ABORDAGEM FAMILIAR Professora: Ariane Cardoso Médica de Família e Comunidade
Abordagem Familiar > Família Eixo estruturante da APS > família é o primeiro grupo do qual o indivíduo faz parte e que o influencia. Muitos comportamentos saudáveis e fatores de risco, são compartilhados pelos membros da família:
Percepção Sistêmica Consulta Individual e Abordagem Sistêmica Familiar: Mesmo em uma consulta individual, é possível realizar a abordagem sistêmica familiar:
Abordagem Sistêmica e Intervenção Familiar Ao entender como a família influencia à saúde, a equipe de saúde pode: - Antecipar e Reduzir efeitos adversos do estresse familiar - Usar a família como recurso para cuidar das pessoas; APS : parceria entre a equipe de saúde, o paciente e a família.
Conceito de Família Família é um tipo especial de sistema, com estrutura, padrões e propriedades que organizam a estabilidade e a mudança. É também uma pequena sociedade humana cujos membros têm contato direto , laços emocionais e uma história compartilhada. Local onde se experimenta o 1º senso de pertencimento, identidade e conexão. Cada família é ‘’única’’
Tipologia Familiar As famílias são diferentes nos diferentes contextos históricos e existem diversas formas de apresentação da família.
Tipologia Familiar NUCLEAR - Formada pelos familiares consanguíneos da pessoa-referência, possuindo geralmente um núcleo de um casal e seus filhos.
Tipologia Familiar MONOPARENTAL - Constituída por um dos pais biológicos (ou adotivos) e o(s) filhos(s), independente de vínculos externos ao núcleo.
Tipologia Familiar HOMOSSEXUAL - Formada por casais homossexuais com filhos ou não, sendo os filhos, quando existentes, de origem biológica de uma das partes, ou adotados.
Tipologia Familiar RECONSTITUÍDA - Composta de uma família que, em algum momento, teve outra configuração, sofreu uma ruptura e passou a ter um novo formato.
Tipologia Familiar FAMÍLIAS COM CONSTITUIÇÃO FUNCIONAL - Pessoas que moram juntas e desempenham papéis parentais em relação a uma criança ou adolescente.
Tipologia Familiar INSTITUIÇÃO - Instituto que possui a função de criar e desenvolver afetivamente a criança/adolescente.
Tipologia Familiar EXTENSIVA - Constituída por mais de uma geração, podendo ter vínculos colaterais, como tios, primos, padrinhos, etc.
Tipologia Familiar UNITÁRIA - Composta por uma só pessoa como, por exemplo, uma viúva sem filhos.
Prática orientada à família na APS Os médicos da APS têm muitas ferramentas e habilidades disponíveis para serem usadas na prática orientada à família; Deve avaliar o tipo de situação e necessidade de envolvimento da família e do médico, desta forma, escolher qual ferramenta será mais útil. As ferramentas são complementares.
Ferramentas de Abordagem Familiar Existem inúmeras ferramentas de abordagem familiar: Ferramentas para profissionais especializados na avaliação de disfunção familiar; Ferramentas complexas ou para uso específico de algumas categorias profissionais
GENOGRAMA Demonstra esquematicamente problemas biomédicos, genéticos, comportamentais e sociais que envolvem a família estudada; 1ª ferramenta que equipe deve ter para esclarecimento das informações, aproximação, motivação e organização sob sua responsabilidade. Lembrar informações sobre o nome dos membros da família e toda estrutura familiar; Registro de dados que o profissional deseja salientar; Mapa visual das conexões entre membros da família ;
GENOGRAMA
GENOGRAMA – PLANOS Essa ferramenta pode ser lida em 3 planos:
Genograma - Símbolos
Genograma - Símbolos
Genograma - Símbolos
Genograma - Símbolos
Genograma - Símbolos
Genograma - Símbolos
GENOGRAMA
CICLO DE VIDA FAMILIAR São etapas de evolução da vida que todos passamos; Situações de vida com problemas previsíveis e que precisamos resolver para evoluirmos como pessoas; A resposta adequada a esses problemas vão resultar no bem – estar individual e familiar
CICLO DE VIDA FAMILIAR
Ciclo Familiar
ECOMAPA
ECOMAPA
ECOMAPA
ECOMAPA
ECOMAPA
ECOMAPA
MAPA DE REDE
MAPA DE REDE
MAPA DE REDE – Características Avaliadas
ENTREVISTA FAMILIAR
ENTREVISTA FAMILIAR – Como Convocar a família?
ENTREVISTA FAMILIAR – Vantagens de envolver a Família
Quando não convocar a família?
ENTREVISTA FAMILIAR
P.R.A.C.T.I.C.E
P.R.A.C.T.I.C.E SERVE COMO GUIA NO CONTATO COM A FAMÍLIA
APGAR DA FAMÍLIA
APGAR DA FAMÍLIA
APGAR DA FAMÍLIA
REFERÊNCIAS Programa de atualização de Medicina de Família e Comunidade (PROMEF): Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora, 2006 DUNCAN, B.B.; SCHMIDT, M. I. & GIUGLIANI, E.R.J. Medicina Ambulatorial: Condutas clínicas em atenção primária. 4ª Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2013. GUSSO, Gustavo D. F., LOPES, Jose M. C. Tratado de Medicina de Família e Comunidade – Princípios, Formação e Prática. Porto Alegre: ARTMED, 2012, 2222p. STEWART, Moira. Medicina Centrada na Pessoa. Porto Alegre: ARTMED, 2010, 376p