Apresentação do avivamento Aviva a Tua obra.pptx

GorettiRibeiro 35 views 37 slides Sep 15, 2025
Slide 1
Slide 1 of 37
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37

About This Presentation

Historia do avivamento


Slide Content

Aviva a Tua obra O avivamento é uma obra exclusiva do Espírito Santo, porém nós precisamos preparar o caminho do Senhor, buscando arrependimento, abandonando as velhas práticas e se colocar na posição que Deus deseja. O avivamento acontece em cada um impulsionado pelo Espírito. Quando Deus passa a ser a nossa maior prioridade, e o buscamos de todo coração aí acontece o avivamento. 2CR 7: 14-16 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar . Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias. 2 Crônicas 7:14-16

AVIVAMENTO ESPIRITUAL É CARACTERIZADO POR: SINCERO ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO A DEUS UM PROFUNDO ESPÍRITO DE ADORAÇÃO, ORAÇÃO E OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS UM INTENSO FERVOR NA EVANGELIZAÇÃO E MANIFESTAÇÕES DOS DONS ESPIRITUAIS E À SUA OPERAÇÃO, INCLUSIVE CURA DIVINA E O FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS, COMO SINAL DE RECEPÇÃO DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO. ZELO MISSIONÁRIO E A PREPARAÇÃO PARA O ARREBATAMENTO DA IGREJA.

A S CONDIÇÕES PARA O AVIVAMENTO ESPIRITUAL Fraqueza, desânimo, crise espiritual, decadência moral, inversão de valores, escassez, pecado, frieza . CRISE – SITUAÇÃO DE CRISE ESPIRITUAL OU MORAL ( II CR 7.14 ) HUMILHAÇÃO – RECONHECER O SEU ESTADO E QUE PRECISA DE DEUS ( ED 8. 21 ). BUSCAR A FACE DO SENHOR ( II CR 7.14; II CR 34.3 ) ARREPENDIMENTO SINCERO – CARACTERIZA-SE POR UMA MUDANÇA DE ATITUDE EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICA ERRADAS ( II CR 7.14; II CR 34.3; JL. 2.12,13 ) Porque nessas situações o povo ora, o povo busca a Deus, o povo arrepende,o povo se converte dos seus maus caminhos.

Com o que o avivamento esta relacionado? Com a disposição perseverante de submeter a vontade de Deus. Quando Eli não repreendeu seus filhos e a arca de Deus, foi tomada pelos filisteus, ele sofreu graves consequências. Mas quando Ezequias foi rei em Jerusalém, ele foi reto aos olhos do Senhor, ele reparou a Casa do Senhor, ele mandou tirar o altar de imundícia, e celebrou a Páscoa. 2Cr30: 26-27

O Ministério de Jesus é um ministério Avivado

Jesus é descrito por João Batista como Aquele que batizaria com o Espírito Santo e com fogo:

Jesus despede-se dos Seus discípulos e diz que o Espírito Santo estaria entre nós: “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” (João 14.16)

Jesus andava em Espírito e ele nos deixou esse mesmo Espírito . Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador, nos arrependemos e cremos recebemos o Espírito Santo, e temos nossa vida transformada e restaurada pela ação direta do Espírito Santo. E seu ministério glorificará a Cristo, e não o homem. Como está escrito em Jo 16: 13-14 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar . João 16:13,14

Pedro é um grande exemplo de avivamento A pregação de Pedro exalava Jesus, sua unção era tamanha que as pessoas transportavam os enfermos para as ruas e colocavam em leitos para que ao menos a sombra de Pedro, quando esse passasse cobrisse alguns deles. Os resultados do advento do Espírito para a igreja recém-fundada teve amplas consequências. Alimentou a dinâmica do grande sermão de Pedro, declarando o M essias e a soberania de Cristo, At 2:14-36 . Três mil se converteram e receberam as bênçãos do dom do Espírito , At2: 37-41. Isso trouxe poder e unidade à comunidade de crentes recém-formada, At2 42-46 , além de sustentação para o crescimento e a ampliação dela.

