Arquitetos têm como função projetar e organizar espaços internos e externos, segundo critérios de estética, conforto e funcionalidade. Quem segue esta profissão tem como objetivo ocupar os espaços disponíveis, levando em conta a disposição dos objetos, a incidência de luz e a ventilação. Faz projetos e coordena a construção ou a reforma de casas e edifícios residenciais ou comerciais, trabalhando ao lado de engenheiros.
Na área de arquitetura, como em qualquer outra profissão é necessário que tenhamos dedicação e simpatia pela área escolhida. Para ingressar nessa carreira é preciso que o perfil do candidato vem de encontro com a área de exatas, design, moda, planejamento de ambientes e desenhos.
As opções de cursos universitários na área de arquitetura são: ∙ Arquitetura e Urbanismo; ∙Design de Interiores; ∙Decoração; ∙Projetista; ∙Desenhista; ∙Desenho Industrial.
É necessário enfatizar que a maior atribuição do profissional de arquitetura não consiste apenas na elaboração do projeto de interiores. Esse profissional é responsável por toda a formação das idéias iniciais: desde a planta-baixa e fachada, definição dos espaços externos até finalmente os internos.
Compete ao arquiteto todas as atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística, urbanismo, projeto de interiores, planejamento físico, urbano e regional. Também podem desempenhar atividades no campo do desenho industrial e na área de comunicação visual.
O profissional é habilitado a exercer atividades como planejamento, projetos, especificação, direção e execução de obras, fiscalização de obras e serviços, orçamento, supervisão, orientação técnica, coordenação, ensino, pesquisa, extensão, assessoria, controle de qualidade, estudos de viabilidade técnica-econômica, consultoria, vistoria, perícia, avaliação, produção técnica especializada e todas as atividades que se inclua no âmbito da profissão.
CAMPO DE ATUAÇÃO DO ARQUITETO
Planejamento de cidades, incluindo as ruas, parques e bairros, e organização do plano diretor que irá orientar o seu crescimento. O urbanista trabalha ao lado de geógrafos e engenheiros no planejamento físico regional que envolve vários centros urbanos. Os urbanistas trabalham geralmente em órgãos públicos, de planejamento das cidades. Urbanismo
Luminotécnica : Elaborar projetos para iluminação de grandes espaços como shoppings centers , empresas, fachadas ou espaços pequenos que necessitam de diferencial luminotécnico . Paisagismo e Ambiente : planejamento de espaços públicos, como parques e praças, ou em áreas particulares, como jardins residenciais. É uma profissão artística, mas fortemente apoiada em conhecimentos técnicos de desenho, botânica, agronomia e engenharia florestal.
Arquitetura de interiores: Organização de espaços internos de construções, definindo os detalhes, as cores, o acabamento dos ambientes e os materiais de revestimento e iluminação. Essas atividades podem ser desempenhadas também em diversos locais como teatros, lojas, navios e estúdios de cinema e de televisão. : Comunicação visual : Elaboração da identidade visual de empresas, incluindo a criação de marcas, embalagens, vinhetas eletrônicas e capas de discos e livros. Graças aos recursos da computação gráfica, é uma área que está se desenvolvendo muito nos últimos anos.
Conforto: É uma especialização da área de Arquitetura de Interiores na qual o arquiteto é responsável pelo planejamento das condições de acústica, temperatura, iluminação e ventilação de ambientes. Edificações e construções: Projeto, construção e acompanhamento de todo tipo de edifícios, casas e indústrias, incluindo o controle de materiais e custos.
Desenho industrial : Criação de móveis, utensílios domésticos, luminárias e outros objetos para serem produzidos em escala industrial. Pesquisa : Atividade desenvolvida principalmente nas universidades e leva ao surgimento de novas técnicas de edificação. A restauração de prédios de valor histórica é outra área importante do setor de pesquisa. Há também empresas especializadas em restauração e conservação, muito ligadas à órgão públicos, que além de pesquisa fazem também projetos.
A UFRGS, UFSC, UnB, USP, Mackenzie, PUC-Campinas e UFMG são algumas faculdades bem recomendadas. Geralmente o curso dura em torno de 5 anos. E o salário inicial é de R$ 1.676,00 a R$ 3.960,00.
Atualmente as faculdades estão formando uma grande quantidade de profissionais, que chega até a ser maior que a real necessidade do mercado, e por isso muita gente acaba ficando desempregada. Algumas empresas também oferecem a possibilidade do estágio. Muitos estagiários, inclusive, conseguem ser efetivados depois do período de estágio.
Há oportunidades de trabalho em escritórios de arquitetura que atuam na construção de edifícios. Obras maiores, como rodovias e pontes, geram oportunidades para os especialistas em urbanismo e paisagismo. Governos municipais, estaduais e federais também demandam o profissional para reforma e construção de prédios públicos, rodovias, portos e estádios. E também é possível seguir como autônomo - neste caso, o melhor ramo é o de criação de projetos residenciais.
Porte da Empresa 0 – 2 anos 3 – 5 anos 6 – 9 anos > 10 anos Pequenas & Medias empresas 2.500 – 5.000 3.500 – 8.000 3.700 – 12.000 4.500 – 15.000 Grandes Empresas 3.000 – 4.500 3.500 – 9.000 4.000 – 20.000 6.000 – 31.000 A lei criada no ano de 1966, fixa o salário de um Arquiteto em 6 salários mínimos. Esse salário é para profissionais em inicio de Carreira .