Apresentação da Associação Espirita Paz e Amor
no Hospital de Viana do Castelo.
Com o Grupo SAER, ou seja Grupo de Assistência Espiritual e Religiosa do Hospital de Viana do castelo
Size: 31.27 MB
Language: pt
Added: Oct 21, 2013
Slides: 28 pages
Slide Content
APA ASSOCIAÇÂO ESPIRITA PAZ E AMOR
APOIO RELIGIOSO ESPIRITUAL HOSPITALAR S.A.E.R APA
CRONO l OG I A ASSOCIAÇÃO ESPIRITA PAZ E AMOR
DAR DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBEMOS A Associação Paz e Amor (APA), de Viana do Castelo, tomou personalidade jurídica s em fins lucrativos em 1982. Mas os alicerces do seu surgimento, são de 1958, num ambiente Familiar. Os seus objectivos: S ão estudo, a pratica e a divulgação espírita, nos moldes da Codificação Kardequeana; “a pratica da caridade, como dever social e principio da moral cristã, como exercício pleno da solidariedade e respeito ao próximo. Seus recursos: Estudar ; esclarecer ; orientar e consolar , dentro dos valores do amor da paz e harmonia.
ACTIVIDADES Às segundas – feiras ( das 21h30 às 23 h 00 ) dá-se a assistência aos doentes, apresentação ao plano espiritual das fichas dos doentes e irradiações à distância ;
ACTIVIDADES Terças-Feiras – ( d as 15 horas às 17 horas),dá-se Atendimento Fraterno . O Atendimento Fraterno é a receção em primeira mão, às pessoas necessitadas de ajuda e que procuram na Doutrina Espírita a solução ou alívio para problemas de toda ordem. Essas pessoas, procuram o Centro Espírita, como "último recurso" para seus males. Na busca de encontrar respostas para suas perguntas. O Atendimento Fraterno desempenha esse papel de receção , esclarecimento básico, amparo, reajuste e redirecionamento de ideias e com base sigilosa.
ACTIVIDADES Na primeira Terça-feira de cada mês (das 21.30 às 23.00 horas). Neste dia reúnem-se os dirigentes, médiuns e demais colaboradores com o fim de analisarem os resultados dos trabalhos do mês precedente e delinearem acções para o mês seguinte ; Aprendendo.Sempre que possível, a APA colabora em eventos realizados quer sob orientação da Federação Espírita quer por outras Associações . Exteriormente , fazemos apoio religioso e espiritual no Hospital de Viana do Castelo
ACTIVIDADES Às quartas-feiras ( das 21h30 às 23h00 ) fazem-se dois trabalhos distintos; D outrinar , num compartimento adequado, as entidades associadas aos problemas de fichas de doentes, observadas às segundas -.feiras ( por vezes esta tarefa estende-se a trabalhos de desobsessão );
ACTIVIDADES Às quintas-feiras ( das 21h30 às 23h00 ) Faz-se estudo e o desenvolvimento mediúnico de novos colaboradores , ministrando-se para o efeito a formação adequada, segmentada em três áreas fundamentais; cultura evangélica, cultura doutrinaria. desenvolvimento mediúnico,
ACTIVIDADES Às sextas-feiras ( das 21h00 às 23h00 ) realizam-se três tarefas; A abertura livre ao publico, com apresentação duma palestra, cuja primeira função é a de dar conhecimentos doutrinários, no sentido de incentivar à transformação interna, como auxiliar precioso da resolução dos seus problemas ; Antes meia hora da Palestra em compartimento próprio, faz-se atendimento fraterno, onde são ouvidos em privacidade os doentes com problemas mais delicados , sendo-lhes indicado, de acordo com os princípios doutrinários, os procedimentos que nos parecem mais adequados a cada caso . E apoio de fluidoterapia , durante a Palestra em compartimento separado,são feitos passes aos necessitados; No final é feito passe colectivo. O objectivo é ajudar a reequilibriar e harmoniazar o paciente que se desloca ao Centro Espirita..
