AMOR ORIGENS.pptx

80 views 23 slides Jan 05, 2023
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

Sobre o significado de amor


Slide Content

O SIGNIFICADO DA PALAVRA AMOR POR: ANGEFFERSON ÉRICO – “JEREMIAS” ( YIRMEYAHU ) [CRÍTICO TEXTUAL/ PROFESSOR DE HEBRAICO E ARAMAICO / HERMENEUTA]

AMOR EM SIGNIFICADO AMOR: Sentimento de afeto que faz com que uma pessoa queira estar com outra, protegendo, cuidando e conservando sua companhia. / Sentimento de afeição intensa que leva alguém a querer o que, segundo ela, é bonito, digno, esplendoroso. / Sentimento afetivo; afeição viva por; afeto: o amor a Deus, ao próximo.

AMOR EM GREGO AMOR NO GREGO TEM VARIAÇÕES. É COMO SE HOUVESSE UMA ACEPÇÃO DE SENTIMENTOS. Os gregos antigos reconhecem 7 tipos de amor. Sendo que cada um é valioso a sua maneira e necessário para se ter uma vida feliz e saudável. Confira a seguir quais são os 7 tipos de amor e reflita quais precisam de mais atenção.

AMOR ÁGAPE O ágape é o sentido universal do amor que todos nós aspiramos a sentir. Diz respeito ao amor incondicional para todos os seres vivos. Neste tipo de amor, desejamos fazer o bem. Este sentimento nos inspirar a salvar o planeta, ou então, praticar um simples ato de bondade.  Para completar, o amor ágape inspira as pessoas a terem compaixão e altruísmo. E ainda, nos aproxima de Deus.  Também é conhecido como O AMOR INCONDICIONAL de DEUS por nós e o AMOR que devemos ter ao nosso DEUS.

AMOR ÉROS Este é o tipo que é mais parecido com a nossa construção moderna de amor romântico. Ele é caracterizado pelo romance, paixão e desejo. Na mitologia grega, Eros é o nome grego para cupido, que atira sua flecha e causa esse tipo de atração e que muitas vezes ataca sem razão. E ainda, esse amor é considerado o mais perigoso, porém, é o que mais perseguimos com o coração. Amor conjugal. 

AMOR PHILIA (FILEOS) “Amizade” no grego moderno, diz respeito a um amor virtuoso e desapaixonado. É um amor entre irmãos, amigos próximos. Este está relacionado à amizade, companheirismo, onde não há a presença de Eros.  Amor ao próximo.

AMOR STORGE É o amor familiar, além de ser considerado o mais benéfico dos afetos. Ele acontece especialmente na família, entre seus membros. A amor storge inspira os pais a perdoarem seus filhos incondicionalmente. 

AMOR PHILAUTIA Diz respeito ao amor próprio, que pode ser positivo ou negativo. Já que uma espécie de falso amor próprio gera arrogância e egoísmo, e envolve dinheiro, fama e poder. Já o oposto diz respeito a autoestima, confiança e o compromisso de cuidar de nós mesmos e dos outros. 

AMOR PRAGMA “Realidade” em grego é uma forma amadurecida e pragmática de amor. Neste caso, muitas vezes o romance e a atração são separados em favor de metas compartilhadas e compatibilidades. E ainda, este tipo de amor pode ser visto em casais que se formaram a partir de um casamento arranjado ou aliança política.  Para completar, muitos relacionamentos começam como Eros ou Ludus e mais tarde evoluem para Pragma , quando o amor não é suficiente para sustentá-los. 

AMOR LUDUS É o amor lúdico ou descompromissado. Este tipo de amor pode envolver atividades, por exemplo, dança, flertes. O foco é mais divertido, os relacionamentos são casuais, sem compromisso. E em contraste com o que caracteriza o amor pragmático, o objetivo de Ludus é o prazer. E ainda, ele não pode durar por si próprio e com o tempo pode crescer para Eros ou Philia ou desaparecer. 

A DEFINIÇÃO MODERNA DE AMOR A modernidade declara que o Amor é um sentimento que pode acabar se não conservado devidamente; que o amor só existe mediante condições: > Ama-se SE.... QUANDO... PORQUE...

BÍBLIA VERSOS MODERNIDADE “o Amor é um sentimento que pode acabar” é essa a idéia moderna. DEUS É AMOR? Ele diz: “E nós conhecemos e cremos no  amor  que  Deus  tem por nós.  Deus é amor , e aquele que permanece no  amor  permanece em  Deus , e  Deus , nele” (1 João 4:16). /  “Aquele que não ama não conhece a  Deus , pois  Deus é amor ” (1 João 4:8). DEUS É ETERNO? ADONAI OLAM = NOME DIVINO QUE SIGNIFICA = O SENHOR É ETERNO . SE DEUS É AMOR E É ETERNO; LOGO O AMOR É ETERNO (I Co 13.8 parte a).

BÍBLIA- NT ARAMAICO (PESHITTA) - AMOR 1. ARRIB = Querer; inflamar; acender; pegar fogo. RAIZ: RAB: ESTAR ACESO; PÔR NO FOGO; ARDER IMPETUOSAMENTE. 2. RERREM = Deleitar-se; desejar. 3. RUBA= Afeição; caridade. RAIZ: *RAB. 4. RARMA= O ventre; Partes íntimas femininas; bexiga; testículos; entranhas de misericórdia; compaixão; desejo; delite ; afeto; favor; ternura. RAIZ: RERREM: Amar, deleitar-se; desejar.

BÍBLIA GREGA – AMOR – afeto,boa vontade, benevolência. A Palavra Amor; na Bíblia Grega GNT; aparece muitas vezes com estes significados, Estando os mesmos relacionados a palavra grega ἀγάπη, ης, ἡ ag -ah'- pay Agapé .

