChaoWS 64 views 21 slides Aug 30, 2025
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

Slide que explica sobre metodologia de pesquisa científica para pesquisadores.


Slide Content

METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª Drª Mirian da Costa Lindolpho

O método científico: conceito, etapas, tipos e classificação Conceito “É um procedimento ou caminho para alcançar determinado fim e que a finalidade da ciência é a busca do conhecimento, podemos dizer que o método científico é um conjunto de procedimentos adotados com o propósito de atingir o conhecimento”. ( Prodanov e Freitas, 2013). “Entende-se METODOLOGIA como o estudo do método para se buscar determinado conhecimento”. (Silva, 2017). “É uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos”. (Demo, 1985)

Como surgiu o método científico? Ciência na Grécia antiga – séc. VII AC até o final do século XVI. Ciência Moderna – séc. XVII até o final do séc. XIX Ciência Contemporânea – início do séc. XX até os dias de hoje. ( Prodanov e Freitas, 2013)

O que é o conhecimento? Conhecimento deriva de “ conhecer” , que é uma relação que se estabelece entre um sujeito/pesquisador (que pode conhecer) e um objeto (que possui características que interessam ao sujeito/pesquisador).

Tipos de conhecimentos Um objeto de estudo pode ser conhecido por meio de várias formas de conhecimento: Filosófico – Fundamenta-se na razão para questionar e refletir acerca do que não pode ser comprovado materialmente. ( Vianello , SD)

Tipos de conhecimentos Empírico (Senso Comum)- Baseia-se em informações obtidas na convivência familiar e social . ( Vianello , SD)

Tipos de conhecimentos Religioso ou teológico - Baseia-se em verdades que são infalíveis e indiscutíveis por revelarem o sobrenatural. Científico – Baseia-se na ocorrência de fatos que se manifestam de algum modo.

Tipos de conhecimentos

Etapas do método científico

Tipos de métodos Método Indutivo - proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume Observa-se casos particulares da realidade Conclusão Geral Parte do particular e chega na generalização Exemplo: Antônio é mortal. João é mortal. José é mortal. Logo, todos os homens são mortais!

Tipos de métodos Método Dedutivo - foi proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz. Parte do geral para o particular Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis Conclusões puramente formais usando apenas a lógica Todo homem é mortal! Premissa maior. Pedro é homem! Premissa menor. Logo, Pedro é, mortal! Conclusão.

Tipos de métodos Hipotético-dedutivo “Inicia-se com um problema ou uma lacuna no conhecimento científico, passando pela formulação de hipóteses e por um processo de inferência dedutiva, o qual testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela referida hipótese”. ( Prodanov e Freitas, 2013) Proposto por Popper e é a base do método científico atual.

Tipos de métodos Passos do método hipotético dedutivo : Problema → Conjecturas → Dedução de consequências observadas → Tentativa de falseamento → Corroboração

Exemplo – Estudo abordagem quantitativa Tese: Personalidade e autocuidado de cuidadores familiares de idosos com Doença de Alzheimer: implicações para a enfermagem   OBJETIVOS: GERAL: Analisar a relação existente entre os traços de personalidade e o autocuidado em cuidadores de idosos com demência de Alzheimer, e a influência de fatores intervenientes nesta associação.   ESPECÍFICOS:   Delinear o perfil sociodemográfico; Verificar os efeitos de associação dos traços da personalidade e das variáveis sociodemográficas sobre o autocuidado; Verificar o efeito mediador da sobrecarga e da depressão na relação dos traços da personalidade sobre o autocuidado. Hipóteses nula (H0): Não existe associação entre os traços de personalidade e o autocuidado em cuidador de idosos com DA; Não existe influência das variáveis sociodemográficas, da sintomatologia de depressão, da sobrecarga sobre a relação entre personalidade e autocuidado do cuidador. Hipóteses alternativa (H1): Existe associação entre os traços de personalidade e o autocuidado e em cuidador de idosos com DA e; Existe influência das variáveis sociodemográficas, da sintomatologia de depressão, da sobrecarga sobre a relação entre personalidade e autocuidado do cuidador.

Tipos de métodos Método dialético Os fatos são considerados dentro de um contexto social. Penetra-se no mundo dos fenômenos por meio de sua ação recíproca, da contradição inerente ao fenômeno e da mudança dialética que ocorre na natureza e na sociedade. Pesquisas qualitativas

Tipos de métodos Método fenomenológico Desenvolvido por Edmund Husserl(1859-1938) empregado em pesquisa qualitativa, considera que os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social; as contradições se transcendem dando origem a novas contradições que requerem soluções.

Exemplo: Estudo abordagem qualitativa Dissertação de mestrado: O Cliente Oncológico Sob a Ótica da Enfermagem Compreensiva: o significado do tratamento Questão norteadora: O que significa para você fazer quimioterapia? Objetivo: Compreender o significado da experiência concreta do vivido do cliente submetido à quimioterapia oncológica, ou seja, desvelar o sentido que funda o comportamento do ser cliente.

Métodos e correntes filosóficas Método *Corrente Filosófica Dedutivo Racionalismo Indutivo Empirismo Hipotético-dedutivo Neopositivismo Dialético Materialismo dialético Fenomenológico Fenomenologia Legenda:*Correntes filosóficas: São linhas de pensamentos diferentes. Também podem ser chamadas de escolas filosóficas. Fonte: Elaborado pela autora com dados de Prodanov e Freitas (2013)

Classificação dos estudos científicos Metodologia Técnicas de pesquisa Características Quanto à natureza Aplicada Gera novos conhecimentos, mas sem aplicação prática prevista. Básica Gera conhecimentos para aplicações práticas na solução de problemas específicos. Quanto à forma de abordagem ao problema Pesquisa Qualitativa A relação entre o mundo e o fato a ser investigado não se traduz em números. • O pesquisador busca se aprofundar em questões subjetivas do fenômeno. • Os dados podem ser coletados por entrevistas, observações, narrativas e documentos. • Analisa opiniões, não é representativa e tem caráter exploratório. • Feita com amostras pequenas. • Não utiliza métodos estatísticos. Pesquisa Quantitativa Objetiva. Lida com tudo que é possível quantificar. Traduz opiniões e números em informações que serão analisadas e classificadas. Possui amostras com expressivo número de pesquisados. Os dados são quantificados estatisticamente. Fonte: (GIL, 2008)

Classificação dos estudos científicos Metodologia Técnicas de pesquisa Características Quanto aos objetivos Pesquisa Exploratória Tende a buscar familiaridade com problemas pouco conhecidos. • Envolve levantamento bibliográfico, entrevistas e análise de casos. Pesquisa Descritiva Descreve características de um fenômeno/fato/população; não busca as causas. • Utiliza técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação). Pesquisa Explicativa Identifica fatores que determinam fenômenos; explica o porquê das coisas. Pode ocorrer na forma de pesquisa experimental e estudos prospectivos. Fonte: (GIL, 2008)

Referências bibliográficas Prodanov , Cleber Cristiano; Freitas, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale , 2013. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: <www.feevale.br/editora> Inclui bibliografia. ISBN 978-85-7717-158-3 Silva, Antônio Carlos Ribeiro da. Metodologia da pesquisa aplicada a contabilidade. Salvador: UFBA, Faculdade de Ciências Contábeis, 2017. Gil, Antonio Carlos Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.