Assistência de Enfermagem ao corpo pós óbito.

pososospos 381 views 7 slides Apr 26, 2024
Slide 1
Slide 1 of 7
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7

About This Presentation

Assistência de enfermagem ao corpo pós morte


Slide Content

Assistência de Enfermagem ao morto

A morte ou o óbito é a cessação da vida, com interrupção irreversível das funções vitais do organismo e, legalmente deve ser constatada pelo médico. Após a morte, observa-se esfriamento do corpo, manchas generalizadas de coloração arroxeada, relaxamento dos esfincteres e rigidez cadavérica. A equipe de enfermagem deve anotar a hora da parada cardiorrespiratória, as manobras de reanimação, os medicamentos utilizados, hora e causa da morte e o nome do medico que constatou o óbito.

Somente após essa constatação inicia-se o preparo do corpo: limpeza e identificação, evitar odores desagradáveis e saída de secreções e sangue e adequar a posição do corpo antes que ocorra a rigidez cadavérica. Faz – se necessário lembrar que o cadáver merece todo o respeito e consideração, e que sua família deve ser atendida com toda a atenção, respeitando-se sua dor e informando-a cuidadosamente, de modo compreensível, sobre os procedimentos a serem realizados.

Geralmente é o médico quem fornece as informações da causa e hora da morte; no entanto atualmente , a presença do familiar junto ao paciente terminal tem sido incentivada e autorizada (“visitas liberadas”), o que permite à família acompanhar mais de perto a situação. Na medida do possível, durante a fase terminal, é imprescindível que a equipe de enfermagem sensibilize-se na ajuda/amparo ao familiar do paciente, que pode ser conseguido ouvindo-o com atenção.

Preparo do corpo Antes de preparar o material a ser utilizado, verificar se há necessidade de realizar a higiene do corpo; a seguir, providenciar algodão, pinça pean ou similar, atadura de crepe, maca sem colchão, lencóis , biombo se houver outros pacientes no mesmo ambiente e etiquetas de identificação preenchidas pelo enfermeiro. Após a limpeza do corpo e retirada de drenos, sondas, cateteres e outros objetos, realizar o tamponamento de cavidades, caso não haja contra indicação religiosa/ cultural ou se esta for a rotina normal da instituição.

Com auxilio da pinça tamponar com algodão as cavidades do ouvido, nariz, boca, ânus e vagina, objetivando evitar a saída de secreções. Antes que ocorra a rigidez cadavérica, fechar os olhos do morto, com auxilio de atadura de crepe fixar o queixo, pés e mãos . A etiqueta de identificação deve ficar presa ao pulso, e o corpo mantido em posição anatômica : decúbito e os braços sobre o tórax. O corpo deve ser transferido para a maca.

Se houver valores e pertences devem ser entregues aos familiares e anotados em prontuário, na ausência dos mesmos dve-se realizar o hol de pertences e guardado em local apropriado, encaminhar o corpo ao necrotério.
Tags