DOENÇA Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando o seu estado normal de saúde.
DOENÇA Diferentes ciências se dedicam ao estudo das doenças, entre elas são: A p atologia que estuda as doenças dos humanos, relacionadas à medicina e outras áreas; A fitopatologia analisa as doenças que afetam as plantas; A medicina veterinária estuda as manifestações patológicas nos animais.
DOENÇA A doença não pode ser compreendida apenas por meio das medições fisiopatológicas, pois quem estabelece o estado da doença é o sofrimento, a dor , enfim os valores e sentimentos expressos pelo corpo subjetivo que adoece.
SAÚDE “É o estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade ou doença.” (Organização Mundial de Saúde)
SAÚDE Para a saúde, é necessário partir da dimensão do ser, pois é nele que ocorrem as definições do normal ou patológico. ‘’ O considerado normal em um indivíduo pode não ser em outro ‘’ Dessa maneira, podemos deduzir que o ser humano precisa conhecer- se, saber avaliar as transformações sofridas por seu corpo e identificar os sinais expressos por ele .
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE As condições sociais, a posição de cada individuo na sociedade, as condições de habitação e as condições ambientais , a existência de restrições no acesso à alimentação e a outros bens fundamentais para a vida, as atividades realizadas no trabalho e as condições oferecidas para este trabalho . Tudo isso s ão a base para o padrão da população e base da própria saúde. E também são fatores que podem implicar uma serie de riscos á saúde, em geral, estão além da possibilidade do controle por parte dos indivíduos .
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE Essas condições são essencialmente determinadas pela posição dos indivíduos na hierarquia social e na divisão social do trab alh o e renda . Não se trata de negar a determinação genética das condições de saúde, mas de pesar o seu peso em relação dos determinantes sociais.
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE São varias evidências históricas de graves problemas de saúde que foram controlados ou mesmo desapareceram com a modificação das condições sociais de vida das populações e a recursos médicos terapêuticos ou preventivos contra o problema .
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE Visão Individualista = C omportamentos individuais = A bordagem biológica . Visão Holistica = C omportamentos c oletivos = A bordagem multiprofissional e biopsicossocial . ( Ex : Médicos, Fisioterapeutas, Assistente Social, etc.)
SAÚDE COLETIVA É a ciência que preveni a doença, prolongar a vida e promove a saúde física e mental mediante esforços organizados da comunidade para o saneamento básico, o controle das doenças transmissíveis, a educação dos indivíduos sobre higiene pessoal, a organização dos serviços médicos.
SAÚDE PÚBLICA Saúde pública diz respeito ao diagnóstico e tratamento de doenças, e a tentativa de assegurar que o indivíduo tenha, dentro da comunidade, um padrão de vida que lhe assegure a manutenção da saúde.
PROCESSO SAÚDE - DOENÇA É o conjunto de RELAÇÕES e VARIÁVEIS, que produz e condiciona o estado de saúde e doença de uma população SER/ESTAR DOENTE - SER/ESTAR SAUDÁVEL são conceitos relativos; há indivíduos sujeitos a fatores de risco para adoecer, com maior ou menor frequência e com maior ou menor gravidade.
PROCESSO SAÚDE - DOENÇA Teorias Teoria Ambiental : D oença em decorrência das alterações ambientais do meio físico ; Teoria da Unicausal : Todas as doenças eram causadas por bactérias/vírus; Teoria da Multicausal : V árias causas atuam como determinantes da doença; Teoria da Determinação Social : Relaciona a organização da sociedade com as manifestações de saúde ou de doença.
RESUMO IMPORTANTE Saúde e doença não existem em sentido absoluto; O modo de ver saúde e doença é peculiar a cada indivíduo; Para promover a saúde devem ser consideradas as desigualdades históricas sociais, entre gêneros, etnia, acesso à educação e à saúde.