O tema do primeiro sermão evangélico foi que Jesus é o Messias , como a sua ressurreição demonstra. Pedro é a figura central nos doze primeiros capítulos de Atos. O verdadeiro poder do Espírito Santo revelou-se quando esse humilde pescador se levantou para falar e três mil almas foram salvas . Pedro é avivado em outras ocasiões. 1 ) Cinco mil pessoas se convertem a Cristo (At 4.1-4). 2 ) A terra tremeu, quando Pedro e João oraram com os irmãos, ao retornarem de sua prisão (At 4.29-31). 3 ) Enéias, paralítico a oito anos, é curado em Lida, e muitas almas se convertem (At 9.36-42). 4 ) Dorcas ressuscita em Jope (At 9.36-42).

E Paulo escrevendo a Timóteo afirmou que a Igreja Deve estar avivada da mesma maneira que estava quando Pedro desempenhou seu ministério. Tu , porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia , em Icônio , e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 2 Timóteo 3:10-14

Estevão era avivado, a palavra diz que Estevão, cheio de fé e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. At 6:8 O crente precisa do poder do Espirito Santo para permanecer e se fortalecer na fé. Estevão permaneceu avivado e contemplou a Glória de Deus, diante de uma grande aflição. A morte não o intimidou. O avivamento espiritual, motivado pela presença gloriosa do Espírito Santo, renova as forças dos servos de Deus para enfrentarem situações difíceis por causa da fé em JESUS. O crente precisa desse suporte para suportar as amarguras pelas quais passa.

No tempo de Ezequiel, Israel passava por por uma decadência espiritual muito grande. Para esse período Deus ordenou a Ezequiel profetizar sobre os ossos secos, e, antes de Ezequiel profetizar, Deus prometeu: Ez 36: 26-28 26 Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne. 27 Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agir segundo os meus decretos e a obedecer fielmente às minhas leis. 28 Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados; vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

E após Ezequiel profetizar houve um grande avivamento. O que Deus fez no tempo de Ezequiel ainda pode fazer atualmente. Não só em Israel e na Igreja Apostólica Primitiva, mas no mundo todo ao longo do tempo houve, há e haverá avivamento, sempre que os crentes clamar ao Senhor por isso. Na Europa moderna século XVI e XVII, as igrejas enfrentaram várias teorias científicas, correntes filosóficas, mas os servos fiéis e sedentos de Deus, perseveraram buscando e o Senhor lhes revestiu do seu poder e houve avivamentos que provocaram mudanças profundas nas igrejas, mas em muitos lugares a chama se apagou.

Evan Roberts, no país de Gales ( GrãBretanha ) Evan Roberts, um adolescente de 13 anos, reuniu seus colegas e lhes falou da visão que recebeu de Deus, num domingo, dizendo que enviaria um avivamento, mas todos precisavam abandonar a prática do pecado. Foi tão grande o impacto daquela visão de Deus que, por volta de 1904 e 1905, o avivamento começou a espalhar-se pela cidade, pelo país e alcançou muitos países do mundo. John e Charles Wesley na Inglaterra Pregavam ao ar livre, na Inglaterra e estava disposto a levar o Evangelho aonde as pessoas estivessem.

Avivamento nos Estados Unidos Deus também queria avivar os Estados Unidos da América. Por isso, houve vários avivamentos na grande nação americana. Charles Grandison Finney foi usado por Deus para um grande despertamento espiritual. Teve grande influência de G. Campbell Morgan , do Movimento de Vida Profunda, que pregava um viver pleno da presença de Deus contra uma vida morna que dominava muitas igrejas evangélicas daquele tempo. William Joseph Seymour (1901) foi atraído pelo Movimento da Fé Apostólica, Ali foi batizado no Espírito Santo . 1901 é considerado o ano inicial do Movimento Pentecostal Moderno . Em 1906, Seymour transferiu para Califórnia e começou a pregar a mensagem pentecostal na sua própria casa.

