Aula 02- 2 ano - Comte e a Lei dos três Estados.pptx
40 views
17 slides
Jul 10, 2024
Slide 1 of 17
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
About This Presentation
Neste slide é apresentado a teoria de Augusto Comte, a Lei dos Três Estados.
Size: 3.81 MB
Language: pt
Added: Jul 10, 2024
Slides: 17 pages
Slide Content
SOCIOLOGIA 2 ª SÉRIE COMTE E A LEI DOS TRÊS ESTADOS
OBJETIVO Entender a Lei dos Três Estados, identificando as características do Estado Teológico, Metafísico e Positivo e a definição senso comum.
Para Comte, a sociedade evolui em estágios. Reflita: A sociedade sofre mudanças? Você percebe elas? Essas mudanças se direcionam ao progresso?
COMTE E O PROGRESSO A teoria sociológica de Comte é evolucionista-social , que pressupõe uma ideia de progresso , organizado em etapas universais .
COMTE E A LEI DOS TRÊS ESTADOS A lei dos três estados, formulada por Auguste Comte, é considerada como a lei fundamental de sua teoria e rege o modo de pensar da humanidade . Ela caracteriza-se por concepções da história humana e indica que elas passam por três fases: teológica, metafísica e positiva.
Discurso Sobre O Espírito Positivo: ORDEM E PROGRESSO Obra em que Comte elabora a Lei: Discurso Sobre O Espírito Positivo: ORDEM E PROGRESSO (1848)
ESTADO TEOLÓGICO OU FICTÍCIO É concebido por Comte como aquele em que o espírito humano busca explicações para os fenômenos sociais e da natureza no sobrenatural , na ação divina, uma explicação que ainda não estaria voltada para o uso racional da mente humana , sendo por isso primitivo .
ATIVIDADE 1- Reflita: Cite um exemplo de explicação sobrenatural de um fenômeno e contraponha com uma explicação científica, explicando as duas lógicas. Escreva em seu caderno.
RESPOSTA 1- (Pessoal): Pode-se citar a explicação de algum fenômeno da sociedade, como a desigualdade social. Em uma explicação teológica, ela seria explicada pelo destino do indivíduo (pobre ou rico). Em uma explicação científica, diferentes variáveis seriam levadas em consideração ( acumulação de renda, falha de investimento no setor social, falta de oportunidades, etc ).
ESTADO METAFÍSICO É a transição entre o teológico e o positivo. Os agentes sobrenaturais presentes no estado teológico dão lugar a forças abstratas personificadas.
ESTADO POSITIVO É o estado científico e ocorre quando a observação dá lugar à imaginação e abstração presentes nos dois estados anteriores. Os fenômenos não dependem mais das vontades divinas ou do homem. O conhecimento científico encontrou sua perfeição e é o último estágio da evolução mental da razão humana .
ATIVIDADE 2 - Para Comte, o estado positivo culminaria na busca de leis científicas para descrever e explicar os fenômenos sociais. Uma dessas leis é o progresso da humanidade. Você concorda com essa ideia? Justifique a sua resposta e escreva um parágrafo em seu caderno.
RESPOSTA 2 - (Pessoal): Pode-se debater as mudanças sociais que ocorreram em prol do desenvolvimento (como a industrialização, por exemplo) e os retrocessos que uma dada mudança proporcionou (exemplo: as consequências da industrialização).
Em resumo ... Para Comte, a lei dos três estados só tem um sentido rigoroso quando combinada com a classificação das ciências. Esta ordem de classificação das ciências nos explica como os graus de positividade da ciência em diferentes domínios.
R ETOMADA Comte buscava estabelecer os fundamentos gerais das explicações acerca da ordem e da mudança social . Para isso, elaborou a Lei dos Três Estados (ou estágios) da história . Essa lei se refere à evolução da estrutura social e política e aos ramos do conhecimento humano .
REFERÊNCIAS ARAÚJO, S; BRIDI, M; MOTIM, B. Sociologia: Volume único: ensino médio . 2. ed. São Paulo: Scipione, 2016. ARON, R. As etapas do pensamento sociológico. Martins Fontes, 2009. BRANDÃO, R. A postura do positivismo com relação às ciências humanas . Theoria - Revista Eletrônica de Filosofia. 2011.