A globalização e seus fluxos.pptx

CARLADANIELEFERREIRA1 162 views 33 slides Aug 04, 2022
Slide 1
Slide 1 of 33
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33

About This Presentation

Globalização é o fenômeno de integração econômica, social e cultural do espaço geográfico em escala mundial. É caracterizada pela intensificação dos fluxos de capitais, mercadorias, pessoas e informações, proporcionada pelo avanço técnico na comunicação e nos transportes.


Slide Content

A globalização e seus principais fluxos

GLOBALIZAÇÃO A palavra começou a ser empregada nos anos 1980... É a continuidade do longo processo histórico de mundialização capitalista, que vem ocorrendo desde o início da expansão marítima europeia. Grandes Navegações – Terra composta por vários “mundos” Atual período informacional – o capitalismo integrou países e regiões do planeta: “Sistema mundo”.

Dimensões da globalização: econômica; social; cultural; e a política. Se materializam em escalas: mundial, nacional, regional e local... Não são todos os lugares que estão integrados ao sistema-mundo. Os fluxos da globalização se dão em rede – seus nós mais importantes são os lugares que dispõem dos maiores mercados consumidores e das melhores infraestruturas...

Principais aeroportos do mundo

Filme o Preço do Amanhã

Vídeo sobre a globalização

A atual expansão capitalista Não se inicia pela invasão e ocupação territorial; Conflitos que geram ocupação ainda acontecem: a invasão do Iraque pelos EUA em 2003. Movimentos populares antiglobalização vêm ocorrendo no mundo. Seatle Movimento “Ocupe Wall Street ”. Na era da globalização, a expansão capitalista é silenciosa, sutil e ainda mais eficaz. “Invasão” – de mercadorias, capitais, serviços, informações e pessoas.

As novas “armas” A ‘guerra’ acontece nas Bolsas de Valores de mercadorias e de futuros

Indicação de filme : O preço do amanhã.

Fluxo de capitais especulativos e produtivos Capitais especulativos Com os avanços tecnológicos na informatica e nas telecomunicações, o dinheiro tornou-se virtual, isto é, bites exibidos nas telas dos computadores, e passou a circular velozmente. “podem ser prejudiciais as economias”... Pode-se investir em ações de forma: Produtiva; Expeculativa – através de ações; mercadorias ou moédas .

A expansão das transnacionais Governo - Suporte econômico e político na concorrência internacional; Lucro – país-sede... Ano de 2008 – 82 mil transnacionais e 810 mil filiais; General Eletric (GE) – maior transnacional do mundo (dados de 2011); Grande maioria sediada em países desenvolvidas

11 maiores empresas do mundo no primeiro semestre de 2008. Empresa País Setor Valor de mercado em bilhões de dólares 1 PetroChina China Petróleo e gás 546,14 2 ExxonMobil Estados Unidos Petróleo e gás 465,51 3 General Eletric Estados Unidos Conglomerados 330,93 4 China Mobile China Telecomunicações 308,59 5 Gazprom Rússia Petróleo e gás 306,79 6 ICBC China Financeiro 289,57 7 Microsoft Estados Unidos Software & Serviços 253,15 8 Petrobras-Petróleo Brasil Brasil Petróleo e gás 236,67 9 Royal Dutch Shell Holanda Petróleo e gás 221,09 10 Berkshire Hathaway Estados Unidos Financeiro 216,65 11 AT&T Estados Unidos Telecomunicações 210,22

Algumas transnacionais possuem um faturamento maior do que o PIB da maioria dos países do mundo

Exemplo: Bola de futebol Marca de uma empresa alemã Fabricada no Paquistão Importada para o Brasil por empresa dos Estados Unidos Ao implantar sistemas de produção que interligam países , as multinacionais buscam ampliar seus lucros. Por isso a bola é fabricada no Paquistão, onde a mão de obra é barata. Se o custo da mão de obra no Paquistão tornar-se mais caro, a empresa procurará outro lugar para se instalar, onde a mão de obra seja mais barata.

Possibilidades de ação para se expandir mundialmente: Construir novas unidades ( filiais ) no exterior; Adquirir empresas estatais em processos de privatização; Adquirir empresas privadas no exterior. O país emergente que mais se expande é a China.

Frigorífico JBS – Anápolis (GO)

Fluxo de informações As informações podem circular por diversos veículos de comunicação: jornais, revistas, rádio, televisão, smartphones , etc. Cabos de fibra ópticas; Internet – mudança nas concepções de tempo e espaço; China e Islândia – maiores usuários da internet.

Redes de cabos de fibra ótica submarinos (2003)

Fluxo de Turistas Avanço da industria aeronáutica... - Multiplicação dos lugares turísticos

Os turistas podem viajar por motivos variados: Lazer e recreação; Negócios; Cursos, congressos científicos e outros eventos relacionados a educação e conhecimento. O turismo – nem todos têm renda suficiente; concentrado em poucos países e regiões.

Receptores mundiais de turistas

A mundialização da sociedade de consumo “Invasão” de mercadorias estrangeiras em quase todos os países. navios, trens, caminhões e aviões... Cultura de massa - American Way of life .

O fast-food representa a chegada do fordismo à alimentação”.

Ex : globalização

(ENEM 2009 – Prova Cancelada) O índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os seus. GULLAR, F. Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 (adaptado). Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que: a) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural. b) O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura. c) Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações. d) Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade. e) A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.

Obrigado!

Atividade 1º) R = Empresa transnacional – são grandes corporações capitalistas que passaram a instalar filiais em vários países além do território nacional em que se originaram. Se expandiram em busca de custos menores de produção e novos mercados consumidores. Continua acontecendo.

2º) R - Globalização – é o nome que se dá a atual faze capitalista em sua fase informacional... A base técnica no território que dá sustentação é o meio técnico científico informacional. 3º) R – Capitais produtivos – se dá de forma mais lenta porque são investimentos de longo prazo, por isso menos susceptíveis ás oscilações repentinas do mercado. Os capitais especulativos (hot Money) – movimentam-se com grande rapidez pelo sistema financeiro mundial conectado on-line.

4º) R - pela invasão ou disseminação de empresas transnacionais e mercadorias estrangeiras em quase todos os países, sobretudo vindas dos E stados Unidos. Há resistência a esse processo e um exemplo que pode ser mencionado é o do Slow Food – movimento que valoriza a cultura gastronômica de cada lugar.

5º) R – os turistas podem viajar por: Lazer e recreação; Negocios ; Cursos, congressos científicos e outros eventos relacionados a educação e conhecimento. O turismo está fortemente concentrado em poucos países e regiões, que dispõe de melhor infraestrutura para receber viajantes.

6º) R = Em 2008 existia cerca de 82 mil transnacionais com aproximadamente 810 mil filiais espalhadas pelo mundo.

OBRIGADO!