Flávia Cristina Ribeiro de Almeida Marcos Geison Ribeiro Padilha Thais Oliveira Durão Vinícius Lippmã da Fonseca Passos Turma : 2102 Fundação de Apoio a Escola Técnica Unidade Santa Cruz Curso Técnico em Enfermagem Fundamentos de Enfermagem ANTINEOPLÁSICOS Professor Orientador: Thiago Wilson Rio de Janeiro, 31 de julho de 2012
O QUE É CÂNCER? Câncer (ou Neoplasia) é o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
O QUE CAUSA CÂNCER? As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas às: C ausas externas que relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural . C ausas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
CÂNCER NO BRASIL O problema do câncer no Brasil ganha relevância pelo perfil epidemiológico que essa doença vem apresentando, e, com isso, o tema tem conquistado espaço nas agendas políticas e técnicas de todas as esferas de governo . Alexandre Padilha Ministro da Saúde
TIPOS DE CÂNCER MAIS INCIDENTES NO BRASIL EM 2010
TIPOS DE CÂNCER Leucemia A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.
TIPOS DE CÂNCER Câncer de C olo d e Útero O câncer de colo de útero demora muito tempo para desenvolver-se. Esse tipo de câncer é facilmente descoberto no exame preventivo (Papanicolau). A principal causa é a infecção por Papilomavírus (HPV).
TIPOS DE CÂNCER Câncer de Mama O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos mamários.
TIPOS DE CÂNCER Câncer de Próstata Tumores neste local podem crescer de forma rápida e desordenada, espalhando-se para outros órgãos, podendo levar à morte.
90 % desse aumento ocorrerá em países mais pobres e em desenvolvimento, de acordo com a pesquisa. estimativa de câncer no mundo em 2030 Em milhões
BRASIL: LOCAIS DE INCIDÊNCIA DE CÂNCER O número estimado para 2012/2013 é de 518.510 casos novos de câncer no Brasil. As regiões Sul e Sudeste, de maneira geral, apresentaram as maiores taxas, enquanto as regiões Norte e Nordeste, as menores. Taxas da região Centro-Oeste apresentaram um padrão intermediário.
GASTOS PÚBLICOS E IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA DOENÇA R$ 2,2 bilhões no ano. O câncer não poupa ninguém. Ele toca o rico e o pobre, o jovem e o idoso, homens, mulheres e crianças. Para além dos custos financeiros da doença, o câncer tem repercussões psicossociais e espirituais importantes para os doentes e seus familiares.
QUANDO SUSPEITAR DE CÂNCER? Sintomas de câncer Dor: causada principalmente por consequência da metástase; Caquexia: A caquexia é uma diminuição do apetite associado a rápida perda de peso e massa muscular; Fadiga: pode ser causado pela própria caquexia, por anemia, por dificuldade em dormir (normalmente pela dor), e pela ação direta de substâncias produzidas pelo tumor; Anemia: A anemia é um achado quase universal nos cânceres. Qualquer doença crônica pode causar uma inibição na produção de hemácias pela medula óssea, e o câncer não é diferente. A anemia pode ser também por sangramentos do tumor e por inibição da absorção de ferro; T rombose: Pacientes com tumores malignos tendem a apresentar um estado de hipercoagulabilidade, ou seja, o sangue inapropriadamente coagula dentro do próprio vaso, formando trombos.
ANTINEOPLÁSICOS A quimioterapia oncológica era, até recentemente, reservada a etapas avançadas da doença cancerosa. Hoje é empregada em fases iniciais. A terapia medicamentosa antineoplásica subdivide-se em : Adjuvante (após tratamento cirúrgico e/ou radioterápico ); Neoadjuvante (antes do tratamento cirúrgico ou radioterápico definitivo ); Paliativa; Curativa.
CLASSES DE FÁRMACOS Agentes alquilantes Os alquilantes são doadores de radicais alquila. São fármacos que após ativação formam ligação covalente cruzada com a dupla hélice do DNA, RNA e inibem a síntese proteica. Têm poder de adicionar um grupo alquila a diversos grupos eletronegativos do DNA celular (célula neoplásica e sadia), desta maneira alterando ou evitando a duplicação celular. Antimetabólitos Drogas quimicamente similares aos metabólitos que ocorrem na natureza, mas diferem o suficiente para interferir com as vias metabólicas normais .