William Joseph Seymour avivamento da Rua AZUZA( EUA) As reuniões atraíram tantas pessoas que o prédio não comportava a todos. Procurando um novo prédio, Seymour descobriu um salão retangular, que estava abandonado, na Rua Azuza , 312, em Los Angeles, onde fundou a Missão Evangélica da Fé Apostólica . Ali, começou o denominado Avivamento Pentecostal do Século XX que impactou o mundo inteiro . Ora, o Deus de John Wesley, Charles Finney e de William Seymour é o mesmo; Ele não mudou. Mais do que nunca, precisamos sentir a mesma necessidade que esses homens de Deus sentiram em seus tempos para buscar um verdadeiro avivamento espiritual nas igrejas da atualidade. O Espírito Santo deseja avivar o seu povo.

Avivamento Pentecostal no Brasil Daniel Beger e Gunnar Vingren vindos dos Estados Unidos, os missionários chegaram em terras brasileiras em 1910, no Pará, e se dedicavam na obra de Deus, aprenderam a língua, distribuíam bíblias e em menos de um ano, abriram uma igreja, e vários sinais e maravilhas aconteceram. No Brasil, no início do século XX , predominava a existência das igrejas históricas ou tradicionais. Havia muitos cristãos que já experimentavam a salvação em Cristo, mas nunca haviam experimentado o Batismo no Espírito Santo . O avivamento espiritual fez com que a nossa igreja brasileira buscasse o modelo de crescimento de dentro para fora. Começando numa casa e expandindo aos poucos, até sair dos limites territoriais do estado do Pará.

O segundo avivamento brasileiro A segunda fase do avivamento no Brasil deu-se nos anos 1950-1960, surgindo novas denominações, como Igreja do Evangelho Quadrangular, em 1951, Brasil para Cristo em 1955 e Deus é Amor em 1962. O avivamento nos mostra que a vida cristã não deve ser apenas uma questão de cumprir rituais e tradições, mas buscar uma experiência pessoal e sobrenatural com Deus. O avivamento nos ensina a crer no poder sobrenatural de Deus. O crente avivado tem satisfação em ganhar almas para o reino de Deus.

O avivamento na vida pessoal Os 10:12 Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que venha e chova a justiça sobre vós. 2TM 4: 2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. A presença do Espirito Santo é e precisa ser uma realidade na vida de todo crente, para que sejamos avivados. Deus quer que nos preparemos que o busquemos para falarmos do seu amor para o mundo. Temos que gastar tempo com Deus, temos que dedicar tempo de oração, de leitura devocional, em visitas, em missões locais, para salvar tanto a nós quanto os que nos ouvem. O avivamento espiritual traz consequências para a vida pessoal, familiar, matrimonial, profissional . Como está escrito em 1TM 4: 12-16 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza . Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá . Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério . Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos . Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem .

Jesus nos ordenou e nos nomeou para pregar o seu evangelho . Marcos 16:14-20 Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. A igreja local tem essa missão, fazer o IDE de Jesus, no Bairro, na cidade, nos quatro cantos da terra. A evangelização não pode ser apenas dentro do templo. A igreja tem a missão de resgatar almas perdidas.

O avivado produz fruto Ao aceitar Jesus como Salvador, o pecador arrependido passa a ter o Espirito Santo habitando nele. E ao buscar o batismo no Espírito Santo recebe revestimento de poder. O avivamento espiritual traz uma novidade de vida no Espírito, mas não é fácil andar no Espírito, por causa de nossa natureza carnal. Assim, aquele que julga estar de pé, cuide-se para que não caia! Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar . 1 Coríntios 10:12,13 . A carne é a natureza decaída do homem, cuja inclinação é praticar o pecado. Assim as obras da carne, são as práticas contrárias à santidade exigida por Deus.

Gl 5: 19-25 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia , Idolatria , feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias , Invejas , homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus . Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão , temperança. Contra estas coisas não há lei . E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências . Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito . Dons e fruto do Espírito são características essenciais na vida do crente avivado. O crente não está livre de enfrentar lutas espirituais , bem como batalhas na carne para que não obedeça à vontade de Deus. A caminhada espiritual requer do crente o esforço para preservar uma vida santa, consagrada a Deus por intermédio da oração e leitura da Palavra . Paulo nos advertiu da nossa natureza carnal, da luta constante entre a carne e o espirito. Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora , se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim . Rm 7: 18-20 Rm 7:18-20

“Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gl 5.16) Andar no Espírito é ter uma vida cristã subordinada à direção do Espírito Santo, pautada nos ditames da santa Palavra de Deus.

