tatianesouza923757
266 views
28 slides
Jun 25, 2023
Slide 1 of 28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
About This Presentation
paragrafo
Size: 226.46 KB
Language: pt
Added: Jun 25, 2023
Slides: 28 pages
Slide Content
O PARÁGRAFO Profª. Tatiane
O que vocês entendem por parágrafo? Vocês sabem como se constrói um parágrafo? Parágrafo?
PARÁGRAFO: DEFINIÇÃO Segundo Othon M. Garcia, parágrafo é uma unidade de composição, constituída por um ou mais período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.
PARÁGRAFO-PADRÃO Essa definição de Othon Garcia não se aplica a todo tipo de parágrafo: trata-se de um modelo de parágrafo-padrão que, por ser cultivado por bons escritores modernos, o estudante poderá e/ou deverá imitar. É um parágrafo muito comum em gêneros textuais dissertativos, pois trabalham com defesa de ideias e exigem maior rigor e objetividade na composição.
ESTRUTURA DO PARÁGRAFO-PADRÃO Introdução (tópico frasal): é constituída de uma ou duas frases curtas, que expressam, de maneira sintética, a ideia principal do parágrafo, definindo seu objetivo. Desenvolvimento: corresponde a uma ampliação do tópico frasal, com apresentação de ideias secundárias que o fundamentam ou esclarecem. Conclusão: nem sempre presente, especialmente nos parágrafos mais curtos e simples, a conclusão retoma a ideia central, levando em consideração os diversos aspectos selecionados no desenvolvimento.
IDENTIFICAÇÃO DOS PARÁGRAFOS I n d epende n t eme n t e d o t ip o t e x t o (nar r a t i v o , descri t i v o , argumentativo, ou inju n ti v o) , os t e x t o s em p r osa são estruturados g e r alme n t e em un ida d es menores, os parágrafos . E s se s são identificados por um ligeiro afastamento de sua primeira linha em relação à margem esquerda da folha . e xposit i v o d e
O PARÁGRAFO E SUA EXTENSÃO A extensão de um parágrafo é variada. Há parágrafos curtos e parágrafos longos . O que vai determinar sua extensão é a unidade temática , tendo em vista que cada ideia exposta no texto deve corresponder a um parágrafo.
A teoria na prática A t é fin s d a dé c ada passada, possuir um tapete oriental no Brasil era privilégio de alguns poucos colecionadores particulares. Com a abertura das importações e consequente diminuição das taxas, a oferta dessas peças aumentou significativamente nos anos 90, provocando uma crescente curiosidade sobre o assunto. Por isso, e também pelo quase total des c onhecim e nt o dos consumidores brasileiros sobre a matéria, nos sentimos compelidos a elaborar este trabalho. Qual é o tópico frasal do texto? Está no 1º período: “Até fins da década passada, possuir um tapete oriental no Brasil era privilégio de alguns poucos colecionadores particulares.” Em que período o autor apresenta a explanação da ideia central? No 2º período: “Com a abertura das importações e consequente diminuição das taxas, a oferta...” Qual o período que funciona como conclusão do parágrafo? O último período: “Por isso, e também pelo quase total desconhecimento...” MALTAROLLI, Wagner. In: Ernani & Nicola. Práticas de Linguagem: Leitura e Produção de Textos: ensino médio: volume único. São Scipione, 2001.p. 212
TIPOS DE PARÁGRAFOS Comumente, produzimos três tipos de parágrafos: O narrativo : a ideia central desse parágrafo é um incidente, isto é, um período curto. O descritivo : a ideia central do parágrafo descritivo é um fragmento daquilo que está sendo descrito (uma pessoa, uma paisagem, um ambiente, etc.). O dissertativo-argumentativo: parte de uma ideia que normalmente é apresentada em sua introdução, desenvolvida e reforçada por uma conclusão.
O parágrafo narrativo Em uma narração, a ideia central do parágrafo é um incidente, ou seja, um episódio curto. Nesse tipo de parágrafo, há predomínio de: verbos de ação , que se referem às personagens; indicação de circunstâncias relativas ao fato : onde ele ocorreu, quando ocorreu, por que ocorreu, etc.
