Aspectos sobre o Desenvolvimento Físico e Cognitivo no Início da Vida Adulta e no Adulto Jovem
Quando uma pessoa se torna adulta? A sociedade contemporânea tem uma série de marcadores. A maturidade sexual chega durante a adolescência; a maturidade cognitiva geralmente demora mais. A definição de idade adulta legal varia: aos 16 anos, os jovens podem votar e, aos 18, no Brasil, já podem se casar sem a autorização dos pais. Utilizando definições sociológicas, as pessoas podem ser consideradas adultas quando são responsáveis por si mesmas ou escolheram uma carreira, casaram-se ou estabelecem um relacionamento afetivo significativo ou iniciaram uma família. A maturidade psicológica depende de realizações como descobrir a própria identidade, tornar- -se independente dos pais, desenvolver um sistema de valores e estabelecer relacionamentos.
Três critérios que a maioria das pessoas usam para definir a idade adulta: Aceitar a responsabilidade por si mesmo ; Tomar decisões independentes ; Tornar-se financeiramente independente. Início da vida adulta—tempo de transição
Condição de Saúde na Idade Adulta Jovem A maioria dos adultos jovens são saudáveis (95%) Acidentes são a principal causa de morte. Entretanto, muitos: – Estão acima do peso; – Exercitam-se muito pouco.
Influências Genéticas na Saúde Muitos transtornos têm origens genéticas: – Obesidade ; – Alguns tipos de câncer – pulmão, próstata e mama ; – Colesterol alto.
Medidas Preventivas para a Saúde Exames regulares :Papanicolau, autoexame dos seios ; Boa postura (síndrome do túnel do carpo[relacionadas a trabalho] ) ; Atividade física ; Sono.
Riscos para a Saúde na Idade Adulta Jovem Obesidade/sobrepeso; Atividade física infrequente; Tabagismo; Uso ou abuso de álcool Especialmente arriscado durante os anos de faculdade ; Uso ou abuso de outras substâncias.
Problemas de Saúde Mental Alcoolismo ; Comportamento Antissocial; Depressão .
Cognição na Idade Adulta: Pensamento Reflexivo Dewey 1910 Tipo de pensamento logico que pode surgir na vida adulta, envolvendo avaliação continua e ativa das informações e crenças; Questionamento de fatos supostos ; Surge entre 20 e 25 anos ; Embora quase todos os adultos desenvolvam essa capacidade de se tornarem pensadores reflexivos, poucos conseguem aplica-la a vários tipos de problemas. Para pensar verdadeiramente bem, cumpre-nos estar dispostos a manter e prolongar esse estado de dúvida, que é o estímulo para uma investigação perfeita, na qual nenhuma idéia se aceite, nenhuma crença se afirme positivamente, sem que se lhes tenham descoberto as razões justificativas ( Dewey, 1959, p.25).
Pensamento Pós-Formal característica do homem adulto, amadurecido Combina lógica com emoção e experiência prática para solucionar problemas ambíguos Capacidade de lidar com: – Incerteza e inconsistência – Contradição – Imperfeição e compromisso Baseado em: – Intuição – Emoção – Lógica
Componentes do Pensamento Pós-Formal Crescimento Definição do problema Mudança de processo-produto Pragmatismo (capacidade de escolher por diversas soluções) Soluções múltiplas (os problemas tem mais de uma causa) Consciência do paradoxo (Reconhecer que um problema ou solução envolve conflitos) Pensamento autorreferencial (Consciência de qual logica usar)
Inteligência Emocional (IE) A capacidade de reconhecer e lidar com os próprios sentimentos e os sentimentos dos outros Autoconsciência Autogerência Consciência social Manejo do relacionamento
Raciocínio moral Kohlberg foi seguidor de Piaget e se interessou em estudar sobre moralidade. Para Kohlberg existem 6 estágios no desenvolvimento moral, dividido em 3 níveis. Não dá importância a moralidade externa e sim interna. Dilemas morais de Kohlberg : Acredita que através de um processo maturacional e interativo, todos os seres humanos têm a capacidade de chegar à plena competência moral, medida pelo paradigma da moralidade autônoma, ou, como prefere Kohlberg , pela da moralidade pós-convencional.
Cultura e Raciocínio Moral Exemplos de viés cultural: – Monges budistas têm pontuações baixas devido aos seus princípios de não violência e cooperação. – A premissa do dilema é inacreditável para os aldeões chineses
Gênero e Raciocínio Moral Gilligan considerava que os dilemas de Kohlberg continham viés de gênero a princípio. Favoreciam as visões de justiça masculinas acima da compaixão feminina Outras pesquisas não encontraram viés de gênero