ACTIVIDADES A os sábados ( das 14h 15m às 15h15m ) - Sob a orientação de responsáveis da APA e para isso indigitados – Há a formação doutrinária de jovens que queiram aprender o que é o espiritismo e começarem a pautar as suas vidas segundo os princípios doutrinários, que entretanto vão “ discutindo “ e aprendendo.
LOCALIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ESPITITA PAZ E AMOR LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA ASSOCIAÇÃO PAZ E AMOR
O QUE É O ESPIRITISMO? É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo) “O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – Cap. VI – 4)
O QUE REVELA O ESPIRITISMO? Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida . Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.
ABRANGÊNCIA DO ESPIRITISMO Traz conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade . Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspetos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.
PRINCIPIOS BASICOS DA DOUTRINA A existência de Deus ; Jesus ,guia e modelo a seguir; Existência do Espírito, sua sobrevivência após a morte e sua comunicação com o mundo material; Reencarnação Pluralidade dos Mundos Evolução moral e intelectual dos espíritos ; Livre-arbítrio Lei de Causa e Efeito . Vida Futura Mediunidade Prece
OBRAS BASICAS DA CODIFICAÇÃO ESPIRITA O Livro dos Espíritos: lançado por Allan Kardec em 1857 . O Livro dos Médiuns : teve seu lançamento em 1861. · O Evangelho Segundo o Espiritismo : editada em 1864 . · O Céu e o Inferno : Kardec lançou este livro em 1865. · A Gênese: nesta obra , de 1868 Outros ; Viagem, Obras Postumas, Prece,Pratica Espirita….
LIVRO DOS ESPIRITOS É o principal livro da Doutrina Espírita. Podemos chamá-lo de espinha dorsal, pois sustenta todas as outras obras doutrinárias. Divide-se em quatro partes: "As causas primárias"; "Mundo espírita ou dos Espíritos"; "As leis morais"; e "Esperanças e consolações". É composto de 1018 perguntas feitas por Kardec aos Espíritos superiores responsáveis pela vinda do Espiritismo aos homens. O que é Deus? De onde viemos? Para aonde vamos? O que estamos fazendo na Terra? Estas são algumas das questões respondidas pela falange do Espírito de Verdade.
LIVRO DOS MEDIUNS Nele , Allan Kardec mostra os benefícios e os perigos da mediunidade, ou seja, o canal que liga o homem encarnado ao mundo espiritual. Demonstra que embora todos os seres vivos possuam esta abertura de contato, há aqueles que a têm de uma forma mais abrangente. Kardec e os Espíritos superiores alertam sobre a sutileza desta faculdade, para que uma pessoa possa contactar os Espíritos sem ser prejudicada por entidades maléficas, descontrolando sua mediunidade.
EVANGELHO segundo ESPIRITISMO Esta obra pode ser entendida como a parte moral da Doutrina Espírita. Nela, Kardec e os Espíritos superiores comentam numa linguagem acessível as principais passagens da vida de Jesus. Explicam suas parábolas e demonstram a grandiosidade do Mestre nos seus ensinos, dando-nos, além disso, conselhos importantes sobre nossa conduta diária frente às dificuldades e dúvidas da vida.
CEU E INFERNO Através da evocação dos Espíritos de pessoas das mais diferentes classes sociais, crenças e condutas, demonstra-nos como foi a chegada e a vivência espiritual destes seres após o seu desencarne. Rainhas, camponeses, religiosos, assassinos, ignorantes e intelectuais são alguns dos que contam o que os aguardava depois de suas atitudes terrenas e como poderão ser suas vidas futuras.
GENESE N esta obra, de 1868, Kardec explica a Gênesis Bíblica, a formação do Universo, demonstrando a coerência da mesma quando confrontada com os conhecimentos científicos, despida das alegorias próprias da época em que foi escrita. Expõe o que são os milagres, explicados pelas leis da natureza, produtos da modificação dos fluidos que nos cercam. Enfim, faz a religião e a ciência caminharem juntas, fortalecendo a fé dos que crêem em Deus.
