A ação dos seres vivos decompositores 1B

biologiaanagarcia 2,226 views 13 slides Jun 29, 2016
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

Material elaborado para apresentação da prática sobre os seres vivos decompositores. 1ª série C


Slide Content

E. E. Prof. Francisco Pereira da Silva Ensino Integral Material utilizado como apoio na apresentação dos resultados da prática: “A ação dos seres vivos decompositores e sua importância para o ambiente”. Práticas Experimentais de Biologia. Série: 1ªB (Ensino Médio) Bianca Aparecida da Silva Barros, N° 06 Erick Renato A. Salmazo , N° 09 Gabriel Augusto Santos da Silva, N° 11 Isabela Silva França de Sousa, N° 12 Kathlen Costa Barbosa, N° 17

Introdução: Quando um alimento é deixado aberto ou fora da geladeira por alguns dias, ele estraga. Aparece mofo, bolor e, dependendo da quantidade de tempo, pode aparecer até larvas. O tipo de alimento e também a quantidade de água que tem nele influenciam no desenvolvimento desses organismos. Foi proposto um experimento relacionado à ação dos decompositores e a conservação dos alimentos e sua importância para o ambiente.

Objetivos: Observar indícios da ação dos seres decompositores. Comparar diferentes formas de conservação dos alimentos e os fatores que podem influenciar na decomposição da matéria orgânica. Perceber a importância dos seres decompositores no cotidiano e para o meio ambiente, estabelecendo relações com as cadeias alimentares.

Materiais:

Procedimento: Preparação das amostras.

Procedimento: Identificação das amostras

Resultados:

Amostra 1

Amostra 2:

Amostra 3:

Amostra 4:

Conclusões: A água presente nos alimentos ajuda na proliferação dos decompositores. O sal conserva os alimentos. O açúcar ajuda bastante na proliferação dos decompositores. O frio atrasa a ação dos decompositores.

Referência: Objetos Educacionais. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16192/por_que_os_alimentos_estragam.pdf?sequence=1 . Acesso em 30/05/16.