101250.pptx

83 views 16 slides Jan 25, 2024
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

curso


Slide Content

Registro e notação musical Arte 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais Professora: Fernanda Maria Borges

(EF06AR22) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual. Habilidade

Me conte pelo chat Você conhece o sistema de escrita da sua música preferida? Hora da interação pelo chat

O registro musical acontece por meio de sistemas de escrita baseada em sinais, símbolos e figuras. O registro convencional utiliza um sistema de escrita padronizado, enquanto que o não convencional pode utilizar qualquer elemento para representar as sonoridades, inclusive aqueles do registro convencional. Registro musical Currículo Paulista, 2020, Caderno do Professor, Arte, 7º Ano do EF, vol. 1, p. 73.

Partitura convencional Fonte: Partitura convencional “Cai, Cai, Balão”. Domínio Público. Currículo em Ação, 2021, Caderno do Professor, Arte, 7º Ano do EF, vol. 1, p. 25. As notas musicais, numa partitura convencional, são distribuídas na pauta, ocupando linhas e espaços. Muitas vezes, surgem também na partitura a letra da canção. Pauta ou pentagrama: cinco linhas horizontais e paralelas, onde se grafam as notas e demais símbolos do sistema de notação musical.

Você sabe como se chamam os elementos escritos nesta partitura? Me conte pelo chat

Notas musicais: em HUMinutinho https://www.youtube.com/watch?v=GY51gXpiTi4 Vamos apreciar André Vasco. Notas Musicais? Em HUMinutinho. Licença Creative Commons. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GY51gXpiTi4. Acesso em: 25 fev. 2021.

Notação musical Fonte: Clave de Sol e Notas musicais. Desenhado especialmente para este material por Elisângela Vicente Prismit. Currículo em Ação, 2021, Caderno do Professor, Arte, 7 º Ano do EF, vol. 1, p. 23. Escala de Dó maior na Clave do Sol.

Algumas notas musicais: Notas musicais Fonte: Tabela das figuras de som e silêncio. Desenhado especialmente para este material por Elisângela Vicente Prismit. Currículo em Ação, 2021, Caderno do Professor, Arte, 7 º Ano do EF, vol. 1, p. 24.

Quanto tempo cada uma dessas figuras dura? Como você viu, todas as figuras de notas (valores positivos) e as figuras de pausas (valores negativos) possuem tempos diferentes de duração. Observe ainda que, de acordo com a tabela, após a semibreve (valor 1), todas as outras figuras de notas, com suas correspondentes figuras de pausas são frações da primeira figura. Dessa forma, cada figura vale metade de sua figura anterior e o dobro da posterior... Elaborado especialmente para o CMSP. Acervo pessoal: tabela criada pela professora Márcia Janini.

A partir do século XX, os compositores resolveram experimentar novas formas de registrar os sons, utilizando-se de gráficos e figuras ilustrativas. Esses registros são chamados de partituras não convencionais. Partitura não convencional São formas que utilizam diferentes símbolos livres, não seguindo as regras de notação convencional de notação musical. As partituras não convencionais podem apresentar diferentes formas de registro musical, como roteiros aleatórios e improvisação espontânea. A função desse registro serve para orientar o intérprete na execução de uma composição musical. Elaborado especialmente para o CMSP.

Partitura Não Convencional elaborada por Marília Marcondes Torres especialmente para este material. Currículo em Ação, 2021, Caderno do Professor, Arte, 7 º Ano do EF, vol. 1, p. 26. Partitura não convencional

Partitura colaborativa Vamos criar juntos uma partitura não convencional? Hora da interação pelo chat

Desafio da partitura não convencional Criar uma partitura não convencional, utilizando formas geométricas, cores, desenhos, figuras ou qualquer simbologia para representar os sons e silêncios. Interpretar suas composições usando a percussão corporal ou outra fonte de emissão sonora (instrumentos não convencionais, objetos, paredes e móveis, entre outros). Gravar em vídeo ou áudio. Fonte: elaborado pela Elisangela Vicente Prismit, especialmente para este material. Currículo em Ação, 2021, Caderno do Professor, Arte, 6 º Ano do EF, vol. 1, p.27. Lembrando que existem regras para a leitura: deve ocorrer sempre iniciando da esquerda para a direita, de acordo com a grafia da nota, e de cima para baixo (da mesma forma que se lê um texto em português). Trocar as partituras com um amigo, para que ele faça sua leitura.

Identificamos e analisamos diferentes procedimentos e técnicas de registro em notação musical e partituras.   Fizemos apreciações de partituras convencionais e não convencionais, conhecendo diferentes técnicas de registro. Soubemos que precisamos estudar mais a fundo, para nos apropriarmos do sistema de escrita que representa graficamente uma obra musical e regras de interpretação. Vamos retomar o que aprendemos hoje
Tags