Cuidados com Recem nascido e alto Risco em UTI NEO. Principais cuidados de enfermagem com RN de alto risco, portadores de cardiopatias, anomalis geneticas e má formações
Size: 35.19 MB
Language: pt
Added: Oct 19, 2025
Slides: 46 pages
Slide Content
Aula: RN PRÉ MATURO Curso Técnico de Enfermagem Enfª Taisa Rivera Pós Graduada em Docência do Ensino Superior Pós Graduada em Urgência e Emergência e UTI Adulto ´Pós Graduanda Enfermagem do Trabalho Pós Graduanda em Saúde Coletiva e Estratégia de Saúde da Família Instrumentadora Cirúrgica
Objetivo Capacitar o técnico de enfermagem para atuar na recepção, estabilização e admissão de recém-nascidos prematuros ou de alto risco na UTI Neonatal, seguindo protocolos de segurança e humanização.
Recém Nascido Um recém-nascido, também chamado de neonato, é um bebê nos seus primeiros 28 dias de vida, com a gestação completa entre 37 e 42 semanas.
Classificação – Idade Gestacional A termo - Um bebê a termo nasce entre 37 e 41 semanas e 6 dias de gestação, o que é considerado o tempo ideal para o desenvolvimento completo do bebê. Pré-termo - Bebês nascidos antes de 37 semanas de gestação são considerados prematuros e podem ter maior risco de complicações. Pós-termo - Bebês que nascem com 42 semanas ou mais de gestação.
Classificação – Peso Baixo peso: Abaixo de 2500g. Muito baixo peso: Abaixo de 1500g. Extremo baixo peso: Abaixo de 1000g. Classificação Combinada (peso x IG) permite uma avaliação mais precisa: Pequeno para a Idade Gestacional (PIG): Recém-nascido com peso abaixo do percentil 10 para sua idade gestacional. Adequado para a Idade Gestacional (AIG): Recém-nascido com peso entre os percentis 10 e 90 para sua idade gestacional. Grande para a Idade Gestacional (GIG): Recém-nascido com peso acima do percentil 90 para sua idade gestacional.
RN Pré Maturo Um recém-nascido prematuro é aquele que nasce antes de completar 37 semanas de gestação e pode variar em grau, desde prematuro limítrofe (36-37 semanas) até prematuro extremo (abaixo de 28 semanas).
Classificação Prematuro extremo: Nascido com menos de 28 semanas de gestação. Prematuro: Nascido entre 28 e 31 semanas de gestação. Prematuro moderado: Nascido entre 32 e 36 semanas de gestação. O nascimento antes do tempo ideal geralmente tem relação com algumas complicações durante a gravidez, seja ela gestacional ou pré existentes.
Principais Causas da Pré-Maturidade As causas que podem levar um parto prematuro estão relacionadas aos seguintes fatores: Fatores Maternos - Hipertensão, diabetes, doenças renais, infecções, endometriose, e problemas de tireoide. Complicações na Gestação - Pré-eclâmpsia, descolamento prematuro da placenta, insuficiência istmo-cervical e restrição do crescimento fetal.
