Introdução Este trabalho foi feito na disciplina de Biologia/Geologia, com a colaboração do professor Luís Romão com o objectivo de: apontar as características a pontar o movimento , d istingui-los entre eles Dos: Cometas Asteróides Meteoróides
Cometas O que são os cometas? Os cometas são corpos celestes, pequenos, frágeis e de formato irregular que orbitam em torno do Sol tendo assim órbitas elípticas. São corpos muito primitivos e são formados por núcleo , cabeleira e cauda .
Vento solar Núcleo Coma ou Cabeleira Cauda de Poeira Cauda de Gás
Quando os cometas se aproximam do Sol desenvolvem enormes caudas de matéria luminosa e que se podem estender por milhões de quilómetros , na direcção oposta ao Sol . Quando estão longe do Sol, o núcleo está muito frio e a sua matéria está congelada dentro do núcleo. Por essa razão os cometas são muitas vezes chamados de " icebergs sujos" ou "bolas de neve sujas" , porque mais de metade do seu material é gelo. Quando o cometa se aproxima do Sol, a superfície do núcleo começa a aquecer e volatiliza-se , por esse motivo se forma a cauda.
Chuvas de estrelas Cada vez que o cometa se aproxima do Sol , perde um pouco de material que os forma , então os cometas não podem resistir sempre á sua passagem pelo sol acabando por se desagregar em milhares de partículas que podem intersectar na orbita terrestres originar as famosas Chuvas de estrelas .
Asteróides Um asteróide (também chamado de planetóide) é um corpo menor do sistema solar normalmente apenas com algumas centenas de quilómetros. A palavra asteróide deriva do grego " astér ", que significa estrela e do sufixo " oide " que apresenta semelhanças a uma estrela .
Os asteróides, geralmente, movem-se entre a orbita de Marte e a de Júpiter, constituindo a cintura de asteróides . Porem alguns asteróides possuem orbitas muito excêntricas, aproximando-se durante um período de tempo, de vários planetas como Vénus, Terra e pensasse que também possam passar por Mercúrio.
Segundo as teorias mais modernas, os asteróides são resultado das condensações da nebulosa solar original, mas não conseguido juntar toda a matéria a sua volta devido as perturbações gravitacionais provocadas pelo planeta Júpiter. Outra teoria afirma ainda que ai existia um planeta, mas que foi destruído pela sua proximidade a Júpiter.
Meteoróides Os Meteoróides são corpos de diferentes dimensões, geralmente provenientes da cintura de asteróides ou de cometas , que entram na atmosfera terrestre. Quando os Meteoróides atingem a superfície da Terra são designados por meteoritos, formando uma cratera de impacto .
Durante a entrada na atmosfera , o meteoróide sofre aquecimento devido ao atrito, torna-se incandescente e deixa um rasto luminoso chamado meteoro ou estrela cadente . Aqueles que resistem ao atrito provocado pela entrada na atmosfera terrestre colidem com a superfície terrestre formando desta forma os meteoritos .
Estes meteoritos podem ser de natureza: metálica ( sideritos ) metalo-rochosos ( siderólitos ) rochosa (aerólitos) Os meteoritos de natureza rochosa também podem ser designados por condritos e por a condritos .
Conclusão Após a realização deste trabalho sobre os cometas , asteróides e Meteoróides , desenvolvemos as competências necessárias para a sua realização. Ficamos a saber o que eram os cometas, os Meteoróides e os asteróides, as suas características e como distingui-los . Vimos que: os asteróides são corpos de pequenas dimensões com orbitas, entre as orbitas dos planetas; os cometas têm orbitas muito excêntricas e só são visíveis quando se aproximam do Sol, sendo então formados por núcleo, cabeleira e cauda; os Meteoróides são, geralmente, provenientes da cintura de asteróides ou cometas e que quando em contacto com a superfície terrestre constituem os Meteoróides.
Bibliografia www.google.com (imagens) www.cdcc.usp.br www.wikipedia.org Silva, A.D; et al.2011. Terra, Universo de Vida – Geologia. Porto editora