AC PROC. DE LEITURA.pptx procedimentos de leitura

FREDSONAPARECIDO 7 views 20 slides Aug 31, 2025
Slide 1
Slide 1 of 20
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20

About This Presentation

Procedimentos de leituras


Slide Content

Encontro Formativo CPs Nova Redenção 29/09/2023

O desafio de ler e compreender em todas as disciplinas.

Objetivo: Compreender que é preciso apropriar-se dos procedimentos de leitura em todas as áreas para sanar as dificuldades sinalizadas nos resultados dos diagnósticos de leitura e resultados acadêmicos.

Pauta : Formação leitora: Vozes Mulheres - Conceição Evaristo; Vale a pena refletir - O desafio de ler e compreender em todas as disciplinas; Análise - Plano de aula / Ciências da Natureza - O esquema de um resumo de texto de Ciências da natureza; Informes.

Formação Leitora Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma linguista e escritora afro-brasileira. Agora aposentada, teve uma prolífica carreira como pesquisadora-docente universitária. É uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio.

Formação Leitora roupagens sujas dos brancos pelo caminho empoeirado rumo à favela. A minha voz ainda ecoa versos perplexos com rimas de sangue e fome. A voz de minha filha recorre todas as nossas vozes recolhe em si as vozes mudas caladas engasgadas nas gargantas. A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio. Ecoou lamentos de uma infância perdida. A voz de minha avó ecoou obediência aos brancos-donos de tudo. A voz de minha mãe ecoou baixinho revolta no fundo das cozinhas alheias debaixo das trouxas Vozes-mulheres

Formação Leitora A voz de minha filha  recolhe em si a fala e o ato. O ontem – o hoje – o agora.  Na voz de minha filha se fará ouvir a ressonância  o eco da vida-liberdade. Vozes-mulheres

Consignas De que depreende-se a construção de significados do poema vozes de mulheres?

O desafio de ler e compreender em todas as disciplinas. Levar os alunos a entender tudo o que lêem exige explorar diferentes gêneros e procedimentos de estudo. Para ser bem-sucedido na tarefa, é necessário o envolvimento dos professores de todas as disciplinas Rodrigo Ratier

Dispositivo de Trabalho: Resultado do II Diagnóstico de Leitura e Matemática – descritores que apresentaram maiores fragilidades.

Ensinar a ler é tarefa de todas as disciplinas Um professor de HISTÓRIA deve ensinar que muitos textos da área tem uma estrutura cronológica dos fatos que é necessário identificá-la para entender a informação. O de CIÊNCIAS precisa discutir como ler as instruções de experiências e ensinar a produzir relatórios, esquema, mapas mentais entre outros. “A alfabetização plena requer que os estudantes saibam compreender e produzir textos específicos das disciplinas” (Isabel Solé )

Portanto professores... Independentemente de seu campo de atuação, você pode ajudar os alunos a ler e compreender diferentes tipos de textos, incentivando-os a explorar cada um deles. Pode ensiná-los a fazer ANOTAÇÕES, RESUMOS, COMENTÁRIOS, SUBLINHOS, facilitando a tarefa da interpretação. Pode, enfim, encaminhá-los para a escrita, enriquecida pelos conhecimentos adquiridos na exploração de livros, revistas, jornais, filmes, obras de arte e manifestações culturais e esportivas.

Com foco na leitura para aprender - também chamada de leitura de estudo, a que mais exige disciplina e organização - é preciso planejar bem, definir propósitos, apontar caminhos para desenvolver habilidades antes, durante e depois do contato com os textos e procedimentos de estudo – gêneros escritos que funcionam bem para a recuperação de ideias significativas ou para a compreensão mais aprofundada.

Análise - Plano de aula E squema de um resumo

1ª Atividade: Ler o plano de aula proposto, identificando pontos significativos; Analisar as sequências didáticas do plano, confrontando os saberes implícitos nestes documentos com a própria prática; Identificar pontos que podem ser melhorados na própria prática pedagógica a partir do que foi lido e compreendido. A partir da análise definir uma atividade utilizando um dos procedimentos de leitura que contemple os descritores;

VALE A PENA REFLETIR: é preciso ensinar estratégias que os leitores experientes usam. O que significa ensinar alguém a ler? Mais que isso: o que é ler; Do latim lego, “ler” significa, entre outras coisas, “ colher” e “ roubar” . O primeiro termo aponta para um tipo de leitura em que o sentido do texto já está pronto, totalmente determinado. Ao leitor caberia só captar – colher – o que o autor quis dizer. A essa concepção, dominante até pelo menos os anos 1970, contrapõe-se a indicada pelo segundo termo. “Roubar”, no caso, equivale a dizer que o autor deixa de ser o dono absoluto do que escreve: com base no que lê e em seu saberes prévios, o leitor também constrói sentidos.

Por essa perspectiva, os textos nunca dizem tudo: para se completarem, dependem da interpretação de quem os lê. Essa ideia, presente na maioria dos estudos mais recentes sobre o tema, não significa que o leitor seja livre para atribuir todos os sentidos que quiser. É aqui que entra o ensino : cabe ao professor fornecer indícios para a compreensão – algo essenci al, ainda mais considerando que os estudantes são, na sua maioria leitores em formação.

“Progressivamente, cada um estabelece um diálogo próprio com o texto – e a sua leitura se torna autônoma”. Cláudio Bazzoni ( Secretaria Municipal de Educação de São Paulo).

O que você vai levar para sua prática?