Gestação múltipla - Gravidez de gêmeos, trigêmeos, ou mais fetos. Estilo de vida - Tabagismo, consumo de álcool e drogas ilícitas, e má nutrição durante a gravidez. Idade materna - Mães muito jovens ou com idade mais avançada. Histórico de parto prematuro - Mulheres que já tiveram um parto prematuro. Outros Fatores - Ausência ou inadequação do pré-natal, Fatores genéticos e anatômicos, Fatores Socioeconômicos, Fertilização in vitro, mal formação fetal e bolsa rota. Principais Causas da Pré Maturidade
Parto Pós nascimento: Receber o RN em campo aquecido e seco. Secagem rápida (exceto em casos de muito baixo peso, onde pode ser utilizado envolvimento em saco plástico estéril para manter calor). Avaliação inicial (respiração, FC, tônus). Manter vias aéreas pérvias. Monitorar saturação (oxímetro pré-ductal no MSD). Intervenções de reanimação, se necessário, conforme Protocolo de Reanimação Neonatal. Respeitar hora ouro ( >34 semanas)
Principais Complicações Recém-nascido prematuro normalmente apresenta complicações de saúde, devido a imaturidade dos seus órgãos. Entre elas destacam-se: Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR) – ausência de surfactante; Apneia da Prematuridade; Displasia Broncopulmonar (DBP); Persistência do Canal Arterial (PCA);
Hemorragia Intraventricular - Sangramento no cérebro. Paralisia Cerebral - Desordem que afeta o movimento e a postura. Enterocolite Necrosante (NEC): Inflamação e necrose do intestino. Retinopatia da Prematuridade (ROP): Crescimento anormal dos vasos sanguíneos na retina, podendo levar à cegueira. Anemia, Infecções e Icterícia (neste caso fará fototerapia). Principais Complicações
Principais complicações ICITERÍCIA ECN – ENTEROCOLITE NECROSANTE
Fototerapia A fototerapia em recém-nascidos (RN) na UTI é um tratamento comum para icterícia neonatal, onde a luz é usada para reduzir os níveis de bilirrubina no sangue. Atenção para proteção dos olhos do RN e possíveis efeitos colaterais.
Sondagem Gástrica É um dispositivo médico usado em recém-nascidos para diversas finalidades, como alimentação, aspiração de secreções e administração de medicamentos, podendo ser: Orogástrica , Nasoentérica ou de Aspiração.
Indicações Alimentação: RNs pré-termo, com dificuldades de sucção e deglutição, ou com problemas de saúde que impeçam a alimentação oral. Administração de medicamentos: Quando a via oral não é segura ou eficaz. Descompressão gástrica: Retirar o conteúdo do estômago, como em casos de obstrução ou refluxo. Coleta de amostras: Obter amostras do conteúdo gástrico para análise.
Indicações RN prematuros sem reflexo de sucção eficaz. Pós-operatório. Distúrbios neurológicos. Malformações orofaciais.
Gastrosquise È uma defeito congênito da parede abdominal, onde os órgãos abdominais, geralmente o intestino, se projetam para fora do corpo do bebê, através de uma abertura próxima ao umbigo, geralmente à direita.
Onfalocele É um defeito de nascimento raro em que os órgãos abdominais do bebê, como intestinos e fígado, ficam fora do corpo, através de uma abertura no umbigo. Esses órgãos são protegidos por uma membrana fina e transparente, mas podem ser visíveis.
O atendimento de um recém-nascido prematuro de alto risco na sala de parto exige preparo e atenção especial para garantir a estabilidade e segurança do bebê. Preparação prévia da sala: Aquecedor radiante ligado (temperatura adequada). Campos e toucas térmicas limpos e aquecidos. Material de reanimação neonatal como materiais para aspiração, intubação, ventilação mecânica, monitorização cardíaca e respiratória Oxigênio pronto e fluxômetro regulado. Recepção do prematuro de alto risco na sala de parto
Admissão do prematuro na UTI Neonatal O RN ao chegar na UTI irá receber assistência na incubadora que envolve cuidados específicos para garantir a estabilidade térmica, proteção contra infecções e suporte nutricional e respiratório, especialmente adequados para prematuros
Cuidados com RN na UTI Neonatal Procedimentos iniciais - Instalação do RN na incubadora ou berço aquecido. Monitorização contínua - FC, FR, saturação O₂, temperatura. Acesso venoso - Periférico ou central (quando indicado). Exames laboratoriais iniciais - Gasometria, hemograma, glicemia, eletrólitos. Suporte ventilatório - CPAP nasal, ventilação mecânica ou oxigenoterapia. conforme necessidade. Controle térmico rigoroso (36,5ºC e 37,5ºC).
Oxigenoterapia
Toracocentese Consiste em uma punção da cavidade pleural (espaço entre os pulmões e a parede torácica) para remover o acúmulo anormal de líquido ou ar, aliviando a pressão e melhorando a função respiratória. (Pneumotórax e Derrame Pleural).
