19. o livro de ii crônicas

Secretariaipb 6,443 views 33 slides Jul 10, 2013
Slide 1
Slide 1 of 33
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33

About This Presentation

Curso Visão Panorâmica da Bíblia, lecionado na Igreja Presbiteriana de Dourados, toda quarta-feira, às 19h30' pelo Rev. Ildemar de Oliveira Berbert.


Slide Content

I I Livro das Crônicas Palavra-chave: “Humilhai-vos” Escrito Entre os anos (450 a 400 a.C )

DIVISÃO HISTÓRICA DA BÍBLIA OS 12 LIVROS HISTÓRICOS Josué Juízes Rute I e II Samuel I e II Reis I e II Crônicas Esdras Neemias Ester

Autor do livro Escrito por Esdras, o Sacerdote Entre os anos 450 e 400 a.C. , Marca o período de restauração e reconstrução de Jerusalém, após 70 anos de cativeiro na Babilônia; Este livro foi dirigido aos exilados que retornavam do Cativeiro da Babilônia, um resumo histórico dos reis de Judá São eles: Crônicas, Esdras e Neemias ... e profetas

Esfera de Ação Cerca de 480 anos Narra a História de Judá desde Salomão até a queda de Jerusalém e o decreto de Ciro permitindo o retorno do povo Judeu 1016 a 536 a.C

PROPÓSITO DO LIVRO em estreita conexão com o propósito do primeiro livro, 2 Crônicas ignora grandemente as atividades do reino do Norte (Israel), apresenta a história do reino do Sul (Judá), Assegura que Deus estava com o seu povo, conforme a aliança feita com Abraão;

PROPÓSITO DO LIVRO dá ênfase à vida dos reis piedosos e reformadores como: Asa , Josafá , Joás , Ezequias e Josias , que seguiram os passos do rei Davi, andando humildemente diante do SENHOR, e atraindo, consequentemente, Suas bênçãos sobre o povo . Ensina que a obediência , a piedade e a humildade são bênçãos que geram bênçãos !

Versículo-chave do Livro "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra" (7.14).

Esboço do Livro capítulos 1 a 9 O Reinado de Salomão capítulos 10 a 36 O Reino de Judá e o cativeiro o livro de II Crônicas pode ser dividido nas seguintes partes:

CONTEÚDO DO LIVRO Salomão é declarado Rei de Israel e reina sobre todo o território Tempo de Glória em Israel, as nações temiam a Israel dado o forte reinado de Davi e suas conquistas de guerra; Tempo de edificação do templo e do palácio do Rei Salomão pede a Deus sabedoria e Deus lhe dá sabedoria, riqueza e glória (1:12), marca do seu reinado Morre Salomão, depois de muita glória, fama e contradições... SALOMÃO