Andando em Espírito Andar em Espírito é ter uma vida espiritualmente avivada : “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rm 8.1)

Andando no Espírito, o crente tem Vitória sobre O império do pecado e da morte. Carne Espíri t o

Carne x Espírito O ” em contraste com ”

– Carne x Espírito O apóstolo João escreveu : “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo” (1Jo 2.15,16)

Um cristão não pode dar bom testemunho sem a unidade do Fruto do Espírito: não pode ter amor sem ter fé; não pode ter gozo (alegria) e não ter benignidade, bondade ou temperança (Gl 5.22,23).

Nem todos os cristãos são portadores da graça dos dons espirituais, mas todos devem experimentar e testemunhar o Fruto do Espírito em sua vida . Porque as coisas de Deus se discernem no Espírito. Fruto do Espírito

I Co 2: 9-16 Mas, como está escrito : As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu , e não subiram ao coração do homem , são as que Deus preparou para os que o amam . Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas , ainda as profundezas de Deus . Porque , qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus . As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais . Ora , o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente . Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido . Porque , quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo .

Hc 3:2  Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. Nesse dias que estamos vivendo há uma necessidade urgente da Igreja ser avivada. Habacuque aflito intercedeu a Deus, para que o Senhor livrasse Israel da injustiça, da violência que ocorria. E Deus falou para Habacuque, que era para ele escrever bem grande o que iria ocorrer por causa do pecado. E Deus explicou para Habacuque que os que lucravam com a Injustiça, o crime, a idolatria não iriam escapar do castigo. Hc 2: 16-17 Serás farto de desonra em lugar de honra; bebe tu também, e sê como um incurcunciso ; A taça da mão direita do Senhor é dada a você; muita vergonha cobrirá a sua glória. 17 Pois a violência cometida contra o Libano te cobrirá, e bem assim a destruição das feras te amedrontará por causa do sangue dos homens, e da violência para com a terra, a cidade e todos os que nele habitam.

Hc 2-20 Mas o Senhor esta no seu santo templo; cala-te diante dele toda terra. Por causa da misericórdia de Deus não somos imediatamente consumidos. Ele não executa o juízo imediato às nossas transgressões, Ele enviou Jesus com a mensagem do amor e do arrependimento, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. É preciso amar o Senhor, crer e arrepender. É preciso temer o Senhor. Sl 111:10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre . Por isso devemos sempre reverenciar o Senhor, fazer menção. Ouvi-lo, dar crédito. Habacuque ouviu a voz do Senhor, e nós também precisamos ouvi-la com atenção para viver o avivamento. Não pode haver avivamento sem temor que é o principio da sabedoria.

Além de clamar por avivamento, Habacuque clamou pela Misericórdia do Senhor diante do pecado da nação. O profeta sabia que, diante da decadência espiritual e moral do povo se Deus não tivesse misericórdia, toda nação pereceria. Habacuque sabia que sem arrependimento não há perdão. Mas sabe que o arrependimento toca o coração de Deus e Ele perdoa e ouve as orações dos que arrependem. Atualmente a depravação moral aumentou muito, não há mais temor. A iniquidade não é praticada apenas individualmente ou por grupos, mas está institucionalizada, com apoio das leis. Em vários países existe a legalização do aborto, do casamento homossexual, da ideologia de gênero. E muitas igrejas cristãs, com o pretexto de serem igrejas inclusivas, aceitam tais práticas, alegando que Deus é amor e, por isso não exclui ninguém. Mas a Palavra de Deus nos diz: Segui a paz com todos e a Santificação sem a qual ninguém verá a Deus. Hb 12:14

Dessa forma assim como o profeta pediu a Deus que avivasse a sua Obra naquele período de declínio espiritual, nós também não podemos permitir que o mundo nos influencie, que as coisas do maligno nos seduzam, porque isso fere o Espírito Santo de Deus. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus . Rm : 12-2 Não podemos nos moldar as tendências , as modas que o mundo lança. Nossa mente deve ser transformada pela fé através da pregação da Palavra de Deus , porque não pregamos nós mesmo, mas Cristo. Porque é Deus quem opera segundo a sua boa vontade.
Tags