apresentaçao sobre abrir escritorio.pptx

TiagoNunes740678 37 views 19 slides Sep 04, 2025
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

dicas para abrir escritorio de engenharia


Slide Content

Abrir um escritório de engenharia

Avalie a ideia de negócio do escritório de engenharia O engenheiro que quer abrir um escritório de engenharia deve pensar como empresário. Isso significa ter consciência do tipo de negócio que deseja começar, bem como o tipo de empreendedor que quer ser. O planejamento estratégico é fundamental nesta etapa, pois definirá pontos fortes e fracos e avaliará as condições internas e externas à empresa. A partir daí, os objetivos e metas são traçados.

Pontos a observar A motivação em abrir um escritório de engenharia; Tipo de atividade a ser exercida; Comportamento do mercado consumidor da localidade; Concorrência na localidade e seus pontos fortes e fracos; Público-alvo; Verba disponível para investimento. Tendo um plano de negócio, é preciso ter noção dos custos para abrir um escritório de engenharia . Ter um contador!

Profissionais capacitados Quando pensamos em abrir uma empresa de prestação de serviços de Engenharia, é inevitável pensar em pessoas e habilidades, afinal, elas serão a força motriz de seu empreendimento. Portanto, é a questão mais importante. Avalie e obtenha colaboradores qualificados e especializados para cada tipo de serviço que deseja oferecer. Para isso, invista em treinamento não apenas técnico, mas também com foco no atendimento ao cliente, pois seus colaboradores estarão em contato direto com eles e o seu comportamento irá refletir de forma direta no sucesso ou no fracasso de seu negócio.

Burocracia Tenha em mente que uma empresa nesse segmento precisa de licenças de funcionamento e também registros no CREA. Sendo assim, certifique-se de que está com todos os documentos em dia para que seu pessoal realize as obras para qual sua empresa foi contratada. Atente-se às normas de segurança da área civil , bem como ao registro de cada funcionário. É importante, também, saber das normas internas de cada local onde serão prestados os serviços, para não correr riscos de transgredir as regras e causar desconforto a sua empresa e ao seu cliente.

Custos de abrir um escritório Cada estado possui uma tabela de serviços com os preços da burocracia para abrir uma empresa. Custos de registro na Junta Comercial e em cartório, além dos custos de emissão de licenças e alvarás, devem ser levados em consideração. Soma-se a eles o custo com o pagamento de impostos, que varia conforme o regime tributário escolhido. Por fim, não se esqueça de considerar os custos relacionados à manutenção da empresa, como aluguel, energia, internet, água etc. É importante estimar o custo com pessoal, inclusive com a contratação de profissionais especializados que contribuirão para a abertura da empresa (contador e advogado).

Escolha o tipo societário e o regime tributário Os tipos societários mais comuns para pequenos e médios empresários são: Empresário Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Simples e Sociedade Limitada. Quanto ao regime tributário, cada um delimita a relação da empresa com a Receita Federal. A escolha é de extrema importância e faz parte do planejamento tributário, que é um meio legal de economizar ao reduzir a incidência de tributos na atividade. Os regimes tributários mais comuns são o Simples Nacional , o Lucro Real e o Lucro Presumido.

Formalize o escritório Em geral, é preciso realizar os seguintes procedimentos: Registrar o contrato social da pessoa jurídica no Cartório de Pessoas Jurídicas ou na Junta Comercial do Estado; Obter o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa) e o CNPJ; Obter licenças e inscrições nos órgãos de regulação e de classe; Conseguir um alvará de funcionamento; Realizar o cadastro na Previdência Social; Obter autorização para emissão de notas fiscais.

Documentação necessária CNPJ Registro na junta comercial ou cartório Inscrição do INSS Receita Federal Secretaria da Fazenda; (depende da atividade) Cadastro Municipal Cadastro no CREA Cadastro Caixa Econômica Alvará de funcionamento RG e CPF – cópia autenticada comprovante de residência dos sócios IPTU atualizado do Imóvel – sede da empresa.