OUTRAS OBRAS
ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E RELIGIOSO HOSPITALAR O Decreto-Lei n.º 253/2009, publicado a 23 de Setembro, em Diário da República, estabelece a regulamentação da assistência espiritual e religiosa nos hospitais e outros estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O presente diploma concretiza o disposto no artigo 18.º da Concordata de 18 de Maio de 2004, celebrada entre a Santa Sé e a República Portuguesa, e, quanto às demais confissões religiosas, o artigo 13.º da Lei da Liberdade Religiosa (Lei n.º 16/2001, de 22 de Junho ). O decreto-lei tem também em consideração as recomendações do Plano Nacional de Saúde 2004-2010, no que respeita à especial importância do acesso à assistência espiritual e religiosa nos estabelecimentos de saúde . O Regulamento da Assistência Espiritual e Religiosa (RAER) no SNS, agora aprovado, além de adaptar o regime e condições do exercício da assistência espiritual e religiosa ao actual enquadramento legal dos hospitais do SNS, estabelece também as regras de acesso, de modo a conciliar a assistência solicitada com o bem-estar físico e espiritual dos doentes . O regulamento visa assegurar as condições que permitam a prestação de assistência espiritual e religiosa aos utentes internados em estabelecimentos de saúde do SNS, no respeito pela liberdade de consciência, de religião e de culto, garantida pela lei . O RAER aplica-se aos hospitais, centros hospitalares e demais estabelecimentos de saúde com internamento que integrem o SNS . Às igrejas ou comunidades religiosas, legalmente reconhecidas, são asseguradas condições que permitam o livre exercício da assistência espiritual e religiosa aos utentes internados que a solicitem .
DIREITO A assistência é prestada ao utente a solicitação do próprio ou dos seus familiares ou outros cuja proximidade ao utente seja significativa, quando este não a possa solicitar e se presuma ser essa a sua vontade. Ao utente internado em estabelecimentos de saúde do SNS, independentemente da sua confissão, é reconhecido o direito a : Aceder ao serviço de assistência espiritual e religiosa; Ser informado por escrito, no momento da admissão na unidade ou posteriormente, dos direitos relativos à assistência durante o internamento, incluindo o conteúdo do regulamento interno sobre a assistência; Rejeitar a assistência não solicitada; Ser assistido em tempo razoável; Ser assistido com prioridade em caso de iminência de morte; Praticar actos de culto espiritual e religioso; Participar em reuniões privadas com o assistente; Manter em seu poder publicações de conteúdo espiritual e religioso e objectos pessoais de culto espiritual e religioso, desde que não comprometam a funcionalidade do espaço de internamento, a ordem hospitalar, o bem-estar e o repouso dos demais utentes; Ver respeitadas as suas convicções religiosas; Optar por uma alimentação que respeite as suas convicções espirituais e religiosas, ainda que tenha de ser providenciada pelo utente.
COLABORADORES do S.A.E.R APA
ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL HOSPITALAR A assistência abraça a orientação n a Doutrina Espírita, baseando-se principalmente na caridade e humanização, reunindo todos os aspectos do ser humano: físico, psíquico; social e espiritual . Não curamos ninguém, apenas damos conforto, reforçamos a esperança e orientamos doutrinariamente os pacientes; Através da Prece, fluidoterapia e esclarecimento, na condição de que estamos a dar de graça o que de graça recebemos… Porque para tudo é necessário merecimento….
ASSOCIAÇÃO ESPIRITA PAZ E AMOR Especialmente considerando aqueles que buscam uma resposta às suas angústias interiores; os que lutam para manter viva a chama da esperança; aos que, desesperados, sentem-se abandonados, sozinhos, sem amigos ou, ainda, aos que perderam a fé, aos que não compreendem os mecanismos da vida humana ou desconhecem a lei de ação e reação, distribuindo conforto, paz e o esclarecimento incomparável da Doutrina Espírita A voz é o amor em caridade.