ETMOLOGIA DA PALAVRA ENCARNAÇÃO = ENTRAR NA CARNE REENCARNAÇÃO = REENTRAR OU RETORNAR À CARNE
MOTIVOS DA REENCARNAÇÃO: 1) EXPIAÇÃO 2) PROVA 3) MISSÃO
EXPIAÇÃO : Segundo o dicionário Aurélio, expiação significa a purificação de faltas ou crimes praticados. A expiação se dá pela experiência pessoal das sensações causadas por nossas atitudes a outras pessoas. Sentindo na carne os efeitos de nossos próprios atos pretéritos que desequilibraram as leis universais por algum equívoco praticado em vidas passadas ou mesmo na atual existência. Para que se dê início ao processo de expiação, é necessário que o ser compreenda que errou e se arrependa do ato.
PROVA: Cumprida a expiação, o espírito passa então a reparar o dano cometido, ciente do que causou a seu semelhante, compensando o mal ato cometido pela ação no bem. Como? Pela caridade, pelo amor ao próximo, pelo trabalho no bem. “O Amor cobre uma multidão de pecados.” (I Pedro, 4:8)
MISSÃO: Missão significa “ofício, ministério; obrigação, compromisso, dever a cumprir.” Essencialmente, temos que um espírito missionário é um espírito superior, já superou as etapas que o prendiam à reencarnação, não necessitando, portanto, do reencarne. No entanto, todos temos missões a cumprir, ora no âmbito de nossa própria evolução, ora colaborando com o próximo, ratificando, assim, o que vimos nos itens anteriores.
Questão 559 do Livro dos Espíritos (Allan Kardec): Os Espíritos inferiores e imperfeitos também cumprem um papel útil no universo? – Todos têm deveres a cumprir. O último dos pedreiros não participa na construção de um edifício tanto quanto um arquiteto?
EXEMPLOS HISTÓRICOS DE REENCARNAÇÕES DE MISSÃO : 1) Getúlio Vargas – Espírito imperfeito (ou em evolução) que reencarnou com a missão de elevar a condição social de uma nação. (Livro: Getúlio Vargas em dois Mundos – Eça de Queiroz/Vanda Canutti .) 2) Jesus Cristo.
A Escada de Jacó. Jacó, o neto de Abraão, teria nos deixado uma alegoria que nos fala dos vários passos que damos durante a trajetória da nossa evolução. Ele sonhou que via uma escada que, estando apoiada no chão, era tão alta que tocava o céu. Tal escada teria sete degraus. No alto dela, lá estava Jeová, o deus de Israel, convidando Jacó a subi-la. “Jacó entendeu que aquela escada era a porta para a “terra prometida”, entendendo-se a ” terra prometida” como o clímax da espiritualidade que o homem atingirá. (Gênesis 28,11-19)
CRIAÇÃO DO SER ESPIRITUAL E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. ( Gênesis 1:26 ) O Criador se refere, pela expressão acima, ao espírito, já que o homem (humano) é apenas uma etapa da evolução espiritual do ser. Esse ser, portanto, criado à imagem e semelhança de Deus é parte dEle. Uma célula individualizada de sua existência divina. Ao nos referirmos a essa célula, denominamos de mônada , que individualizada em um ser espiritual.
INVOLUÇÃO Essa mônada , não tendo condições intelectuais ou instintivas, tem o início de sua evolução a partir do mundo mineral, passando então ao mundo vegetal e, finalmente, animal. Ao adquirir a condição da razão, a mônada , ou ser espiritual, agora com a capacidade de discernimento, de escolha, atinge a condição humana, adquire o livre arbítrio e, a partir daí, está sujeito também à lei de ação e reação e das demais leis universais.
EVOLUÇÃO A partir de então, o ser espiritual entra em uma espiral de repetidas reencarnações, experimentando e superando todas vicissitudes do mundo material, tantas vezes quantas sejam necessárias, já que é preciso reencarnar até que o espírito se despoje das necessidades materiais, elevando seu espírito à natureza espiritual, passando, assim, a habitar mundos mais evoluídos, sem a necessidade, portanto, do corpo carnal ou material.
CONCEITO DE VICISSITUDES Vicissitudes são fatos que alteram nossas vidas. Suas causas podem remontar-se a vidas anteriores ou mesmo à atual. Suas causas estão ligadas ao caráter e proceder do indivíduo. Por vezes parecem estranhas à sua conduta atual, isso por estarem ligadas a existências anteriores, conforme preceitua a lei de causa e efeito. Exemplos: Perdas materiais, de entes queridos, flagelos naturais, enfermidades, reveses da fortuna. (O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo V, itens 4 e 6; ver também o item 21 do cap. VIII.)
A REENCARNAÇÃO NA ANTIGUIDADE
Em nossa história antiga, temos diversas civilizações que já viviam sob os auspícios da crença na reencarnação, diversos povos antigos pregavam a evolução do espírito através de várias experiências no corpo físico até que atingisse a perfeição. Em outros casos, como os egípcios, gregos, hindus, celtas, veltas e os próprios hebreus.