Consultoria Prestar serviços de consultoria, seja a sua área de formação Engenharia Mecânica, Civil, de Produção ou Automação, também vem sendo uma possibilidade a ser considerada. Com o propósito de direcionar projetos que facilitem o trabalho de várias empresas, que necessitam de uma otimização especializada, os conhecimentos de um engenheiro acabam sendo mais que necessários. Além disso, a visão sistêmica, desenvolvida durante a graduação em Engenharia, acaba sendo responsável por fazer com esse profissional tenha facilidade em encontrar soluções, que resolvam tanto as problemáticas de um cliente como também mantenham a saúde do seu negócio. Em relação aos desafios, talvez, o principal seja sustentar uma boa quantidade de clientes. Por esse motivo, é muito importante que o seu negócio sempre esteja focado em resultados de qualidade. Pois, por meio disso será possível aumentar a sua consultoria em projetos, e ver essa ideia ganhar cada vez mais a forma desejada.

Franquia Se o engenheiro tem dinheiro para investir, ele pode se tornar dono de uma franquia que tem a ver com a sua área de formação. Um profissional graduado para trabalhar com construção civil, por exemplo, pode ser uma franquia de marido de aluguel. Esse tipo de negócio presta serviços de reparos hidráulicos e elétricos, pinturas, instalações e pequenas reformas para casas. Uma boa opção para o engenheiro civil é se tornar franqueado da marca Doutor Faz Tudo, uma das maiores no ramo de reparos e reformas. Essa franquia promete um lucro de 40 mil reais por mês após um ano.

Dica: não pare de se especializar! Investir em conhecimento, certamente, é o melhor caminho para garantir o futuro mais sólido do seu negócio, visto que a competitividade no mercado de trabalho é sedenta por soluções criativas, mas que tenham embasamento. Por isso, não pense duas vezes antes de se especializar, seja por meio de curso de extensão, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Outra forma de se atualizar é participar de eventos e congressos ligados à engenharia. Além do conhecimento adquirido você passa a conhecer e conviver com outros profissionais de sua área, a partir daí podem surgir parcerias e novas oportunidades. Com o passar dos anos é cada vez mais rápido o desenvolvimento de novas tecnologias, é importante estar atento e se atualizar o mais rápido possível. Isso é fundamental para sua sobrevivência no mercado.

Desafios da Engenharia A Academia Nacional de Engenharia ( NAE) identificou os chamados catorze Grandes Desafios enfrentados pela comunidade global de engenharia e profissão no século XXI.

Criatividade Engenharia = ciência + técnica + arte + experiência + bom senso. O que é criatividade? Quem pode ser considerado criativo? Podemos dizer que a criatividade pode ser encontrada nas pessoas que geram ideias calcadas em características tais como novidade, utilidade e simplicidade. Uma pessoa criativa também é aquela distinguida pela capacidade de sintetizar novas combinações de ideias e conceitos entre formas comuns e usuais. Seria como olhar para a mesma coisa que os demais olham e ver algo diferente, visualizá-la sob outro ponto de vista, num outro contexto, desempenhando uma nova função.

Criatividade Pode ser entendida como a habilidade de criar ideias; Pode ser aprendida e aperfeiçoada; Uma forma de desenvolvermos o nosso potencial criativo é conhecer as barreiras que o afetam. Fatores que influenciam a criatividade: Conhecimento Esforço exercido Aptidão Método empregado

Processo criativo A maturação de ideias é uma excelente ferramenta para melhorar a capacidade criativa. Muitas das soluções mais criativas surgem por meio de um processo lento e intencional, que pode ser cultivado e aprimorado pelo estudo e pela prática. Um bom hábito é anotar as ideias desenvolvidas . Ideias não registradas perdem-se com facilidade. Anotações podem ser de extrema utilidade para novos estudos, principalmente quando constatamos que apenas um ponto de partida pode desencadear toda uma outra linha de raciocínio.
Tags