jaquelinesoaresenf
57 views
22 slides
Mar 12, 2024
Slide 1 of 22
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
About This Presentation
Resumo atenção primaria a saude
Size: 3.88 MB
Language: pt
Added: Mar 12, 2024
Slides: 22 pages
Slide Content
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) JAQUELINE GOMES SOARES DE LANES ENFERMEIRA
O QUE É APS? primeiro nível de atenção em saúde conjunto de ações, individuais e coletivas: - promoção e a proteção da saúde, - a prevenção de agravos, - o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde
OBJETIVO DA APS Desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Porta de entrada do (SUS) e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção do SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade.
No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas USF.
, mas acontece.
PRINCIPAIS CAUSAS Não há uma causa única. Fatores hormonais, ambientais, genéticos e comportamentais podem estar relacionados com o câncer de mama. Outros fatores de risco como obesidade, sobrepeso, sedentarismo, tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas também aumentam a chance de desenvolver a doença.
SINAIS E SINTOMAS Os sintomas podem variar, porém, uma das principais manifestações da doença é a presença de nódulos (caroço) nos seios, que geralmente se apresentam palpáveis, endurecidos e indolores. Outros sinais são: vermelhidão ou inchaço da pele da mama, secreção mamilar, pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
DIAGNÓSTICO PRECOCE PODE S A L V A R VIDAS Apesar de ser uma das principais causas de mortes em mulheres, as chances de cura aumentam se o diagnóstico for precoce! É essencial CONHECER SEU CORPO e esteja atenta para identificar eventuais alterações e procurar ajuda médica.
AUTOEXAME DA MAMA O autoexame da mama é uma excelente forma de conhecer a anatomia dos seios e deve ser realizado mensalmente.
Embora o exame não permita fazer o diagnóstico da doença, ele ajuda a identificar rapidamente alterações que surjam na mama e possam indicar o desenvolvimento de câncer, sendo um aliado na prevenção da doença.
RASTREAMENTO O Ministério da Saúde recomenda que mulheres acima de 50 anos realizem a mamografia de rastreamento a cada 2 anos. Mulheres com histórico familiar devem conversar com seu médico para avaliação do risco e definição da melhor conduta a ser adotada.
DIAGNÓSTICO Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer. Além do exame clínico das mamas e dos exames de imagem como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética, a confirmação diagnóstica só é feita por meio da biópsia.
TRATAMENTO A terapia indicada depende da fase da doença e do tipo de tumor, e pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e terapia alvo.
Quando o câncer é diagnosticado no início, há maiores chances de cura. No caso de metástases, o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: Pratica de atividade física; Alimentação saudável; Peso corporal adequado; Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; Amamentar o maior tempo possível; Não fumar e evitar o tabagismo passivo. PREVENÇÃO
SE CONHEÇA Porque uma simples atitude pode fazer toda a diferença! É fundamental CONHECER seu corpo para identificar eventuais alterações e procurar ajuda médica. Se observe, se cuide, se examine.
CUID - SE
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE, Ministério da Saúde. Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama. Disponivel em:< https://bvsms.saude.gov.br/27- dia- nacional- de-luta- contra- o- cancer- de-mama/ > BRASIL.Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. Controle dos Cânceres do Colo de Utero e da Mama,2 Ed. Caderno de Atenção Básica n. 13. Brasilia, DF,2013. 124p. INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER ( Brasil). Ministério da Saúde. Tipos de Câncer. Câncer de Mama. Disponível em : https://www.inca.gov.br/tipos- de-cancer/cancer- de- mama INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER ( Brasil). Ministério da Saúde. Controle do Câncer de Mama. Conceito e Magnitude, 2021. Disponivel em : <https:// www.inca.gov.br/controle- do- cancer- de- mama/ conceito -e- magnitude› MINISTÉRIO DA SAÚDE. Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Câncer de Mama: É preciso falar disso, 1 Ed. Rio de Janeiro, RJ.2014.18 p. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cancer_mama_preciso_falar_disso.pdf>.. 6. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso. 6 Ed. Rio de Janeiro.RJ.2021.12 p.