Platelmintos Platelmintos são animais do filo Platyhelminthes Esses animais têm o corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy : 'achatado'; e helmin : 'verme'). Os platelmintos são vermes que surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600 milhões de anos.
Sistema digestivo Os sistema digestório dos platelmintos é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus.
Sistema nervoso Os platelmintos são os primeiros seres vivos com sistema nervoso central, composto por um anel nervoso que se liga a cordões longitudinais ou por um par de gânglios cerebroides, de onde saem os nervos laterais que percorrem todo o corpo através de ramificações, proporcionando uma melhor coordenação muscular aos platelmintos.
Sistema respiratório Não possuem sistema respiratório, e as trocas gasosas são feitas pela epiderme, por difusão.
Sistema muscular A musculatura é do tipo lisa, que favorece a movimentação e locomoção do animal, podendo ter a colaboração de cílios, caso estejam presentes.
Platelmintos Os platelmintos são dívidas em três classes Turbellarias Cestoda trematoda
T urbellaria São animais de vida livre, possuem cílios para locomoção e um aspecto foliáceo. Um exemplo de representante desta classe é a planária .
Planaria
Planarias Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, esses platelmintos podem ser encontrados em córregos, lagos e lugares úmidos. Locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos.
Reprodução das planarias As planárias são animais hermafroditas que podem apresentar tanto a reprodução sexuada quanto a assexuada.
Reprodução sexuada
Regeneração das planarias
Classe Trematoda Os trematodos são platelmintos de vida parasitária. Esses vermes podem parasitar animais e também o ser humano. Ex: Schistosoma
Schistosoma
Schistosoma é o gênero de platelmintos tremátodes responsável pela esquistossomose, uma parasitose grave que causa milhares de mortes por ano.
Schistosoma ciclo de vida
Classe C estoda Os cestódeos , cujos principais representantes são as tênias (do grego tainía , fita), são endoparasitoses, isto é, habitam no interior de outros organismos, vivendo à sua custa.
tênias
tênias As tênias são platelmintos popularmente conhecidos por solitárias, pelo fato de que, normalmente, só existe um indivíduo parasitando o organismo das pessoas, causando uma doença conhecida por teníase. As tênias mais comuns são achatadas e longas, parecidas com uma fita, e chegam a atingir cerca de 8 metros de comprimento. Dois tipos de tênias costumam parasitar o homem: a Taenia solium e a Taenia saginata
Taenia Solium e Taenia saginata As Tênias são as mais conhecidas, e, na fase adulta, parasitam no intestino delgado do homem (seu hospedeiro definitivo). Antes de chegar ao intestino delgado do homem, ela passa por hospedeiros intermediários, que são o boi ( Taenia saginata ) e o porco ( Taenia solium ). Após infecção, o homem passa a apresentar uma doença conhecida como teníase.
Ciclo de vida da Tae nia solium
Taenia saginata ciclo
Doenças
Esquistossomose A esquistossomose ou bilharzíase é uma doença crônica causada por platelmintos parasitas e multicelulares do gênero Schistosoma . É a mais grave forma de parasitose por organismo multicelular, matando milhares de pessoas por ano.
sintomas A fase de penetração é o nome dado a sintomas que podem ocorrer quando da penetração da cercaria na pele Nestes casos é comum surgir eritema (vermelhidão), reação de sensibilidade com urticária (dermatite cercariana) e prurido e pele avermelhada ou pápulas na pele no local penetrado, que duram alguns dias. Na fase inicial ou aguda, a disseminação das larvas pelo sangue, e principalmente o início da postura de ovos o paciente apresenta, mal estar, dores de cabeça, fraqueza, dor abdominal, diarreia sanguinolenta, falta de ar , tosse com sangue.
Esquistossomose
teníase A teníase é uma doença causada pela tênia, um platelminto da Classe Cestoda , representada por parasitas intestinais.
sintomas Ao se alimentar da carne crua ou malpassada do animal contaminado, o homem completa o ciclo da doença. O animal se desenvolve até o estágio adulto no intestino humano e pode conferir ao portadores de cabeça e abdominais, perda de peso, alterações do apetite, enjoos, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia .
Trabalho de Biologia Alunos Douglas n=6 Andrielle n=2 Ivonei n=11