Membrana Plasmática É formada em todos os tipos celulares e é formada por dupla camada de lipídios com proteínas imensas; O lipídio mais comum da membrana é o fosfolipídio, há também carboidratos ou glicídios; As proteínas presentes membrana plasmática podem ser classificadas em dois grupos: Proteínas Integrais e Proteínas Periféricas.
Membrana Plasmática
Proteínas Integrais São aquelas que penetram na bicamada lipídica, elas se movimenta lateralmente; Denomina-se proteínas transmembranas as que são capazes de atravessar completamente a membrana uma ou mais vezes. São aquelas que não penetram na membrana plasmática, estando apenas conectadas e fraca, por isso podem ser facilmente dissociadas da membrana. Proteínas Periféricas
Funções da Membrana Plasmática Atuam no transporte de substâncias para dentro ou para fora da célula; São moléculas receptoras que se ligam a substâncias extracelulares; Garante proteção à estrutura da célula; Responsáveis por captar sinais externos; Delimita a célula, separando seu meio interno do ambiente externo.
Glicoproteínas São carboidratos ligados a proteínas; Essas moléculas permitem que uma célula identifique outra do mesmo tecido, promovendo adesão entre elas; Por exemplo glóbulos brancos.
Características da Membrana Plasmática Assimetria: duas camadas fluídas; Fluidez: não são estáticos por esse motivo é chamado de modelo mosaico; Permeabilidade seletiva; Camada fosfolipídica e proteínas.
Substâncias atravessam por duas maneiras Transporte Passivo : Uma substância move-se de uma região em que está mais concentrada para outra em que está menos concentrada, neste caso não haverá gasto de energia neste deslocamento. Transporte Ativo: Substância move-se contra o gradiente de concentração, havendo consumo de energia pela célula.
Difusão Capacidade que as partículas de gases e de líquidos tem de se espalhar uniformemente por todo o espaço disponível. Osmose Passagem da água de uma solução para outras através de uma membrana semipermeável ou de permeabilidade seletiva.
Hipertônica Duas soluções com concentrações diferentes. Hipotônica Solução com menor concentração. Isotônica Duas soluções apresentam a mesma pressão.
Células Animais HIPERTÔNICA: Perderá água por osmose e murchará; HIPOTÕNICA: Aumenta o volume e sofre lise/ rompimento; ISOTÔNICA: Perde água para o ambiente, a célula murcha e pode morrer pela perda da água. HIPERTÔNICA: Perda de água, célula murchará e a membrana plasmática se soltará da parede celular; HIPOTÕNICA: Absorve água, tornando túrgida ; ISOTÔNICA: Não absorverá água, tornando-se flácido. Células Vegetais
Envoltórios especializações da membrana Superfície apresenta um conjunto de substâncias; São responsáveis por diversas funções, são complementadas por especializações da membrana, como as junções intercelulares e as microvilosidades; O conjunto de glicoproteínas e glicolipídios da face externa da membrana plasmática recebe o nome de glicocálice ou glicocálix, participa do reconhecimento de uma célula para outra; Cada tipo de célula possui um glicocálice diferente. Os grupos sanguíneos das pessoas (A, B, AB e O), por exemplo, são determinados pelos diferentes tipos de glicídios.
Parede Celular Também chamada membrana celulósica ou parede esquelética , a parede celular protege e sustenta a célula vegetal. Além de celulose, há, em suas malhas, água e outros polissacarídeos adesivos; a parede celular recebe também substâncias endurecedoras , como a lignina e a suberina , que aumentam muito sua resistência.
Microvilosidade São pequenas projeções aparecem dobras da membrana que se projetam para fora da célula, como se fossem dedos muito finos que, em contato com a cavidade intestinal, aumentam a superfície de absorção dos alimentos. As fibras que podemos encontrar com o microscópio são: microfilamentos , microtúbulos e filamentos intermediários. Esta Foto de Autor desconhecido está licenciada sob CC BY-SA .