CLASSES DE FÁRMACOS Produtos Naturais São outro tipo de agente antineoplásico importante e eficiente, e que se refere a muitos fármacos usados na terapia clínica do câncer e que originalmente não são compostos sintéticos. Miscelânea Desse grupo fazem parte drogas antineoplásicas com mecanismo de ação variados, frequentemente desconhecidos , pouco compreendidos ou diferentes daqueles descritos anteriormente. Possuem características e toxicidades diversas.
AGENTES ALQUILANTES Ciclofosfamida Mecanismo de ação: É agente antineoplásico alquilante que impede a divisão celular. É agente não-específico de fase do ciclo celular, ou seja, a alquilação pode ocorrer em células em divisão ou em repouso . O pico de sua absorção ocorre 1 hora após a administração oral . Menos de 10% são excretados na urina como fármaco íntegro e 85% a 90%, na forma de metabólitos. O início do efeito terapêutico pode levar de 7 a 21 dias .
Nome Comercial: Genuxal (Baxter) Via de administração: EV - infusão rápida ou contínua, VO, IM, Intraperitoneal e Intrapleural. Reações adversas mais comuns: náuseas, vômitos, coriza, congestão nasal, dor de cabeça, anemia. Meia vida: 1,3 a 16 horas . AGENTES ALQUILANTES C 7 H 15 Cl 2 N 2 O 2 P
ANTIMETABÓLITOS Azacitidina Mecanismo de ação : Inibe o DNA metiltransferase (enzima responsável pela metilação de DNA recém-sintetizado em células de mamíferos). Causa hipometilação do DNA. Também possui efeito citotóxico direto sobre células hematopoiéticas anormais da medula óssea. Administração: aplicar o produto por via subcutânea na coxa ou no abdome (subcutânea ). Deve ser reconstituído assepticamente com 4 ml de água estéril para injeção . O diluente deve ser injetado lentamente no fracos. Agitar o frasco, obtendo 25 mg/ml de azacitidina . Doses acima de 4 ml devem ser divididas em duas seringas, aplicadas em lugares diferentes .
ANTIMETABÓLITOS C8H12N4O5. Nome comercial: VIDAZA™ (United Medical Ltda ) Via de administração: injetável – subcutânea (uso adulto). Reações adversas mais comuns: náusea, anemia, vômitos, diarréia, fadiga, constipação e fraqueza. Composição: ampola com 100 mg de azacitidina e 100 mg de manitol como excipiente . Meia vida: 8 minutos.
PRODUTOS NATURAIS Mecanismo de ação: O sulfato de Vincristina é um antineoplásico. Esta substância inibe a divisão mitótica das células na metáfase . Deixa a corrente sanguínea rapidamente, cerca de 90% de uma dose intravenosa sendo distribuída aos tecidos após 15 a 30 minutos . Cerca de 80% são excretados por bile e fezes e 10 a 20 %, pela urina. Indicações: tratamento de leucemia linfoblástica aguda, câncer de mama, carcinoma de pulmão de pequenas células. Vincristina
PRODUTOS NATURAIS A fórmula é C 46 H 56 N 4 O 10 Nome comercial: Oncovin ® ( Pharmacia Ind. Com. Ltda .) Via de administração: intravenosa direta Reações adversas mais comuns: constipação, irritação e necrose teciduais por extravasamento, alopécia, hipertensão, convulsões, dor de cabeça, náusea, vômito, perda de peso, fotofobia e estomatite. Meia vida: 24 horas.
MISCELÂNEA Cisplatina Mecanismo de ação: A sua atividade antitumoral é atribuída à ligação ao DNA, com formação de aductos. O efeito citotóxico da cisplatina é, assim, causado pela inibição da transcrição e replicação e induzindo a morte celular programada. A ligação a proteínas plasmáticas (albumina, transferrina e gamaglobulina) é superior a 90%. Quantidades mínimas chegam ao SNC. Há alta captação em rins, fígado, ovários, útero e pulmões. O volume de distribuição é de 11 a 12 L/m2. Excreta-se mais de 90% na urina e 10% na bile.
MISCELÂNEA Cl2H6N2Pt Nome comercial: Platinil® ( Biosintetica). Via de administração: intravenosa lenta. Reações adversas mais comuns: náusea, vômito, bradicardia, visão turva, hipocalcemia, hipocalemia, feridas na boca, angina pectoris, estomatite e perda de apetite. Indicações: câncer de bexiga, próstata, ovário, testículo, cabeça e pescoço, pulmão e pulmão de pequenas células e mama. Meia vida: varia entre 16 a 53 horas.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM Cuidados Paliatiativos : foram definidos pela OMS em 2002 como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida. Para tanto, é necessário avaliar e controlar de forma impecável não somente a dor, mas, todos os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual . Atenção na administração dos medicamentos.