O parágrafo narrativo Na narração, existem também parágrafos que servem para reproduzir falas das personagens. No caso do discurso direto (em geral antecedido por dois pontos e introduzido por travessão), cada fala de personagem deve corresponder a um parágrafo, para que essa fala não se confunda com a do narrador ou com a de outra personagem. Há, modernamente, autores que utilizam aspas para representar a fala das personagens. O que se falou acima aplica-se ao parágrafo narrativo propriamente dito, ou seja, aquele que relata um fato. É bom lembrar que pode haver, em um texto narrativo, parágrafos descritivos e dissertativos.
O parágrafo descritivo A ideia central do parágrafo descritivo é um quad r o , ou seja , u m f r agme n t o d aquilo q ue está sendo descrito (uma pessoa, uma paisagem, um ambiente, etc.), visto sob uma determinada perspectiva, em determinado momento. Alterado esse quadro, ter-se-á um novo parágrafo. determinada perspectiva, sob um determinado momento. Alterado esse quadro, ter-se-á um novo parágrafo.
Características do parágrafo descritivo: predomínio de verbos de ligação: ser, estar, parecer, ficar, etc.; emprego de adjetivos que caracterizam o que está sendo descrito; ocorrência de orações justapostas ou coordenadas.
O parágrafo dissertativo-argumentativo Na dissertação, o parágrafo é estruturado com base em uma ideia central que normalmente é apresentada na introdução, desenvolvida e reforçada por uma conclusão. O parágrafo na dissertação escolar A dissertação escolar normalmente costuma ser estruturada em quatro ou cinco parágrafos (um para a introdução, dois ou três para o desenvolvimento e um para a conclusão).
A teoria na prática Leia m os classifique-os dissertativo. t r ês pa r ág r a f o s a segu i r e e m nar r a t i v o , descriti v o ou a) “A sociedade humana é um conjunto de pessoas ligadas pela necessidade de se ajudarem umas às outras, a fim de que possam garantir a continuidade da vida, bem como satisfazer seus interesses e desejos. (...)” Parágrafo dissertativo
A teoria na prática b) “O homem dos olhos sombreados, sujeito muito feio, que sujeito mais feio! No seu perfil de homem de pernas cruzadas, a calça ensebada, a barba raspada, o chapéu novo, pequeno, vistoso, a magreza completa. (...)” Parágrafo descritivo
A teoria na prática c) A mulher foi passear na capital. Dias depois, o marido dela recebeu um telegrama: “ Envie quinhentos cruzeiros. Preciso comprar uma capa de chuva. Aqui está chovendo sem parar”. E ele respondeu: “ Regresse. Aqui chove mais barato”. (Ziraldo, in As Anedotas do Pasquim) Parágrafo narrativo
Atividades
Estudando os parágrafos 1. O tópico frasal ou ideia núcleo refere-se à construção de parágrafos com apenas um período, sem o devido desenvolvimento. No 1º parágrafo, o autor utilizou quantos períodos? O autor utilizou três períodos. Qual deles apresenta o tópico frasal ou ideia núcleo? O 1º período: “Você não acha que o sistema de comida a quilo foi uma boa invenção?” . Qual período fornece evidências para a ideia núcleo? No 2º período, o autor fornece evidências para sua afirmação de que o “sistema de comida a quilo foi um boa invenção .” O período que apresenta uma possível refutação da evidência da ideia núcleo é: O 3º período: “..., mas a escolha é deles, pois, nos balcões, há saladas e frutas em profusão”. Imagem: MarlonBSB / domínio público.
2. Podemos observar que a introdução foi construída com três períodos coerentes – pois tratam do mesmo assunto – e coesos. Agora, respondam: a) Como se dá a ligação semântico-sintática entre os períodos 1 e 2? O autor apresenta no tópico frasal “ sistema de comida a quilo ”; em seguida, diz o porquê e faz a retomada do sistema: “ o estado de nutrição da população melhorou depois que muitas pessoas passaram a ter acesso à variedade de alimentos que é servida na maioria dos restaurantes que usam esse sistema .”
b) O autor do texto, ainda nesse período, utiliza muito bem a expressão “na maioria dos restaurantes”, pois não incorre no “pecado” de fazer uma generalização. No 3º período, podemos notar que o autor retoma o que foi dito nos períodos anteriores. Quais são as palavras responsáveis por essa conexão, ou seja, coesão? O 3º período conecta-se aos demais, principalmente, pela utilização das palavras “comensais” – aqueles que comem (a comida a quilo) – e balcões – local em que ficam os alimentos em restaurantes a quilo.
