Slides sobre a espiritualidade do tempo do advento. Sugestões de cantos e reflexos sobre a tônica desse tempo litúrgico.
Size: 10.91 MB
Language: pt
Added: Jan 03, 2020
Slides: 25 pages
Slide Content
ADVENTO tempo de espera
CANTIGA DE CABOCLO – THIAGO DE MELLO O canto de despedida vai disfarçado de flor. É feito para os caboclos do barranco sofredor. Pra eles que não vão ler nunca estas palavras de amor. Amor dá tudo o que tem: dou esta rosa verdadeira, levando a clara certeza da vida nova que vem. Canto para os curumins nascidos iguais a mim, vida escura, e tanto verde! canoa, vento e capim Canto para o ribeirinho que um dia vai ser dono do verde daquele chão. Tempo de amor vai chegar tua vida vai mudar. Vai preparando a farinha murupi no matrinchão , Nunca vi verde, tão verde como o do teu coração
Da tarde na véspera do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais próximo, até antes das primeiras vésperas (Tarde do dia 24) do Natal do Senhor. Quando começa e quando termina?
O que é o Advento? A palavra Advento (Latim = Adventus ) significa chegada ou vinda. O tempo do advento diz respeito ao tempo de preparação e espera da vinda, chegada do Filho de Deus. É tempo de alegre expectativa.
O Senhor veio, vem e virá! Na primeira parte do advento (do início até o dia 16/12) a liturgia realça a 2ª vinda de Jesus. Tudo convida a olhar para frente, para o futuro em atitude de vigilância. Na segunda parte (17 a 24/12) A liturgia volta-se para a 1ª vinda de Jesus: O nascimento do Filho de Deus, em Belém.
Os profetas do Reino Isaías: Participou criticamente na vida do povo da sua época, que estava em meio a crises. Insistia na defesa do direito do pobre, da viúva, do estrangeiro. Is 2, 1-5: Jerusalém reunirá todos os povos, sem armas e estratégias de guerra. Is 7, 10-14: Nascerá um filho da dinastia de Davi. Is 35, 1-6a. 8a-10: A vinda do Senhor, transforma o deserto em pastagem.
Os profetas do Reino João Batista Ele é a voz que grita no deserto. Anuncia a vinda do Messias e prepara os seus caminhos pregando a conversão. Não apenas uma conversão “interior” apenas, de nosso relacionamento com Deus; como se isso fosse possível sem uma real mudança no comportamento com os irmãos, principalmente com os mais necessitados. “Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem, e quem tiver comida faça o mesmo” ( Lc 3, 11)
A experiência de uma gravidez Haverá melhor maneira de viver o Advento do que nos unindo e nos identificando com Maria a espera da vinda de seu Filho? Deus precisa do nosso “Sim” hoje, para poder nascer no mundo. “Eis aqui a serva do Senhor!”
A Palavra de Deus no Advento (Ano A) Domingo da Vigilância ( Is 2, 1-5; Sl 122 (121); Rm 13,11-14; Mt 24, 37-44) O convite de vigiar é um apelo forte, no início do Advento. Chama para acordar em nós a capacidade de escutar a realidade e para discernir a maneira de contribuir de alguma forma. Em meio as incertezas de nosso mundo a solidariedade pode fazer toda a diferença! Vigiai, vigiai eu vos digo, Não sabeis qual o dia ou a hora Vigiai, vigiai, eu repito Eis que vem o Senhor em sua glória (bis)
A Palavra de Deus no Advento (Ano A) Domingo de João Batista ( Is 11, 1-10; Sl 72 (71); Rm 15, 4-9; Mt 3,1-12) “Preparai os caminhos do Senhor” é o grande apelo deste domingo. O Senhor vem independente de nossa conversão, mas queremos abrir nossos olhos para reconhecê-lo e sermos de alguma forma sinal de sua chegada. Ouço uma voz lá no deserto a gritar:/ “ Uma estrada preparai para o Senhor!/ Endireitai os seus caminhos, pois ele vem,/ e lodo mais avistareis o Salvador!”
A Palavra de Deus no Advento (Ano A) Domingo da Alegria ( Is 35,1- 6a.10; Sl 146 (145); Tg 5,7-10; Mt 11, 2-11) O domingo da alegria convida a renovar a esperança de “chegarmos a alegria da Salvação” com Cristo, que vem para trazer vida plena para todos. Dizei gritai aos corações desanimados:/ Não tenham medo! Criem coragem, que Deus já vem!/ Deus de vocês, ele vem vindo para julgar,/ divino prêmio consigo traz, vem libertar.
