Formação da Imagem Radiológica Prof. Adenildo Souza Tecnólogo em Radiologia Pós-graduando em Gestão e Docência do Ensino Superior
Formação da imagem radiográfica
Para uma melhor compreensão do assunto, será utilizada a seguinte nomenclatura: Formação da imagem radiográfica: nomenclaturas
Formação da imagem radiográfica: nomenclaturas
Princípios Geométricos DA FORMAÇÃO DA IMAGEM
Princípios Geométricos DA FORMAÇÃO DA IMAGEM O tamanho da imagem projetada de um objeto pode ser calculado usando-se a seguinte fórmula: Onde: I= tamanho da imagem; O = tamanho do objeto; dFoA = distância foco-anteparo (filme); dFoO = distância foco-objeto.
Tamanho da imagem projetada
Tamanho da imagem projetada
Nitidez geométrica da imagem radiográfica A nitidez da imagem radiográfica pode ser definida como a delimitação exata das bordas da imagem projetada. Para evitar a falta de nitidez devemos usar a combinação de alguns fatores Geométricos:
Nitidez geométrica da imagem radiográfica 1º - Tamanho do Foco Emissor de Raios X: Quanto menor o tamanho do foco emissor de raios X, menor será a distorção geométrica e, consequentemente, maiores serão o detalhe e a nitidez da imagem radiográfica. Quanto maior o tamanho do foco emissor de raios X, maior será a zona de penumbra na formação da imagem radiográfica e, consequentemente, menores serão o detalhe e a nitidez da imagem.
Zona de penumbra Também conhecida como flou geométrico, corresponde à falta de nitidez na imagem radiográfica, causada pela distorção geométrica. Pode ser calculada pela fórmula: P = dOFi / dFoO x tamanho do foco
Nitidez geométrica da imagem radiográfica Foco Grosso Foco Fino
Nitidez geométrica da imagem radiográfica 2º - Distância Foco Filme ( dFoFi ): Corresponde à distância (d) entre o foco emissor de raios X (Fo) e o Filme radiográfico ( Fi ). Assim, para uma mesma distância objeto-filme ( dOFi ), a maior distância foco-filme ( dFoFi ) resultará em uma menor ampliação da imagem radiográfica e menor zona de penumbra.
Nitidez geométrica da imagem radiográfica
Nitidez geométrica da imagem radiográfica 3º - Distância Objeto Filme ( dOFi ): Corresponde à distância (d) entre o objeto (O) em estudo e o Filme radiográfico ( Fi ). Assim, para uma mesma distância foco-filme ( dFoFi ), uma menor distância objeto-filme ( dOFi ) resultará em uma menor ampliação da imagem radiográfica e menor zona de penumbra.
Nitidez geométrica da imagem radiográfica
Nitidez geométrica da imagem radiográfica 4º - Distância Foco Objeto ( dFoO ): Corresponde à distância (d) entre o foco emissor de raios X (Fo) e o objeto em estudo (O). É semelhante à distância objeto-filme ( dOFi ), ou seja, para uma mesma distância foco-filme ( dFoFi ), a maior distância foco-objeto ( dFoO ) resultará em menor ampliação da imagem radiográfica e menor zona de penumbra.
Nitidez geométrica da imagem radiográfica
Nitidez geométrica da imagem radiográfica
Nitidez geométrica da imagem radiográfica Para evitar a falta de nitidez geométrica (flou geométrico), devemos usar a combinação dos seguintes parâmetros: A maior distância foco-filme ( dFoFi ) associada a menor distância objeto-filme ( dOFi ) e, na medida do possível, menor foco emissor de radiação. Assim, teremos uma imagem radiográfica mais nítida, de melhor qualidade.
INTERAÇÃO DO FEIXE DE Radiação COM O OBJETO A trajetória do feixe de raios X do foco emissor (Fo) até o Anteparo (filme radiográfico), atravessando um objeto pode ser dividida em três etapas:
INTERAÇÃO DO FEIXE DE Radiação COM O OBJ ETO 1ª Etapa: Corresponde á produção e emissão do feixe de radiação pelo foco emissor até o objeto.
INTERAÇÃO DO FEIXE DE Radiação COM O OBJ ETO 2ª Etapa: Corresponde á interação do feixe primário de radiação com o objeto. Nessa etapa, ira ocorrer a atenuação do feixe de raios X.
2ª Etapa: Atenuação - Consiste na redução da intensidade do feixe de radiação incidente. Atenuação é o produto da absorção do espalhamento. INTERAÇÃO DO FEIXE DE Radiação COM O OBJ ETO: atenuação
FATORES QUE AFETAM A ATENUAÇÃO DO FEIXE DE RADIAÇÃO Espessura: Quanto mais espesso for o objeto irradiado, maior será a atenuação do feixe de radiação. Densidade: Quanto mais Denso for o objeto irradiado, maior será a atenuação do feixe de radiação. Número Atômico (Z): Quanto maior for o número atômico (Z) do objeto irradiado, maior será atenuação do feixe de radiação.