Comentário: considerar essa introdução u m b o m e x emp l o de parágrafo dissertativo. Apesar de o 1º parágrafo apresentar uma redação que precisa ser melhorada, devido ao uso de rimas, “invenção”, etc. e queísmo (excesso de “quês”), pode-se Imagem: Fernandes Dias Pereira/Agência Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / The use of this image is free for any purpose.
3 . Nos d e mais parágrafos , o a u t or faz uma b o a progressão temática em seu texto. Em cada parágrafo subsequente, ele estabelece com o(s) anterior(es) uma relação lógica. No 2º parágrafo, a expressão “No outro lado dessa realidade...” o autor faz remissão a qual realidade? O autor faz remissão à realidade da melhoria do estado de nutrição, ideia defendida na introdução. A expressão “Para complicar o quadro...”, no 3º parágrafo, fala de que quadro? O autor fala do quadro “O de um país com obesos e famintos, ao mesmo tempo, dado que está no parágrafo 2. O 4º parágrafo apresenta “São números impressionantes...”. Números de quê? Índices de desperdícios de comida, apresentados no parágrafo 3.
d) N o 5º pa r ág r a f o , o a u t o r ap r ese nt a “ .. . T al Que c ompor t ame n t o é crim i noso ” . comportamento é esse? O de desperdiçar comida, assunto dos parágrafos 3 e 4. O 6º parágrafo começa com “Bem diferentes são os europeus...”. Bem diferente de quem? Dos brasileiros, que desperdiçam comida. No 7º parágrafo, o autor utiliza a expressão “Por que nós, brasileiros, que somos muito mais pobres do que os europeus, temos que esbanjar dessa maneira?” Esbanjar o quê? Esbanjar comida (ideia recorrente).
g) Ain d a ness e pa r ág r a f o , o au t o r r e t om a o qu e f oi d i t o e m qu e p a r ág r a f os , quan d o d i z “ .. . nós, brasileiros...”? E “... Europeus...”? Os parágrafos 3, 4 e 5 e 6 respectivamente. Quais dos parágrafos apresentam as propostas de solução do autor para o problema do desperdício de alimentos? No 7º parágrafo, “...educar principalmente jovens e adolescentes”. E no 8º parágrafo, “Quanto às sobras de restaurantes...”. No 9º parágrafo, o autor utiliza a expressão “Nesse campo...”. De que campo ele fala? Do campo de administração cuidadosa das sobras de comida, para evitar o desperdício.
Atividade para aula seguinte inserção de uma ideia adversativa; Selecione e leia uma notícia no jornal ou revista, e, a partir das informações, construa um parágrafo dissertativo (que pode constituir a introdução de sua futura redação), com quatro períodos, de acordo com a estrutura fornecida a seguir: 1º período : enumeração de elementos; 2 º pe r íod o : t ó p i co f r as a l r e f e r e nt e à enume r a ç ão feita; 3 º p e ríod o : dese n v olvime n t o d o t óp i c o , c o m a • 4º período : fechamento do parágrafo, iniciando com a expressão Dessa forma ou com Assim .
Referências SOUZA, Ynah de. Redação: tá ligado? : Como escrever bons textos dissertativos. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2003. TERRA, Ernani. NICOLA, José de. Práticas de Linguagem: Leitura & Produção de Textos ensino médio : volume único – São Paulo: Scipione, 2001.
n ° d o slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação D at a d o Acesso 24 MarlonBSB / domínio público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Par%C3% A1grafo.PNG?uselang=pt-br 13/09/2012 27 Fernandes Dias Pereira/Agência Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / The use of this image is free for any purpose. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:AlmyrGaja rdoni.jpg?uselang=pt-br 13/09/2012