A Palavra de Deus no Advento (Ano A) Domingo da Mulher Grávida ( Is 7, 10-14; Sl 24 (23); Rm 1, 1-7; Mt 1,18-24) Num mundo de tanta desconfiança e desrespeito contra as mulheres, a cumplicidade de José, na justa medida de sua bondade, é digna de reconhecimento. Que a memória da cooperação com o plano de Deus ilumine a Igreja para que sejam sempre mais valorizado o serviço das mulheres. O Senhor fez em mim maravilhas/ santo é seu nome (bis)
Bênção das grávidas Na proximidade do natal do Senhor, a comunidade reza e abençoa as mulheres grávidas, que trazem em si novas vidas. P: Ó Deus, ternura de paz, nós te contemplamos na gravidez de Maria e na gravidez destas nossas irmãs. Dá saúde a estas crianças que estão para nascer e tranquilidade às suas mães. Bendito sejas pela alegria da vinda de Jesus Cristo, nosso salvador. Amém. Estendendo as mãos sobre as mães, reza: P: O Deus, defensor da vida, confirme estas mulheres na fé e na missão de acalentar a vida que está para nascer. Amém. P: Que ele as acompanhe sempre com o seu amor maternal. Amém. P: E a todas as mães aqui reunidas, abençoe o Deus de bondade, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Como celebrar o Advento? O Advento é celebrado com alegria discreta e sobriedade. Não se canta o Glória... (a não ser em solenidades e festas); fica reservado para a noite de Natal. O Aleluia..., no entanto, continua ressoando Flores e instrumentos com moderação A cor roxa (violeta) indica preparação para a vinda de Jesus, e no terceiro domingo ( Gaudete ou Domingo da Alegria) pode ser usada a cor rosa, para expressar nossa felicidade
Coroa do Advento As velas são acesas, de forma crescente, em cada domingo. A luz indica a proximidade da vinda de Jesus: Luz do mundo. O círculo, sem começo nem fim, recorda para nós a eternidade. A coroa pode simbolizar também a aliança entre Deus e a humanidade. Os ramos verdes lembram a vida, a esperança. Bendito sejas ó Senhor, Deus da vida, pela luz de Cristo, estrela da manhã, a quem esperamos com toda ternura do coração!
Acendamos a lamparina, acendamos a lamparina. Sentinela a vigiar: logo o Senhor virá, logo o Senhor virá. Deus-Conosco: luz a brilhar. Deus-Conosco: luz a brilhar! Solo: Eis que já se avista a salvação chegando. / Vem aclarando nossa escuridão o Senhor da luz!
Cantar o Advento É entoar o canto de vigilante, amorosa e alegre espera da vinda do Senhor, Príncipe da Paz, o Emanuel, Deus-conosco. O canto dos profetas, de João Batista, de Maria, continua a ressoar na Igreja que clama: “Vem Senhor nos salvar, vem sem demora, no dar a Paz!”.
Refrãos Meditativos a) Nossos olhos ganharão nova luz com a tua presença, Jesus b) Vem vindo, a libertação ergam a cabeça, levantem do chão! C) Senhor nós te esperamos, Senhor não tarde mais Senhor, nós te esperamos, vem logo, vem nos salvar. e) Abre a porta, abre a janela, venha ver quem é que vem! É Jesus, que vem chegando/ Ele é o nosso bem.
Refrãos para as preces Ouve-nos, amado Senhor Jesus. Ouvi o grito, que sai do chão, dos oprimidos em oração.
O Ofício Divino no Advento Celebrando o ofício divino, entramos no clima de expectativa e abrimos em nós e ao redor de nós espaço para este novo de Deus que se anuncia. A comunidades que fazem a novena de natal, podem fazer com um material com base no Ofício Divino das comunidades, (15 a 23/12) ou celebrar o Ofício durante um dia do Advento.
Hinos - ODC Vem, vem Senhor Jesus, vem, Vem, vem amado Senhor! (bis) 1. Vem nos libertar, Vem nos salvar, A injustiça é grande, O inimigo é forte, Vem, vencedor da morte! 2. Corre, bem depressa, Vem nos ajudar. O dia passou, A noite escurece, Fica sempre com a gente.
Lá vem, lá vem 1. O Sertão seco pela chuva a suspirar, Dos oprimidos geme o peito em oração, Vem, ó Senhor, nos libertar, não tardes mais, Junte esse povo e realize a promissão. Lá vem, lá vem, Já se aproxima a redenção. 2. A voz do anjo sussurrou nos teus ouvidos: "Ave Maria serás mãe da Salvação". Maria-Igreja, vai dizer aos oprimidos Que a terra nova já se encontra em gestação. 3. Das encurvadas as cabeças se levantam, Dos explorados unem-se as cansadas mãos. E os gemidos vão virando um forte canto, O pobre unido é sinal de Redenção.
Antífona do “Ó” (Ofício da tarde) Ó... Ó de Jessé raiz: Estandarte bem alto levantado, Um sinal para todas as nações, Frente a ti ficam mudos os barões, Clama o povo e só quer ser escutado, Vem, Senhor, libertar o escravizado, Não demores, escuta as orações, ó,ó . Vem, ó Filho de Maria, Vem dos tristes alegria, Quanta sede, quanta espera, Quando chega, quando chega aquele dia?... (bis)
- A minha'alma engrandece o Senhor E exulta o meus espírito em Deus, meu Salvador; - Porque olhou para a humildade de sua serva, Doravante as gerações hão de chamar-me de bendita. - O poderoso fez em mim maravilhas, E santo é seu nome! - Seu amor para sempre se estende Sobre aqueles que o temem; - Manifesta o poder de seu braço, Dispersa os soberbos; - Derruba os poderosos de seus tronos E eleva os humildes; - Sacia de bens os famintos, Despede os ricos sem nada. - Acolhe Israel, seu servidor, Fiel ao seu amor, - Como havia prometido a nossos pais, Em favor de Abraão e de seus filhos para sempre. - Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém! (Retoma-se a antífona: ó Mistério...).