Aula 1 NeuroanatomofisioPsicologias.pptx

EzequielAFeitosa 19 views 18 slides Feb 20, 2024
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

Aula 1 de NeuroAnaotmia para psicólogos.


Slide Content

Matéria: Neuroanatomofisiologia. Tema :Introdução a Neurociência. Ezequiel de Andrade Feitosa, CRP123903 Mestrando como aluno Especial Unicamp Saúde da Criança e Adolescentes Especialista em Análise Comportamental Pós-Graduado em Avaliação, ITCR-Campinas. Pós Graduado em Tratamento em Dep. Química, IPQ/USPHC Pós Graduação em Avaliação Psicológica do Transito. CRP 123904/06- Cursos: Neuroplasticidade. Avaliação e Intervenção no TEA método ABA. Psicólogo Intervencionista com experiência APAE E PESTALOZZI/Campinas.

Matéria: Neuroanatomofisiologia. Tema :Introdução a Neurociência. A neurociência tradicionalmente visa entender o funcionamento do sistema nervoso. Objetivo Relacionar o cérebro com a mente é tarefa da neurociência cognitiva. É uma mistura entre a neurociência e a psicologia cognitiva com nossos comportamentos. Iremos abordar conceitos básicos desta área.

Matéria: Neuroanatomofisiologia. Tema :Introdução a Neurociência. A cognição, preocupa-se com o conhecimento de funções superiores ou funções executivas. Mem ória, declarativa não declarativa. Linguagem, cominação verbal. Atenção e suas variações.

Matéria: Neuroanatomofisiologia. Tema :Introdução a Neurociência. Iremos estudar: Historia da Neurociência. Método de Investigação. Neuroimagem.

Matéria: Neuroanatomofisiologia. Tema :Introdução a Neurociência. Existem filósofos que, apelando para a noção de possibilidade lógica (possibilidade metafísica). Existência de substância não física que corresponda à natureza da mente ou de uma suposta alma. Porém, lado oposto, a folk psychology (psicologia popular). Conteúdos proposicionais e uma determinada postura mental com implicações práticas (p. ex., acreditar, desejar, esperar) (P. M. Churchland , 1981; P. S. Churchland , 1986). Afastando de termos da metafisica.

Matéria: Neuroanatomofisiologia. Tema :Introdução a Neurociência. Noção de Qualia (sensações e experiências como estados subjetivos qualitativos) poderia ter um caráter ilusório e não ter a existência que lhes é atribuída na psicologia popular. ( Dennett , 1992). 1) Aqueles que acreditam em causação mental, que propriedades mentais tenham poder causal nesse mundo constituído de uma substância física; 2) E os epifenomenalistas – propriedades mentais seriam, assim, desprovidas de qualquer papel causal (Jackson, 1982). 3) que processos mentais seriam idênticos a processos neurais.

Pierre Paul Broca (1824-1880), Broca (1891), correlação entre disfunções cognitivas ou quadros clínicos específicos com padrões de lesões cerebrais. A  demência   frontotemporal (DFT), Bruce Willis. Questão de Prova!!!!

Questão de Prova!!!!

Matéria: Neuroanatomofisiologia. Tema :Introdução a Neurociência.

Matéria: Neuroanatomofisiologia. Tema :Introdução a Neurociência.

Matéria: Neuroanatomofisiologia. Tema :Introdução a Neurociência. Questão de Prova!!!! Giordano Bruno   prenunciou o avanço da ciência com suas teorias: universo infinito e multiplicidade dos mundos . Heliocêntrica de Copérnico que afirmava que o Sol estava no centro do universo, contrariando a teoria Geocêntrica imposta pela Igreja , poeta.....

a evidência racional, que se alcança pela indução. a análise, que propõe a divisão em partes menor, de uma problemática em partes elementares para análise;  síntese, que parte dos elementos absolutos encontrados na análise. o controle, enumeração completa dos elementos analisados e que devem ser revisados. Questão de Prova!!!!

Matéria: Neuroanatomofisiologia. Tema :Introdução a Neurociência.

Matéria: Neuroanatomofisiologia. Tema :Introdução a Neurociência.

Matéria: Neuroanatomofisiologia. Tema :Introdução a Neurociência. Essa lógica do método cartesiano pode ser traduzida de uma forma simples. C onsiste em obtenção de dados , fatos e emoções. Através de observações de pontos de vistas da realidade ( narrada pela pessoa ou investigador). Formulação de uma hipótese que pode ser testada. C om experiências ou racionalmente. D erivação de uma conclusão, de caráter universal, que passa a ser a verdade materializada do conhecimento desvelado.

Referencia Bibliográfica. 1 https://amenteemaravilhosa.com.br/neurociencia-comportamento-mente/ 2 https://es.slideshare.net/albinfumero/mapa-mental-breve-historia-de-la-neurociencia 3 https://www.scielo.br/j/er/a/PNfBQ3mCDbr5xZwCkL4HBTK/?lang=pt 4 https://neurociencias.uff.br/linhas-de-pesquisa/ 5 https://www.scielo.br/j/rbef/a/pyGCXNv3VrFmscJLXG9csLH/?lang=pt 6 https://sites.google.com/site/lacospsychelogos/vvv/psicopatologia/a-linguagem-e-a-afasia