Cateterismo Umbilical e Extrasanguíneo Envolve a inserção de um cateter na artéria umbilical, que se conecta diretamente ao sistema arterial. Usado para administrar medicamentos, fluidos e nutrição parenteral, monitorização da pressão venosa central. Em alguns casos é para realizar exsanguineotransfusão (icterícia ou incompatibilidade sanguínea)
Infecção na UTI È uma infecção generalizada que ocorre em recém-nascidos, geralmente nas primeiras semanas de vida. Pode ser: Precoce - primeiras 72 horas está relacionada fatores maternos durante a gestação ou parto (Estreptococos, candidiase , herpes, gonorréia etc.) Tardia – após as primeiras 72 horas e geralmente está relacionada a procedimentos invasivos, contato físico ou ambiente hospitalar.
Medidas de prevenção e controle Higiene das mão; Uso de equipamentos de proteção individual (luvas, máscaras, aventais); Limpar e desinfetar adequadamente superfícies e equipamentos; Administrar adequadamente os antibióticos; Realizar a vigilância constante das infecções; Higienização do ambiente – Terminal e recorrente
Equipamento UTI Neonatal Berço aquecido Incubadora
Equipamento UTI Neonatal Aparelho Fototerapia Monitor cerebral neonato
Cuidados Essenciais Recém-nascidos internados em UTI são muito vulneráveis e susceptíveis a contaminação. Por isso os cuidados precisam ser redobrados e algumas medidas devem ser rigorosamente obedecidas, como: Termorregulação (entre 35º e 36º); Umidade do ar; Higiene e Monitoramento; Posicionamento do RN (rolinho, ninho e etc )
Avaliação e registro completo no prontuário - Condições de chegada, intervenções realizadas, dados antropométricos. Início da prescrição de cuidados - Higienização rigorosa das mãos. Troca de fraldas sob técnica asséptica. Aspiração de vias aéreas somente se necessário. Cuidados com cateteres e sondas. Higiene corporal do RN. Coleta de materiais para exames ( sangue, fezes, urina e secreções) Cuidados com RN na UTI Neonatal
Ambiente UTI Neo A Uti Neo é projetado para oferecer cuidados intensivos a recém-nascidos prematuros ou com problemas de saúde, priorizando alguns critérios, como manter a temperatura, iluminação e controle de ruídos monitorados e ajustados para proporcionar um ambiente confortável e tranquilo para o bebê.
Cuidados de enfermagem Manter estabilidade térmica. Monitorar sinais vitais regularmente. Prevenir infecções (precauções de contato e higiene rigorosa). Observar sinais de desconforto respiratório. Apoio à nutrição ( gavage , sonda OG/NG). Estimular presença e vínculo da família. Posicionar o RN de forma adequada.
Estimular o contato pele a pele entre mãe e recém-nascido (RN) internado, proporcionando benefícios tanto para mãe quanto para o bebê tais como : Fortalecimento do vínculo afetivo; Estabilização dos sinais vitais; Estímulo ao aleitamento materno; Redução do estresse; Melhora do desenvolvimento . Cuidados de enfermagem
RN x HIV Os cuidados de enfermagem a um RN com AIDS envolvem medidas de prevenção da transmissão vertical, cuidados imediatos na sala de parto envolve: Limpar o RN com compressas macias, removendo sangue e secreções; Evitar a aspiração de vias aéreas; Iniciar a profilaxia antirretroviral (ARV) ainda na sala de parto (primeiras 4 horas); Ofertar leite do Banco de Leite; Monitorar; Programa de acompanhamento multidisciplinar.
Alta da UTI Neo Quando o bebê atinge estabilidade clínica e possui condições para continuar os cuidados em um ambiente menos intensivo, ele deixa a UTI Neonatal e de acordo com a avaliação e orientação médica, passa a receber os cuidados em alojamento conjunto com a mãe ou em casa.