panorama dos 20 sucessores de Salomão: Fez o que era mau perante o Senhor sob o seu governo houve a divisão do reino (Norte e Sul). Apesar de não ter sido um rei justo, humilhou-se diante do SENHOR, o qual reteve a Sua ira. Texto: "Tendo-se humilhado, apartou-se dele a ira do SENHOR para que não o destruísse de todo; porque em Judá ainda havia cousas boas"- 12.12; 1. Roboão – 931 a 913 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: Teve um reinado curto. Guerreou contra Jeroboão , rei de Israel, vencendo-o Fez o que era mau perante o Senhor " Assim foram humilhados os filhos de Israel naquele tempo; prevaleceram os filhos de Judá, porque confiaram no SENHOR Deus de seus pais. Abias perseguiu a Jeroboão , e lhe tomou cidades, Betel , Jesana e Efrom , com suas respectivas vilas" - 13.18,19; 2 . Abias – 913 a 910 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: Fez o que era reto perante o Senhor destruiu os altares idólatras, venceu os etíopes, restaurou o altar do SENHOR. Todavia, ao ver-se ameaçado por Israel, fez aliança com os sírios em vez de buscar o Senhor... “Naquele tempo veio (profeta) Hanani a Asa, rei de Judá, e lhe disse: Porquanto confiaste no rei da Síria, e não confiaste no SENHOR teu Deus, o exército do rei da Síria escapou da tua mão...Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente, por isso desde agora haverá guerras contra ti. Porém Asa se indignou contra o vidente, e o lançou no cárcere, no tronco, porque se enfurecera contra ele por causa disso; na mesma ocasião oprimiu Asa a alguns do povo" - 16.7,9,10; 3. Asa – 911 a 870 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: Fez o que era reto perante o Senhor Trouxe grande reavivamento em Judá! Destruiu ídolos, ensinou ao povo a Palavra de Deus, confiou no SENHOR ao guerrear " Tornou-se-lhe ousado o coração em seguir os caminhos do SENHOR, e ainda tirou os altos e os postes-ídolos de Judá" - 17.6; 4 . Josafá – 872 a 848 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: Fez o que mau reto perante o Senhor Tornou-se genro do mau Acabe, rei de Israel. Matou seus irmãos a espada; Induziu o povo à idolatria e ao culto a baal – a influência dos pecados de Acabe em Judá. " Era ele da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém. E se foi sem deixar de si saudades... " - 21.20 5. Jeorão – 848 a 841 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: Fez o que mau reto perante o Senhor tão perverso quanto seu pai, de quem era o filho mais moço ( foi feito rei porque todos os seus irmãos mais velhos haviam sido mortos). Foi assassinado pelos próprios servos e príncipes. " Fez o que era mau perante o SENHOR, como os da casa de Acabe; porque eles eram seus conselheiros depois da morte de seu pai, para a sua perdição" - 22.4; 6. Acazias – 841 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: Fez o que mau perante o Senhor D a família de Acabe , mãe de Acazias , era idólatra. Matou os filhos de Acazias e quase destrói a dinastia de Davi; Foi a única rainha a reinar em Judá Morreu assassinada, como seu filho e antecessor, pelo próprio povo, sob liderança do sacerdote Joiada . "Porque a perversa Atalia e seus filhos arruinaram a casa de Deus; e usaram todas as cousas sagradas da casa do SENHOR no serviço dos Baalins " - 24.7; 7 . Atalia – 841 a 835 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: O rei-menino (tinha 7 anos quando começou a reinar !), e foi parcialmente reto...? foi fiel ao SENHOR enquanto viveu o sacerdote Joiada , seu tutor. Nesse período, restaurou o Templo e o culto ao SENHOR. Todavia, com a morte de Joiada , relaxou, permitindo que o povo voltasse à idolatria, atariando a ira de Deus " O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada , o qual se pôs em pé diante do povo, e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR de modo que não prosperais? Porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará. Conspiraram contra ele, e o apedrejaram, por mandado do rei, no pátio da casa do SENHOR. Assim o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada , pai de Zacarias, lhe fizera, porém matou-lhe o filho; este, ao expirar, disse: O SENHOR o verá, e o retribuirá" - 24.20-22; 8. Joás – 835 a 796

panorama dos 20 sucessores de Salomão: Serviu ao SENHOR,por um tempo, abandonando-O depois ao trocá-Lo pelos deuses de Edom , país vizinho . Derrotado por Israel, foi assassinado " Fez ele o que era reto perante o SENHOR, não, porém com inteireza de coração... Vindo Amazias da matança dos edomitas , trouxe consigo os deuses dos filhos de Seir , tomou-os por seus deuses, adorou-os e lhes queimou incenso. Então a ira do SENHOR se acendeu contra Amazias , e mandou-lhe um profeta que lhe disse: Por que buscaste deuses que a seu povo não livraram das tuas mãos? Enquanto lhe falava o profeta, disse-lhe o rei: Acaso te pusemos por conselheiro do rei? Pára com isso. Por que teríamos de ferir-te? Então parou o profeta, mas disse: Sei que Deus resolveu destruir-te, porque fizeste isso, e não deste ouvidos ao meu conselho.., Depois que Amazias deixou de seguir ao SENHOR, conspiraram contra ele em Jerusalém, e ele fugiu para Laquis ; porém enviaram após ele homens até Laquis , e o mataram ali" - 25.2,14-16,27; 9. Amazias – 796 a 767 a.C