“A equipe de enfermagem precisa ser profissional, qualificada e especializada, para que o cuidado contenha todos os elementos de compromisso, envolvimento, sensibilidade e solidariedade, pois é o profissional de enfermagem que está em contato direto com o paciente e seus familiares. Desta forma, a equipe tem como diferencial o tratamento humanizado ao paciente com câncer. O cuidado não se aplica somente à doença, e sim em cuidar do doente, da pessoa que, circunstancialmente está sofrendo .” Enfª Paula Andrea Soresini Gerente de Enfermagem COREN/PR 65687 CUIDADOS DE ENFERMAGEM
CONCLUSÃO O câncer é um grave problema de ordem pública. Todos os anos milhares de pessoas são diagnosticados com a doença . Novos medicamentos e formas de tratamento vêm sendo desenvolvidos, mas ainda estamos muito longe da cura . A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de diminuir os altos índices de câncer no Brasil e no mundo.
OBRIGADO! “O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade .” Winston Churchill
BIBLIOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO de quimioterápicos antineoplásicos. UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro . Disponível em: http:// www.uftm.edu.br/upload/hc/seenf/trabalhos/AVIhe070927085357.pdf. Acesso em: 26/05/2012 . AGENTES antineoplásicos . USP – Universidade de São. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/Ensino/Graduacao/Disciplinas/Exclusivo/Inserir/Anexos/LinkAnexos/antineoplasicos.pdf. Acesso em: 06/06/2012 . AZACITIDINA. Medicina Net . Disponível em: http://www.medicinanet.com.br/conteudos/medicamentos-injetaveis/3347/azacitidina.htm. Acesso em: 02/07/2012.
BIBLIOGRAFIA BUARQUE, Daniel. Pacientes de câncer no SUS em SP comentam tratamento de Lula – Gastos públicos. G1 – O Portal de Notícias da Globo . Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/11/pacientes-de-cancer-no-sus-em-sp-comentam-tratamento-de-lula.html. Acesso em: 06/06/2012 . CÂNCER tipo mama . INCA – Instituto Nacional do Câncer . Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama++. Acesso em: 06/06/2012 . CÂNCER tipo próstata. INCA – Instituto Nacional do Câncer . Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/definicao. Acesso em: 06/06/2012 .
BIBLIOGRAFIA FORMULÁRIO Terapêutico Nacional 2008. BVSMS – Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/formulario_terapeutico_nacional_2008.pdf. Acesso em: 02/07/2012. LEUCEMIA . Hospital de Câncer de Barretos . Disponível em: http://www.hcancerbarretos.com.br/leucemia. Acesso em: 06/06/2012 . MARTINS COSTA ALVES, Protásio e MARTINS LIMA, Cláudio Luiz. Câncer de Próstata . Terra – ABC da Saúde . Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?63. Acesso em: 06/06/2012 . MEDEIROS ZELMANOWICZ, Alice de. Câncer de Mama. Terra – ABC da Saúde . Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artig. php?611. Acesso em: 06/06/2012 . MEDICAMENTOS antineoplásicos e imunomoduladores . Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde I.P. Disponível em: http://www.infarmed.pt/formulario/. php?paiid =266. Acesso em: 06/06/2012.
BIBLIOGRAFIA O QUE é o câncer? INCA – Instituto Nacional do Câncer . Disponível em: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322#topo. Acesso em: 06/06/2012 . PINHEIRO, Pedro. O que é o câncer . MD. Saúde . Disponível em: http://www.mdsaude.com/2009/02/cancer-cancro-sintomas.html. Acesso em: 06/06/2012 . PRESSE, Frence. Casos de câncer no mundo subirão 75% até 2030, afirma estudo . UOL – Folha.com . Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1099291-casos-de-cancer-no-mundo-subirao-75-ate-2030-afirma-estudo.shtml. Acesso em: 06/06/2012.
BIBLIOGRAFIA SUMAN, Antônia Leonilda. Cuidados de enfermagem na preparação e administração dos quimioterápicos . UNESP – Universidade Estadual Paulista . Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/51721451/13-Cuidados-de-enfermagem-na-quimioterapia. Acesso em: 07/06/2012 . VIDAZA. United Medical . Disponível em: http://www.unitedmedical.com.br/bulasdownload/vidaza_profissionais.pdf. Acesso em: 02/07/2012. WANNMACHER, Lenita. Fármacos utilizados em neoplasia - Antineoplásicos . ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária . Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/livro_eletronico/neoplasia.html. Acesso em: 06/06/2012.