Indústria 4.0 O futuro do trabalho para jovens Aula 01
Introdução Aqui você irá conhecer as competências do profissional 4.0 e destrinchar quais habilidades esse trabalhador terá de desenvolver para se destacar na Quarta Revolução Industrial . Na medida em que as máquinas se encarregam das tarefas repetitivas das tarefas repetitivas e operacionais, espera-se que os funcionários assumam atividades estratégicas, complexas e criativas que apenas seres humanos são capazes de fazer. Também vamos descobrir que antigas funções desaparecerão para que outras possam surgir, uma vez que pensamento crítico , a criatividade , a liderança , a capacidade de resolver problemas complexos , o empreendedorismo e a inteligência emocional serão mais exigidos do que habilidades técnicas. Por isso, é importante se reinventar e se manter sempre atualizado por meio de aprendizados contínuos.
Formação de profissionais para a Indústria 4.0 A Aprendizagem 4.0 é uma nova modalidade do programa jovem aprendiz do SENAI. Com formato inovador, o modelo oferece aulas a distância e presenciais, além de contar com um currículo que engloba as competências técnicas e socioemocionais da Indústria 4.0.
Adaptação ao novo cenário Em um universo onde máquinas, tecnologias e sistemas digitais vão ficar a cargo da produção, o profissional 4.0 será aquele que estará preparado para mudanças constantes , em sintonia com as transformações contínuas da nova indústria. Será preciso que o profissional abandone qualquer traço de reatividade, esteja aberto a mudanças , seja flexível e, acima de tudo, cultive o hábito de uma aprendizagem constante .
Com tantas mudanças, o profissional inserido na Indústria 4.0 precisa estar adaptado a essa nova realidade. É fundamental qualificar os profissionais das empresas em técnicas como programação, robótica colaborativa e análise de dados, assim como desenvolver competências socioemocionais com métodos para estimular a criatividade, o empreendedorismo, a liderança e a comunicação.
Indústria 4.0
Desafios da Indústria 4.0 O desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil envolve desafios que vão desde os investimentos em equipamentos, à adaptação de layouts, adaptação de processos e das formas de relacionamento entre empresas, criação de novas especialidades e desenvolvimento de competências, entre outras. No entanto, cada revolução econômica e industrial traz novos desafios e determinam novas abordagens dentro das organizações (Perez, 2010).
Com tantas mudanças, o profissional inserido na Indústria 4.0 precisa estar adaptado a essa nova realidade. É fundamental qualificar os profissionais das empresas em técnicas como programação, robótica colaborativa e análise de dados, assim como desenvolver competências socioemocionais com métodos para estimular a criatividade, o empreendedorismo, a liderança e a comunicação. Em face aos desafios em que a atual produção industrial se encontra, onde os clientes finais requerem produtos cada vez mais personalizados e em pequenos lotes, o atual paradigma de produção não é sustentável (Alkaya, 2015). Desafios da Indústria 4.0
Um dos desafios mais críticos enfrentados pela Indústria 4.0 está relacionado com as pessoas. Os novos cenários terão implicações significativas na natureza do trabalho, já que transformarão a concepção, a fabricação, a operação dos produtos e serviços nos sistemas de produção (The Boston Consulting Group, 2015). Produzir num ambiente 4.0 exigirá mudanças no que diz respeito a organização do trabalho. Para isso, o ambiente de produção deverá ser adaptável ao nível dos processos (Khan & Turowski,2016) de forma a suportar a flexibilidade necessária para fornecer produtos mais individualizados (personalizados) com os custos reduzidos. Desafios da Indústria 4.0
Quem quiser ter sucesso nesse novo cenário terá de desenvolver habilidades requeridas
Adequação Programa SENAI de Padronização Educacional Manufatura Avançada
Saber o que a Educação Socioemocional pretende desenvolver em sala de aula é fundamental. As habilidades dos alunos podem ser divididas em quatro frentes: Cognitiva – Resolver problemas, planejar, tomar decisões, estabelecer conclusões lógicas, investigar e compreender problemas, pensar de forma criativa, fortalecer a memória, classificar e seriar. Emocional – Lidar com as emoções, com o ganhar e o perder, aprender com o erro, desenvolver autoconfiança, autoavaliação e responsabilidade. Social – Cooperar e colaborar, lidar com regras, trabalhar em equipe, comunicar-se com clareza e coerência, resolver conflitos, atuar em um ambiente de competição saudável. Ética – Respeitar, tolerar e viver a diferença, agir positivamente para o bem comum.
A indústria e o profissional 4.0 A indústria 4.0 já está em uso e graças aos avanços tecnológicos da última década, aliados às tecnologias desenvolvidas em diversos campos, a indústria incorpora cada vez mais tecnologias habilitadoras, como a Internet das Coisas, Big Data, Computação na Nuvem, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada.
NÓS TEMOS UMA MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica, inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira SENAI Atuação prioritária Educação profissional Tecnologia e Inovação