panorama dos 20 sucessores de Salomão: Começou bem o seu reinado, e foi muitíssimo abençoado. Infelizmente , ensoberbeceu-se, sentiu-se poderoso, e desrespeitou a Lei, decidindo oferecer incenso no Templo, o que era privilégio privativo dos sacerdotes. Terminou os seus dias leproso e isolado numa casa "Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso... Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da casa do SENHOR" - 26.16,21; 10. Uzias – 767 a 732 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: foi um bom rei! Reinou durante a lepra de seu pai, sendo-lhe fiel 20 anos, ao todo, reinou em Judá. "Fez o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera Uzias , seu pai, exceto que não entrou no templo do SENHOR... Assim Jotão se foi tornando mais poderoso, porque dirigia os seus caminhos segundo a vontade do SENHOR seu Deus" - 27.2,6; 11. Jotão – 750 a 732 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: Foi um rei perverso e idólatra, foi oprimido pelos inimigos – "Andou nos caminhos dos reis de Israel, e até fez imagens fundidas a Baalins ... No tempo da sua angústia cometeu ainda maiores transgressões contra o SENHOR; Pois ofereceu sacrifícios aos deuses de Damasco, que o feriram, e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes oferecerei sacrifícios para que me ajudem a mim. Porém eles foram a sua ruína, e a de todo o Israel. Ajuntou Acaz os utensílios da casa de Deus, fê-los em pedaços e fechou as portas da casa do SENHOR; e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém. Também em cada cidade de Judá fez altos para queimar incenso a outros deuses; assim provocou à ira o SENHOR, Deus de seus pais" - 28.2,22-25; 12. Acaz – 732 a 716 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: Fez o que era reto perante o Senhor Restaurou o Templo e destruiu os altares construídos por Acaz , seu pai. Humilhou-se perante o Senhor que lhe deu mais 15 anos de vida Por causa de sua retidão, o SENHOR preservou Judá de ser tomada pela Assíria " Fez o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo quanto fizera Davi seu pai" - 29.2; 13. Ezequias - 716 a 687 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: O pior de todos os reis que teve Judá . Idólatra ao extremo . Todavia, arrependeu-se quando caiu cativo nas mãos dos assírios. O SENHOR o trouxe de volta, e ele promoveu certa reforma. Infelizmente, já tarde demais! – "...tornou a edificar os altos que Ezequias , seu pai, havia derribado, levantou altares aos Baalins , fez postes-ídolos, e se prostrou diante de todo o exército dos céus, e o serviu. Edificou altares na casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha dito: Em Jerusalém porei o meu nome para sempre... E queimou seus filhos como oferta, no vale do filho de Hinom , adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçaria, e tratava com necromantes e feiticeiros, prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira...[Além disso Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até encher a Jerusalém de um ao outro extremo, afora o seu pecado, com que fez pecar a Judá, praticando o que era mau perante o SENHOR - 2 Rs 21.16; II cron.33]. 14. Manassés - 697 a 642 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: S eguiu o mau exemplo de seu pai. Morreu assassinado " Fez o que era mau perante o SENHOR, como fizera Manassés , seu pai; porque Amom fez sacrifício a todas as imagens de escultura que Manassés , seu pai, tinha feito, e as serviu. Mas não se humilhou perante o SENHOR, como Manassés , seu pai, se humilhara; antes Amom se tornou mais e mais culpável. Conspiraram contra ele os seus servos e o mataram em sua casa" - 33.22-24; 15. Amom - 642 a 640 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: P romotor de um grande reavivamento em Judá! Em seu tempo, o Livro da Lei foi encontrado. E obedecido. Celebrou a Páscoa e restaurou a aliança com o Senhor " Fez o que era reto perante o SENHOR, andou em todo o caminho de seu pai Davi e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda... Tirou todas as abominações de Judá" - 34.2, 33; 16. Josias - 640 a 609 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: reinado curto, de apenas três meses. Neco , rei do Egito o depos do trono e o levou preso para o Egito e constituiu seu irmão rei em seu lugar Contudo , dele a Palavra afirma: " Fez o que era mau perante o SENHOR, segundo tudo o que fizeram seus pais" - 2 Rs 23.32; 17. Jeoacaz - 609 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: irmão de Jeoacaz , dois anos mais velho que ele . Nomeado rei por imposição de faraó Neco , do Egito "... Fez o que era mau perante o SENHOR, seu Deus" - 36.5 . Conforme aprendemos em 36.8, cometeu abominações; 18. Jeoaquim - 609 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: também teve um reinado curto: somente três meses. O rei da Babilônia, Nabucodonosor o levou preso para a Babilônia com os utensílios da Casa do Senhor. E dele também a Palavra testifica: " Fez o que era mau perante o SENHOR" - 36.9; 19. Joaquim - 597 a.C.