AMOR EM HEBRAICO AHAVAH = no dicionário hebraico; esta palavra designa toda e qualquer forma de AMOR. AHAV: É a Raíz da palavra Amor.

AMOR EM HEBRAICO AHAV= AMOR; INDEPENDENTE DE PARA QUEM SEJA: DEUS; FAMÍLIA; CONJUGUE; ETC. SE O AMOR NÃO É MEDIDO; O GREGO FAZ DIFERENCIAÇÕES. O HEBRAICO USA A FORMA: AHAV (sem acepções e diferenciações). OBS: NA GUIMETRIA, AS LETRAS HEBRAICAS TEM VALORES NUMÉRICOS. OBS: AS LETRAS TEM SIGNIFICADOS. AHAV= A 1º LETRA É ALEF (SIGNIFICA 1) ; HE (SIGNIFICA DAR) ; BET (SIGNIFICA 2) .

AMOR EM HEBRAICO AHAV= A 1º LETRA É ALEF (SIGNIFICA 1) ; HE (SIGNIFICA DAR) ; BET (SIGNIFICA 2). O 1º SE DAR PARA O SEGUNDO! (FALA DE SENTIMENTOS SEM INTERESSES ( LEIA O LIVRO DE OSÉIAS = DEUS USA O PROFETA OSÉIAS PARA DAR UMA AULA SOBRE O QUE É O AMOR, PARA A NAÇÃO DE ISRAEL QUE NÃO O AMAVA!) EXPLICAÇÃO: NO HEBRAICO; AHAV (AMOR); SIGNIFICA: O 1º SE DAR AO SEGUNDO. É AMAR SEM QUERER NADA EM TROCA É SE DOAR. POR ISSO QUE CASAMENTOS ACABAM; AMIZADES TAMBÉM; PORQUE O PRIMEIRO NÃO SE DÁ ( DAR – SIGNIFICADO DA LETRA HE – NÃO ESPERAR SENTIMENTO RECÍPROCO OU ALGUMA OUTRA COISA EM TROCA!). MAS, ESPERA ALGO EM TROCA, GERALMENTE, SENTIMENTO RECÍRPOCO, E NÃO ACHANDO RECIPROCIDADE SE FRUSTRA EM FUNÇÃO DA DECEPÇÃO ORIUNDA DAS EXPECTATIVAS DE OBTER SENTIMENTO RECÍPROCO.

A DESTRUIÇÃO DO 1º MANDAMENTO Não podemos Amar NADA, nem NINGUÉM mais que o SENHOR DEUS. MÃE, PAI, IRMÃO, DINHEIRO, PODER, PRAZER, FAMA, ETC. TUDO que for posto acima do Altíssimo quebra o 1º mandamento e se constituí pecado de Idolatria! Supervalorização da criatura em lugar do CRIADOR, resulta na quebra do MAIOR MANDAMENTO.

A RESTAURAÇÃO DO 1º MANDAMENTO Para AMAR A DEUS; há um caminho... 1º Ame a si mesmo! “E amarás o teu próximo como a ti mesmo!” OBS: “Quem odeia seu próximo é homicida e a verdade não está nele!” 2º Ame seu semelhante (Próximo)! “Se não amas ao próximo que vês, como amarás a Deus que não vês? Agora Ame a DEUS!

JESUS DISSE O QUÊ? MATEUS 22.37,39 (PESHITTA) 37 “JESUS LHE RESPONDEU: AMARÁS A YAHWEH TEU DEUS COM TODO O TEU CORAÇÃO, COM TODA A TUA ALMA, COM TODAS AS TUAS FORÇAS E COM TODA A TUA MENTE.” 39 “E O SEGUNDO É SEMELHANTE A ESTE: AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.”

JESUS DISSE O QUÊ? MATEUS 22.37,39 BRIT HADASHAH – TRANSLITERAÇÃO DOS MANDAMENTOS Segundo a B’rit Hadashah (NT Hebraico); os dois maiores mandamentos são: 1º “ v’ahav’ta et ADONAI ‘ELOHEICHÁ b’kal-l’váv’chá uv’kal-naf’sh’chá uv’kal-m’odechá ”. 2º “ v’ahav’ta l’ré’achá kámochá .” OBS: A palavra Ahav’ta (Amarás) designa: querer o bem; fazer tudo por; se entregar a...; sacrificar-se a...; querer está perto de... E foi traduzida para o hebraico a partir da expressão grega ἀγαπάω Agapaó (amor incondicional).

SALMO 133 e a união como vínculo do amor. Salmo 133.1 na BHS diz: הִנֵּה מַה-טּוֹב, וּמַה-נָּעִים--    שֶׁבֶת אַחִים גַּם-יָחַד. Hinnéh ma-tov , ima- náim shévet achaim gam-yachad . Tradução literal Aqui está o que é bom e agradável, que os irmão vivam como um. A palavra unidos (em união) aqui, tem a mesma raíz de ECHAD = UM [em hebraico] e podemos portanto, dizer que, temos aqui um modelo veterotestamentário da igreja como CORPO em unidade !

AGRADECIMENTOS Sou grato a HELOHIM por tudo: pelo bem, pelo mal, pela alegria, pela tristeza, pela paz e pela aflição, pela luz e pela escuridão da vida. Sabendo que minhas limitações e nescessidades me aproximaram de Cristo, tenho para mim que a Vida é o Messias e a morte é lucro. Deus abençoe a todos vós que também hão de herdar um dia a vida eterna. Ir. Érico (Jeremias)
Tags