ITAQUERA BREVE HISTÓRIA No ano de 1556, os Padres Jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, após terem implantado a Igreja da Sé e o Pátio do Colégio, partiram em direção ao leste. Encontraram a aldeia dos índios Guaianases. Eles avançaram e instalaram mais um núcleo de catequese �...
ITAQUERA BREVE HISTÓRIA No ano de 1556, os Padres Jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, após terem implantado a Igreja da Sé e o Pátio do Colégio, partiram em direção ao leste. Encontraram a aldeia dos índios Guaianases. Eles avançaram e instalaram mais um núcleo de catequese – hoje Itaquaquecetuba. Continuaram em frente e encontraram extensa cortada por dois ribeirões e uma grande floresta. O Padre Anchieta perguntou a um índio o nome de tão belo lugar. “Ita aquer”, foi a resposta dada pelo índio. O nome Itaquera é de origem tupi e quer dizer "pedra dura". A data de fundação do Bairro ainda é uma incógnita. A primeira referência de que se tem notícia é de 1686, quando o nome aparece em uma Carta de Sesmaria. As pedreiras da região foram por muito tempo fonte de trabalho e renda. Hoje, as pedreiras da zona leste continuam a contribuir com o desenvolvimento da cidade. Estão presentes nas obras viárias, monumentos e no estádio do Corinthians, palco da Copa de 2014. A Pedreira: as pedras de ITAQUERA fazem parte de importantes monumentos da cidade de São Paulo como o Obelisco do Ibirapuera e a Catedral da Sé.
Curiosidades: - a Fazenda do Carmo foi colonizada por Padres Jesuitas - pedras extraídas da região serviram de base para a construção de monumentos como o Obelisco do Ibirapuera e a escadaria da Catedral da Sé - nas pedreiras de Itaquera as famílias se reuniam aos finais de semana para fazer pic-nic e comemorar festas como casamentos, etc... - o rio Jacú nasce na colônia Japonesa e desemboca no rio Tietê - a colônia Japonesa contribuiu para o desenvolvimento do polo industrial de Itaquera - antes da chegada da energia elétrica, Itaquera já possuía duas grandes empresas: fábrica de fitas Dora e a acumuladora Nife.
Os moradores de Itaquera receberam um novo espaço destinado às lembranças do bairro, o Centro Cultural “Casa da Memória”. A “Casa da Memória” surgiu com o objetivo de retratar as lembranças que os antigos moradores do bairro guardam, sendo em fotos, peças e nas diferentes formas de registro. O espaço está sendo utilizado também para realização de diversas atividades gratuitas voltadas à toda população, como: oficinas de dança, aulas de inglês, capoeira, exercícios para a terceira idade e muito mais. História A conhecida Casa do Chefe da Estação, no Centro de Itaquera, é uma construção da década de 1930. Por muitos anos, o espaço abrigou o escritório do antigo encarregado da Estação de Trem. Com a desativação da estação, a Secretaria Estadual dos Transportes de São Paulo transferiu o imóvel para a Prefeitura. A partir do final de 2012, a subprefeitura reformou o local e a “Casa do Chefe da Estação” passou a ser frequentada por artistas e moradores do entorno, iniciando às atividades culturais da região.
Itaquera Muito Além da Copa. Conheça Itaquera, mais de 300 anos de História, viaje por um roteiro que vai além da Copa,