A REENCARNAÇÃO NÃO PARTIU DO ESPIRITISMO A doutrina das vidas sucessivas, também chamada de Palingenesia , do grego Palin (novo) e gênese (nascimento) relaciona-se com a história das antigas civilizações. Os primeiros registros acerca da reencarnação, partem dos hindus há 5000 anos a.C.. Um pouco mais tarde, os egípcios também fizeram anotações sobre o tema: “Antes de nascer, a criança já viveu e a morte não é o fim.” (Papiro Egípcio, 3.000 A.C.)
"A alma nunca morre, mas recomeça uma nova vida, muda de domicílio, tomando uma outra forma. Quanto a mim, já fui Euforbes , no tempo da guerra de Tróia e lembro-me perfeitamente bem do meu nome e dos meus pais, bem como fui morto em combate com o rei de Esparta...mas embora vivendo em vários corpos, a alma é sempre a mesma, pois só muda a forma.” (Pitágoras 572 - 492 a.C.)
Sócrates, considerado por muitos o maior filósofo ocidental, também expressou seu pensamento em relação ao assunto. Apesar de não deixar nenhum documento registrado, seus ensinamentos foram anotados e imortalizados por seus discípulos: “Estou convencido de que vivemos novamente e que os vivos emergem dos que morreram e que as almas dos que morreram estão vivas.” (Sócrates, 469 - 399 a.C.)
A REENCARNAÇÃO COMO DOGMA JUDEU. Em Israel, existiam duas escolas filosóficas que dominavam a classe espiritual da época, os Fariseus e os Saduceus. A primeira, formada por representantes de classe média, era mais flexível e acreditava na reencarnação, mas utilizava o termo ressurreição para designar a ideia do retorno da alma à vida física. "Eles [os fariseus] também acreditavam que as almas tinham uma força imortal dentro delas e que sob a terra elas serão premiadas ou punidas, segundo elas tivessem vivido virtuosamente ou em vício esta vida; e estas últimas são mantidas numa prisão eterna, ao passo que as primeiras terão o poder de viver novamente." (Flávio Josefo - Antiguidades)
JESUS E A REENCARNAÇÃO “Em verdade, em verdade vos digo que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo. Perguntou-lhe, então, Nicodemos: Como pode nascer um homem já velho? Pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, para nascer segunda vez?" Jesus respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; o mesmo se dá com todo aquele que é nascido do Espírito”. (João, capítulo III, vv. 1 a 12)
“É verdade que Elias há de vir e restabelecer todas as coisas: - mas, eu vos declaro que Elias já veio e eles não o conheceram e o trataram como lhes aprouve. É assim que farão sofrer o Filho do Homem.” - Então, seus discípulos compreenderam que fora de João Batista que ele falara. (Mateus, cap. XVII, vv. 10 a 13 e Marcos, cap. IX, vv. 11 a 13.)
“Toda alma vem para este mundo fortalecida pelas vitórias ou enfraquecida pelas derrotas da sua vida anterior. Seu lugar neste mundo é determinado pelos seus méritos ou deméritos anteriores. Seu trabalho neste mundo determina o seu lugar no mundo que se seguirá após este.” (De Principiis e Contra Celsum - Orígenes) "Não terei eu vivido em outro corpo, em alguma outra parte, antes de entrar no útero de minha mãe?" (Confissões - Santo Agostinho)
RESSUREIÇÃO E REENCARNAÇÃO RESSUREIÇÃO A palavra ressurreição deriva do latim resurrectio , que é uma variação de resurgere e significa levantar-se, erguer-se novamente, ressurgir. Na linguagem bíblica, a ressurreição indica o retorno do espírito a um corpo considerado morto, ou seja, àquele que se foi, volta a viver. REENCARNAÇÃO Já a definição de reencarnação, do latim incarnare , é o mesmo que retornar a carne, reassumir a forma humana. Para as doutrinas intituladas reencarnacionistas , o termo é utilizado para definir o retorno do espírito a um novo corpo, desta forma, um mesmo espírito submete-se a sucessivas reencarnações em corpos físicos diferentes.
Alguns dogmas cristãos pregam que, no momento do juízo final, seremos despertados de um “sono eterno” para o julgamento que definirá se iremos para o céu ou para o inferno, de acordo com nossos atos. Porém, a espiritualidade orienta Kardec, nos livros A Gênese e Obras Póstumas, que não haverá derrogação das leis naturais, e quando falamos de juízo final, nós espíritas pelo menos, estamos nos referindo à regeneração, ao fim de um ciclo de provas e expiações, ocasião em que seremos avaliados para permanecer sobre a terra regenerada ou enviados em degredo para continuar nossa evolução em outros mundos.
PROPÓSITOS DA REENCARNAÇÃO
Segundo o livro Iniciação Espírita, material base dos estudos desta Escola, temos que a reencarnação é nada mais que a consequência natural da lei de evolução, uma vez que para caminharmos os passos que nos levam ao reino dos céus, ou seja, à perfeição, são trilhados em seus primeiros momentos em mundos materiais. Sendo nós espíritos, criados à imagem e semelhança de Deus, não poderíamos adentrar esses mundos materiais sem uma veste carnal, que nos possibilita interagirmos integralmente nesses mundos.
“Cada encarnação é como se fosse um atalho nas estradas da ascensão. Por este motivo o ser humano deve amar a sua existência de lutas e de amarguras temporárias, porquanto ela significa uma bênção divina, quase um perdão de Deus”. (Emmanuel)