panorama dos 20 sucessores de Salomão: O último rei de Judá, tinha 21 anos. " Fez o que era mau perante o SENHOR seu Deus, e não se humilhou perante o profeta Jeremias, que falava da parte do SENHOR. Rebelou-se também contra o rei Nabucodonozor , que o tinha ajuramentado por Deus; mas endureceu a sua cerviz, e tanto se obstinou no seu coração, que não voltou ao SENHOR, Deus de Israel. Também todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam mais as transgressões, segundo todas as abominações dos gentios; e contaminaram a casa que o SENHOR tinha santificado em Jerusalém. O SENHOR, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio dos seus mensageiros, porque se compadecera do seu povo e da sua própria morada. Eles, porém, zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e mofavam dos seus profetas até que subiu a ira do SENHOR contra o seu povo, e não houve remédio algum" - 36.12-16. 20. Zedequias - 597 a 586 a.C.

Quando os profetas não são ouvidos! A profecia de Jeremias (36.21 / Jr 29.10) de que haveria um cativeiro de 70 anos, cumpre-se de maneira dupla : 1 - Cativeiro político - Jerusalém é "destronada" - 605 a 536 a.C . ; 2 - Cativeiro espiritual - o Templo é destruído em 586 a.C. e só vai ser completamente reconstruído em 516 a.C. - A Palavra do SENHOR por boca dos Seus servos cumpriu-se cabalmente! Aliás, Sua Palavra sempre irá cumprir-se!

LIÇÃO ESPIRITUAL DO LIVRO 2 Crônicas termina com uma lição tremenda - leia 36.17-23. o retorno do povo de Deus do cativeiro. O SENHOR pune severamente, em cumprimento à Sua Palavra e satisfazendo a Sua justiça e santidade . Todavia , Sua misericórdia é sem fim, e Ele sempre estende a mão para restaurar e abençoar a Sua herança .

Cristologia de II Crônicas A majestade e a santidade do Templo apontavam para o Senhor Jesus, assim como os sacrifícios que nele eram oferecidos. A glória do templo e a glória de Cristo: " E maravilhavam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?" - Mt 8.27; "Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador" - Lc 5.8;"No dia seguinte, viu João a Jesus que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" - Jo 1.29.

Cristologia de II Crônicas Todavia, é bom lembrarmos que o Templo é apenas um tipo do Senhor Jesus "Aqui está quem é maior que o templo" - Mt 12.6. Um tipo que podia ser (e foi!) destruído, sem possibilidade de reconstrução imediata; diferentemente do Senhor Jesus, que disse: "Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei" - Jo 2.19.
Tags