Aula 02 - Formação da Imagem Radiológica.pptx

1,568 views 45 slides Jan 21, 2024
Slide 1
Slide 1 of 45
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45

About This Presentation

Introdução a Formação da Imagem Radiológica


Slide Content

Formação da Imagem Radiológica Prof. Adenildo Souza Tecnólogo em Radiologia Pós-graduando em Gestão e Docência do Ensino Superior

Formação da imagem radiográfica

Para uma melhor compreensão do assunto, será utilizada a seguinte nomenclatura: Formação da imagem radiográfica: nomenclaturas

Formação da imagem radiográfica: nomenclaturas

Princípios Geométricos DA FORMAÇÃO DA IMAGEM

Princípios Geométricos DA FORMAÇÃO DA IMAGEM O tamanho da imagem projetada de um objeto pode ser calculado usando-se a seguinte fórmula: Onde: I= tamanho da imagem; O = tamanho do objeto; dFoA = distância foco-anteparo (filme); dFoO = distância foco-objeto.

Tamanho da imagem projetada

Tamanho da imagem projetada

Nitidez geométrica da imagem radiográfica A nitidez da imagem radiográfica pode ser definida como a delimitação exata das bordas da imagem projetada. Para evitar a falta de nitidez devemos usar a combinação de alguns fatores Geométricos:

Nitidez geométrica da imagem radiográfica 1º - Tamanho do Foco Emissor de Raios X: Quanto menor o tamanho do foco emissor de raios X, menor será a distorção geométrica e, consequentemente, maiores serão o detalhe e a nitidez da imagem radiográfica. Quanto maior o tamanho do foco emissor de raios X, maior será a zona de penumbra na formação da imagem radiográfica e, consequentemente, menores serão o detalhe e a nitidez da imagem.

Zona de penumbra Também conhecida como flou geométrico, corresponde à falta de nitidez na imagem radiográfica, causada pela distorção geométrica. Pode ser calculada pela fórmula: P = dOFi / dFoO x tamanho do foco

Nitidez geométrica da imagem radiográfica Foco Grosso Foco Fino

Nitidez geométrica da imagem radiográfica 2º - Distância Foco Filme ( dFoFi ): Corresponde à distância (d) entre o foco emissor de raios X (Fo) e o Filme radiográfico ( Fi ). Assim, para uma mesma distância objeto-filme ( dOFi ), a maior distância foco-filme ( dFoFi ) resultará em uma menor ampliação da imagem radiográfica e menor zona de penumbra.

Nitidez geométrica da imagem radiográfica

Nitidez geométrica da imagem radiográfica 3º - Distância Objeto Filme ( dOFi ): Corresponde à distância (d) entre o objeto (O) em estudo e o Filme radiográfico ( Fi ). Assim, para uma mesma distância foco-filme ( dFoFi ), uma menor distância objeto-filme ( dOFi ) resultará em uma menor ampliação da imagem radiográfica e menor zona de penumbra.

Nitidez geométrica da imagem radiográfica

Nitidez geométrica da imagem radiográfica 4º - Distância Foco Objeto ( dFoO ): Corresponde à distância (d) entre o foco emissor de raios X (Fo) e o objeto em estudo (O). É semelhante à distância objeto-filme ( dOFi ), ou seja, para uma mesma distância foco-filme ( dFoFi ), a maior distância foco-objeto ( dFoO ) resultará em menor ampliação da imagem radiográfica e menor zona de penumbra.

Nitidez geométrica da imagem radiográfica

Nitidez geométrica da imagem radiográfica

Nitidez geométrica da imagem radiográfica Para evitar a falta de nitidez geométrica (flou geométrico), devemos usar a combinação dos seguintes parâmetros: A maior distância foco-filme ( dFoFi ) associada a menor distância objeto-filme ( dOFi ) e, na medida do possível, menor foco emissor de radiação. Assim, teremos uma imagem radiográfica mais nítida, de melhor qualidade.

INTERAÇÃO DO FEIXE DE Radiação COM O OBJETO A trajetória do feixe de raios X do foco emissor (Fo) até o Anteparo (filme radiográfico), atravessando um objeto pode ser dividida em três etapas:

INTERAÇÃO DO FEIXE DE Radiação COM O OBJ ETO 1ª Etapa: Corresponde á produção e emissão do feixe de radiação pelo foco emissor até o objeto.

INTERAÇÃO DO FEIXE DE Radiação COM O OBJ ETO 2ª Etapa: Corresponde á interação do feixe primário de radiação com o objeto. Nessa etapa, ira ocorrer a atenuação do feixe de raios X.

2ª Etapa: Atenuação - Consiste na redução da intensidade do feixe de radiação incidente. Atenuação é o produto da absorção do espalhamento. INTERAÇÃO DO FEIXE DE Radiação COM O OBJ ETO: atenuação

FATORES QUE AFETAM A ATENUAÇÃO DO FEIXE DE RADIAÇÃO Espessura: Quanto mais espesso for o objeto irradiado, maior será a atenuação do feixe de radiação. Densidade: Quanto mais Denso for o objeto irradiado, maior será a atenuação do feixe de radiação. Número Atômico (Z): Quanto maior for o número atômico (Z) do objeto irradiado, maior será atenuação do feixe de radiação.

