Apresentacao sobreee dose-e-dosagem.pptx

AllanaFernanda1 0 views 40 slides Oct 08, 2025
Slide 1
Slide 1 of 40
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40

About This Presentation

Dose e dosagem


Slide Content

Enf. Elaínne Chris Princípios Gerais na Administração dos Medicamentos

Dose e Dosagem Dose de ataque  Dose de manutenção  Dose mínima  Dose máxima  Dose tóxica  Dose letal Significado de Dosagem  DOSAGEM

DOSE Quando falamos em  dose , estamos nos referindo à quantidade de fármaco (princípio ativo), presente em um medicamento. É a quantidade de “remédio” presente em uma unidade posológica, isto é, em um comprimido, uma cápsula, uma ampola ou em um determinado volume de líquido que será administrado de uma única vez.

Exemplos : um comprimido de losartana , para controle de pressão arterial, pode ser encontrado em 2 DOSES, 25 ou 50 mg. O paciente toma 2 DOSES de losartana por dia. 1000mg ou 1g de dipirona líquida, correspondem a uma DOSE. O paciente tomou uma DOSE de 1g de dipirona para dor de cabeça.

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões Dose de ataque É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente. Dose de manutenção É a dose administrada em intervalos regulares capaz de manter a concentração de um fármaco na quantidade desejada para que seja alcançado o efeito terapêutico.

Dose mínima É a menor dose eficaz de um fármaco que pode ser administrada a uma pessoa e pode ser observado o resultado terapêutico. Dose máxima É a dose máxima de um fármaco que pode ser administrada a um paciente na qual não são observados efeitos tóxicos. Dose tóxica É a dose de um fármaco acima do dose máxima, que se for administrada a um paciente onde já podem observados efeitos de toxicidade, é uma  “overdose” . Dose letal É a quantidade de fármaco que se for administrada a um paciente leva à morte, também é uma  “overdose”

DOSAGEM é o ato de dosar, medir a quantidade ou medir a dose. Exemplos: 500mg de dipirona presentes em 1mL de dipirona líquida (que é igual a 20 gotas), correspondem a uma  DOSAGEM  de 500 mg/ mL o que, pode não ser igual à  DOSE . Se alguém tomar 40 gotas,  isso será igual a uma  DOSE  de 1000 mg ou 1g de dipirona. A  DOSAGEM , neste caso, irá depender da quantidade de gotas por  DOSE . Ao medir a quantidade de glicose no sangue, estamos quantificando a  DOSAGEM  de glicose.

Fatores que Influenciam a Ação e o Efeito de Drogas 3) Fatores dependentes do Organismo: - Variação Individual - Espécie - Raça - Sexo, - Idade - Peso - Via de administração - Tolerância (adquirida, congênita, cruzada, taquifilaxia)

Ação Remota dos Medicamentos Para que seja alcançado o objetivo da terapêutica faz-se necessário que a administração de medicamentos seja realizada com eficiência, segurança e responsabilidade, obtendo, dessa forma, uma melhora no quadro clínico do paciente. É essencial, portanto, conhecimento de alguns dados quanto ao processo de administração: informações farmacológicas do medicamento (farmacocinética, farmacodinâmica, dose máxima e efetiva, além do intervalo entre as doses etc.), bem como métodos, vias e técnicas de administração

É essencial, portanto, conhecimento de alguns dados quanto ao processo de administração: Informações farmacológicas do medicamento (farmacocinética, farmacodinâmica, dose máxima e efetiva, além do intervalo entre as doses etc.), bem como métodos, vias e técnicas de administração

As ações de medicamentos no organismo vivo podem ser classificadas em quatro categorias principais: Ação Local : quando o efeito ocorre no ponto de aplicação; Ação Sistêmica : para aqueles que atingem a circulação; Ação Remota : nos casos em que a ação do medicamento em um alvo interfere no funcionamento de outro; - Ação Local/geral : quando a droga produz efeito no ponto de aplicação, sendo absorvida posteriormente para ter ação sistêmica.

Os efeitos de uma droga de ação generalizada podem ser agrupados em: estimulante, deprimente, cumulativo, anti-infeccioso, antagônico e sinérgico.

Apresentação dos Medicamentos

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA – O ABUSO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA”
Tags