A Bíblia apresenta Deus como um rei (Sl 47.6; 52.7) que exerce o seu governo e domina sobre tudo o que há (Sl 22.28).
Size: 4.15 MB
Language: pt
Added: Jan 21, 2024
Slides: 20 pages
Slide Content
(Mc 1.15) Texto Áureo
Pregar a mensagem do Reino de Deus é uma importante missão da Igreja. Verdade Prática
Leitura Bíblica em Classe Marcos 1.14-17
OBJETIVOS I) Relacionar a natureza do Reino de Deus com a nação de Israel, bem como o seu propósito com a existência da Igreja; II) Apontar as dimensões do Reino de Deus nas realidades presente e futura; III) Destacar a Igreja como projeto de Deus e expressão de seu Reino na plenitude dos tempos.
INTRODUÇÃO A Bíblia apresenta Deus como um rei ( Sl 47.6; 52.7) que exerce o seu governo e domina sobre tudo o que há ( Sl 22.28). Sobre o seu reino, governa soberanamente. Nesta lição, apresentaremos uma compreensão do Reino de Deus a partir de sua natureza e da sua relação com a Igreja.
1 A NATUREZA DO REINO DE DEUS
1- O Reino de Deus é universal. O salmista diz que “Deus é o Rei de toda a terra” ( Sl 47.7) e, da mesma forma, Daniel afirma que Deus domina sobre o reino dos homens ( Dn 4.25).
2 - A soberania divina e os acontecimentos do mundo. Observamos que, embora o mundo siga o seu curso, Deus não perdeu nem deixou de exercer domínio sobre ele, tampouco sobre o universo criado.
3 - O Reino de Deus, a nação de Israel e a Igreja. O Antigo Testamento revela que Deus escolheu um povo, Israel, para reinar sobre ele e através dele em um governo soberano e teocrático.
2 A IGREJA E AS DIMENSÕES DO REINO DE DEUS
1- O Reino de Deus como realidade presente. Por exemplo, Mateus registra Jesus libertando e curando um endemoninhado cego e mudo ( Mt 12.22).
2. Onde está o Reino de Deus? O Reino de Deus como realidade presente não está relacionado ao espaço geográfico, mas com a presença de Jesus, pois onde a presença dEle está, o Reino de Deus se manifesta ( Lc 17.20,21).
3. O Reino de Deus como realidade futura. Assim como o Reino de Deus possui uma dimensão presente, ele também possui uma dimensão futura.
3 A IGREJA NO CONTEXTO DO REINO DE DEUS
1. A distinção entre Igreja e Reino de Deus. Deve ser destacado que a Igreja faz parte do Reino de Deus. Contudo, ela não é o Reino de Deus em toda a sua expressão.
2. A Igreja expressa o Reino de Deus. A Igreja foi idealizada e projetada por Deus para ser a expressão de seu reino na plenitude dos tempos ( Gl 4.4 cf. Ef 1.10).
3. A Igreja e a mensagem do Reino de Deus. Pregar o Reino de Deus é a importante missão da Igreja (At 19.8). Falando aos presbíteros de Éfeso, Paulo recordou que pregou a eles o Reino de Deus (At 20.25).
CONCLUSÃO Nesta lição aprendemos um pouco mais sobre o Reino de Deus. Como disse alguém, a Igreja não é idêntica ao Reino de Deus, pois este é maior do que ela; todavia, a Igreja é o instrumento presente do reino e herdará o reino (2 Pe 1.11). Assim, o Reino de Deus, em sua plenitude, ou na sua manifestação final, incluirá todos os crentes que professaram e professarão sua fé em Cristo, o Filho de Deus.