FATORES QUE AFETAM A ATENUAÇÃO DO FEIXE DE RADIAÇÃO A atenuação ocorre pela combinação dos fenômenos de absorção e difusão do feixe de radiação (atenuação = absorção +difusão). Absorção: Efeito fotoelétrico

FATORES QUE AFETAM A ATENUAÇÃO DO FEIXE DE RADIAÇÃO Absorção: Produção de pares

FATORES QUE AFETAM A ATENUAÇÃO DO FEIXE DE RADIAÇÃO Difusão: Elástica Também denominado efeito Thomson.

FATORES QUE AFETAM A ATENUAÇÃO DO FEIXE DE RADIAÇÃO Difusão: Inelástica Também denominado efeito Compton.

INTERAÇÃO DO FEIXE DE Radiação COM O OBJ ETO 3ª Etapa: Corresponde á interação do feixe emergente de radiação do objeto com o filme. Cerca de 5% dos fótons que incidem no objeto emergem sem sofrer alterações.

Projeção da Imagem radiográfica A imagem radiográfica é formada pela sombra projetada de Órgãos com formas e estruturas diferentes, situados em diferentes planos do corpo, projetados em um único plano no anteparo (chassi [filme radiográfico], tela fluoroscópica [écran] ou detector digital).

IMAGEM Radiográfica Em função do receptor, obtém-se a formação de três tipos de imagem: Radioscópica, radiográfica analógica (filme radiográfico) e radiográfica digital. O feixe de raios X atenuado ao atravessar o objeto cria uma imagem não perceptível ao olho humano denominada imagem radiante . Essa imagem pode tornar-se visível sobre um receptor, que faz aparecer, às variações de luminescências proporcionais, as intensidades recebidas.

Imagem radioscópica É uma imagem produzida por meio da incidência do feixe de radiação sobre um écran fluoroscópico. Nesse caso, as áreas escuras correspondem às imagens radiopacas e as áreas claras, às imagens radiotransparentes .

Imagem radioscópica

Imagem radiográfica analógica É uma imagem produzida através da incidência do feixe de radiação sobre uma emulsão fotográfica ( filme radiográfico ). No filme radiográfico, as áreas escuras correspondem às imagens radiotransparentes e as áreas claras, às imagens radiopacas.

Imagem radiográfica analógica

Imagem radiográfica digital O conceito de formação da imagem radiográfica digital corresponde basicamente à projeção das variações de luminescências proporcionais às intensidades do feixe de radiação, recebidas pelo receptor. O padrão da imagem radiográfica digital projetada no monitor é o mesmo da imagem radiográfica analógica (filme radiográfico).

Fatores de exposição para imagens radiográficas Para cada imagem radiográfica obtida, o técnico ou tecnólogo em radiologia deve selecionar os fatores de exposição no painel de controle do equipamento de radiografia. Os fatores de exposição, por vezes referido como fatores técnicos , incluem os seguintes:

Fatores de exposição para imagens radiográficas Quilovoltagem (kV) – controla a energia (poder penetrante) do feixe de raios X Miliamperagem ( mA ) – controla a quantidade ou número de raios X produzidos Tempo de exposição ( ms ) – controla a duração da exposição, geralmente expressa em milissegundos.

Fatores de Qualidade de Imagem radiográfica Imagens radiográficas baseadas em filme são avaliadas tendo como alicerce quatro fatores de qualidade , a saber: De nsidade: O principal fator controlador da densidade do filme é a mAs , que controla a densidade por meio da quantidade de raios X emitidos do tubo de raios X e a duração da exposição.

Fatores de Qualidade de Imagem radiográfica Contraste: O principal fator controlador do contraste é a quilovoltagem ( kV ), que controla a energia ou o poder penetrante do feixe de raios X primário. Outros fatores podem afetar o contraste radiográfico é a quantidade de radiação dispersa recebida pela tela-filme influencia o contraste radiográfico.

Fatores de Qualidade de Imagem radiográfica Resolução espacial ou Detalhe: Fatores geométricos que controlam ou influenciam a resolução consistem em tamanho do ponto focal, DFoFi e ( dOFi ). O uso de ponto focal pequeno, aumento da DFoFi e diminuição na dOFi resultam em menos opacidade geométrica e aumentam a resolução. A movimentação do paciente também afeta a qualidade da imagem (movimentos voluntários e involuntários).

Fatores de Qualidade de Imagem radiográfica O uso da dFoFi correta à medida que a dOFi é minimizada, garantindo que o objeto e o RI sejam alinhados, e o alinhamento ou centralização corretos do RC à parte a ser radiografada, podem diminuir a distorção numa imagem radiográfica. Distorção: Q uatro fatores de controle principais da distorção: dFoFi , dOFi , alinhamento do receptor objeto-imagem e alinhamento/centralização do raio central.

REFERENCIAS BIASOLI JR, Antônio. Técnicas radiográficas: princípios físicos, anatomia básica, posicionamento, radiologia digital, tomografia computadorizada. 2 ed. rev. E ampl . – Rio de Janeiro: Rubio , 2016. Bontrager KL . Tratado de técnica radiológica e base anatômica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2015.