Definição do termo “Arte Conceitual” O termo “Arte Conceito” surgiu pela primeira vez em 1963, na revista Anthology do Fluxus , onde o artista Henry Flynt define essa nova forma de expressão como um tipo de arte na qual o material é a linguagem. Surgiu como movimento na década de 60 e seguiu até por volta de 1970. Contudo, já na década de 50, Duchamp dera início a essa nova forma de arte.
À esquerda Marcel Duchamp com a obra Roda de Bicicleta (1913). À direita, a obra Fonte (1917)
ARTE ENQUANTO IDEIA Para a Arte conceitual o que importa não é mais a estética da obra, como aconteceu até agora, mas sim a ideia , o conceito que envolve o trabalho. Para os artistas conceituais o que realmente era relevante na arte, não eram os materiais utilizados mas o que tais obras tinham a dizer. A grande questão da arte conceitual era definir os limites e fronteiras do fazer artístico, ou seja, ela é baseada na indagação: O que é arte?
O artista recifense Paulo Bruscky em performance conceitual de 1978.
Principais características da A rte C onceitual Crítica ao formalismo e ao mercado da arte; Crítica ao materialismo e ao consumo; A estética deixando de ser prioridade; Popularização da arte como veículo de comunicação; Arte mental e reflexiva ; Ruptura com a arte clássica e formal; Uso de fotografias, textos, vídeos, instalações, performances (teatro, dança).
Principais Artistas Marcel Duchamp - (1887-1968) F oi um renomado pintor e escultor francês, bem como um ícone das vanguardas artísticas europeias do início do século XX . Ele foi um dos precursores da arte conceitual.
Roda de Bicicleta ( 1913) – Marcel Duchamp
Principais Artistas Joseph Beuys – (1921-1986) Beuys é considerado o artista plástico alemão mais importante depois da Segunda Guerra Mundial. A arte conceitual desafiou o status quo político e cultural, buscando dar visibilidade à autoridade e, muitas vezes, desafiando-a diretamente .
Eu Gosto da América e a América Gosta de Mim. Joseph Beuys , 1974, performance e instalação.
Arte C onceitual no Brasil Essa proposta de arte mais reflexiva atingiu o país a partir de 1970 . Com o regime ditatorial impondo uma repressão dramática sobre as expressões artísticas, os artistas brasileiros começaram a buscar alternativas diferentes de arte para, assim, propagar suas mensagens e criticar as condições impostas pelo regime militar. Para isso, a linguagem metafórica e as ideias prevaleciam, já que a mensagem era muito mais importante do que a estética.
Principais artistas brasileiros Cildo Meireles – 72 anos C riou objetos e instalações que questionavam a ditadura e a dependência do Brasil na economia global. C om o objetivo de criticar o regime, o artista arquitetou uma série de trabalhos nas décadas de 1970 e 1980 .
“ Inserções em circuito ideológico: Projeto Coca-Cola”. Cildo Meireles - 1970
Principais artistas brasileiros Cláudio Tozzi – 75 anos A bordava a linguagem dos meios de comunicação de massa de modo reflexivo e metódico. S uas imagens foram construídas com forte influência gráfica, uma das mais importantes da arte conceitual.
Parafuso – Cláudio Tozzi , 1972
“Ramos” da Arte Conceitual Instalação; Performance; Happening;
REFERÊNCIAS TOURAIS, Nathália . Tudo que você precisa saber sobre arte conceitual e 4 artistas incríveis para se inspirar . Guia da Semana, 16 mar. 2016. Disponível em: https://www.guiadasemana.com.br/arte/noticia/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-arte-conceitual-e-4-artistas-incriveis-para-se-inspirar. Acesso em: 26 maio 2020 . PAPOCA, Agencia. Arte Conceitual no Brasil: conheça suas características, artistas e obras . LAART, 28 ago. 2019. Disponível em: https://laart.art.br/blog/arte-conceitual-no-brasil/. Acesso em: 26 maio 2020.
REFERÊNCIAS AIDAR, Laura. Arte Conceitual . Toda Matéria, 10 set. 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/arte-conceitual/. Acesso em: 26 maio 2020 . GUEST2B9B0D. Arte Conceitual Semina´Rio . SlideShare , 4 jun. 2008. Disponível em: https://pt.slideshare.net/guest2b9b0d/arte-conceitual-seminario?from_action=save. Acesso em: 26 maio 2020.