FATORES QUE AFETAM A ATENUAÇÃO DO FEIXE DE RADIAÇÃO A atenuação ocorre pela combinação dos fenômenos de absorção e difusão do feixe de radiação (atenuação = absorção +difusão). Absorção: Efeito fotoelétrico
FATORES QUE AFETAM A ATENUAÇÃO DO FEIXE DE RADIAÇÃO Absorção: Produção de pares
FATORES QUE AFETAM A ATENUAÇÃO DO FEIXE DE RADIAÇÃO Difusão: Elástica Também denominado efeito Thomson.
FATORES QUE AFETAM A ATENUAÇÃO DO FEIXE DE RADIAÇÃO Difusão: Inelástica Também denominado efeito Compton.
INTERAÇÃO DO FEIXE DE Radiação COM O OBJ ETO 3ª Etapa: Corresponde á interação do feixe emergente de radiação do objeto com o filme. Cerca de 5% dos fótons que incidem no objeto emergem sem sofrer alterações.
Projeção da Imagem radiográfica A imagem radiográfica é formada pela sombra projetada de Órgãos com formas e estruturas diferentes, situados em diferentes planos do corpo, projetados em um único plano no anteparo (chassi [filme radiográfico], tela fluoroscópica [écran] ou detector digital).
IMAGEM Radiográfica Em função do receptor, obtém-se a formação de três tipos de imagem: Radioscópica, radiográfica analógica (filme radiográfico) e radiográfica digital. O feixe de raios X atenuado ao atravessar o objeto cria uma imagem não perceptível ao olho humano denominada imagem radiante . Essa imagem pode tornar-se visível sobre um receptor, que faz aparecer, às variações de luminescências proporcionais, as intensidades recebidas.
Imagem radioscópica É uma imagem produzida por meio da incidência do feixe de radiação sobre um écran fluoroscópico. Nesse caso, as áreas escuras correspondem às imagens radiopacas e as áreas claras, às imagens radiotransparentes .
Imagem radioscópica
Imagem radiográfica analógica É uma imagem produzida através da incidência do feixe de radiação sobre uma emulsão fotográfica ( filme radiográfico ). No filme radiográfico, as áreas escuras correspondem às imagens radiotransparentes e as áreas claras, às imagens radiopacas.
Imagem radiográfica analógica
Imagem radiográfica digital O conceito de formação da imagem radiográfica digital corresponde basicamente à projeção das variações de luminescências proporcionais às intensidades do feixe de radiação, recebidas pelo receptor. O padrão da imagem radiográfica digital projetada no monitor é o mesmo da imagem radiográfica analógica (filme radiográfico).
Fatores de exposição para imagens radiográficas Para cada imagem radiográfica obtida, o técnico ou tecnólogo em radiologia deve selecionar os fatores de exposição no painel de controle do equipamento de radiografia. Os fatores de exposição, por vezes referido como fatores técnicos , incluem os seguintes:
Fatores de exposição para imagens radiográficas Quilovoltagem (kV) – controla a energia (poder penetrante) do feixe de raios X Miliamperagem ( mA ) – controla a quantidade ou número de raios X produzidos Tempo de exposição ( ms ) – controla a duração da exposição, geralmente expressa em milissegundos.
Fatores de Qualidade de Imagem radiográfica Imagens radiográficas baseadas em filme são avaliadas tendo como alicerce quatro fatores de qualidade , a saber: De nsidade: O principal fator controlador da densidade do filme é a mAs , que controla a densidade por meio da quantidade de raios X emitidos do tubo de raios X e a duração da exposição.
Fatores de Qualidade de Imagem radiográfica Contraste: O principal fator controlador do contraste é a quilovoltagem ( kV ), que controla a energia ou o poder penetrante do feixe de raios X primário. Outros fatores podem afetar o contraste radiográfico é a quantidade de radiação dispersa recebida pela tela-filme influencia o contraste radiográfico.
Fatores de Qualidade de Imagem radiográfica Resolução espacial ou Detalhe: Fatores geométricos que controlam ou influenciam a resolução consistem em tamanho do ponto focal, DFoFi e ( dOFi ). O uso de ponto focal pequeno, aumento da DFoFi e diminuição na dOFi resultam em menos opacidade geométrica e aumentam a resolução. A movimentação do paciente também afeta a qualidade da imagem (movimentos voluntários e involuntários).
Fatores de Qualidade de Imagem radiográfica O uso da dFoFi correta à medida que a dOFi é minimizada, garantindo que o objeto e o RI sejam alinhados, e o alinhamento ou centralização corretos do RC à parte a ser radiografada, podem diminuir a distorção numa imagem radiográfica. Distorção: Q uatro fatores de controle principais da distorção: dFoFi , dOFi , alinhamento do receptor objeto-imagem e alinhamento/centralização do raio central.
REFERENCIAS BIASOLI JR, Antônio. Técnicas radiográficas: princípios físicos, anatomia básica, posicionamento, radiologia digital, tomografia computadorizada. 2 ed. rev. E ampl . – Rio de Janeiro: Rubio , 2016. Bontrager KL . Tratado de técnica radiológica e base anatômica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2015.