P R O F. ª E N F. J E S I E L E S P I N D L E R PREVENÇÃO
PREVENÇÃO DE DOENÇAS A medicina preventiva é voltada para a prevenção de doenças e agravos existentes na população, não focalizando apenas a cura ou tratamento das patologias. O trabalho de prevenção reflete nas condições da saúde em geral do paciente, diminuindo gastos com medicamentos, aumentando a produtividade, e na melhora do convívio familiar.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS A Prevenção de Doenças subdivide- se em três categorias: Prevenção Primária Prevenção Secundária Prevenção Terciária
PREVENÇÃO PRIMÁRIA (PRÉ-DOENÇA) São as ações que visam impedir a ocorrência das doenças, ou seja, antes que elas se desenvolvam no organismo. Exemplos : Ações de imunizações (vacinas); Promoção ao exame de prevenção do câncer do colo de útero (Papanicolau); Atividade física para diminuir os riscos de obesidade; Eliminação de focos de vetores de doenças.
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA (DOENÇAS LATENTE) São ações que visam detectar um problema de saúde em estágio inicial, no indivíduo ou na população, e assim facilitar o diagnóstico e o tratamento, prevenindo a disseminação operando a médio e curto prazo. Exemplo : Mamografia.
PREVENÇÃO TERCIÁRIA (DOENÇA SINTOMÁTICA) Ações praticadas para a diminuição, em um indivíduo ou população, das consequências de um problema de saúde agudo ou crônico, inclusive reabilitação. Exemplos : Reabilitação de paciente pós-infarto ou acidente vascular cerebral; Complicações da diabetes.
PREVENÇÃO EM SAÚDE Os níveis de prevenção são sem limites claros, muitas vezes, entre prevenção primária , secundária e terciária. Pág. 14
PROCESSO SAÚDE E DOENÇA Processo Saúde-Doença está diretamente atrelado à forma como o ser humano, no decorrer de sua para suas existência, foi se apropriando da natureza transformá- la, buscando o atendimento às necessidades (GUALDA e BERGAMASCO, 2004) .
“Vocês não podem adoecer sem provocar a doença em algum nível, e podem ficar sadios de novo em um instante simplesmente decidindo por isso. As grandes desilusões pessoais são reações escolhidas, e as calamidades mundiais são o resultado da consciência mundial .” Neale Donald Walsch
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO Relacione as colunas e de a justificativa: Prevenção primária: Prevenção secundária: Prevenção terciária: ( ) Massagem em um paciente com sequela de AVC, porque: ( ) Massagem em um paciente com contratura muscular porque: ( ) Massagem nos músculos adutores da coxa, em um jogador de futebol (lateral direito) após uma partida com prorrogação. porque: ( )Palestra sobre qualidade de vida e massoterapia. porque: ( )Folheto informativo sobre Hipertensão. porque: Defina “doença” segundo o material estudado. Quais são as ciências que estudam diferentes manifestações de doenças? Patologia, Fitopatologia e Medicina Veterinária Psicologia, Antropologia e Biologia Sociologia, Epidemiologia e Odontologia Farmacologia, Enfermagem e Nutrição
Explique o conceito de saúde de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). São determinantes sociais da saúde, exceto: Condições de habitação Acesso à alimentação Posição na hierarquia social Exclusivamente fatores genéticos Qual a diferença entre visão individualista e visão holística em saúde ? A Saúde Coletiva tem como objetivo principal: Diagnosticar e tratar doenças em indivíduos isolados Prevenir doenças , prolongar a vida e promover saúde mediante esforços organizados da comunidade Estudar apenas os determinantes genéticos da saúde Eliminar a necessidade de prevenção . Quais são os três níveis de prevenção de doenças ? Dê um exemplo de cada .
Assinale a alternativa que corresponde à Teoria Multicausal do processo saúde-doença: Todas as doenças são causadas por vírus ou bactérias Doenças decorrem apenas de alterações ambientais Várias causas atuam como determinantes da doença A saúde é determinada apenas pela organização social. Explique o que significa afirmar que saúde e doença não existem em sentido absoluto. Sobre prevenção de doenças, assinale a correta: A prevenção secundária atua antes do surgimento da doença A prevenção terciária busca evitar o surgimento da doença A prevenção primária envolve reabilitação pós-doença A prevenção primária atua antes da doença, impedindo seu aparecimento