Aula 12 - DIFERENTES FORMATOS DE TRABALHO CIENTÍFICO.pptx
ssuser33035c
63 views
24 slides
Jan 08, 2025
Slide 1 of 24
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
About This Presentation
DIFERENTES FORMATOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
Size: 370.79 KB
Language: pt
Added: Jan 08, 2025
Slides: 24 pages
Slide Content
DIFERENTES FORMATOS DE TRABALHO CIENTÍFICO INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA SAÚDE Módulo Amarelo Ivanise Correia
TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. RESUMO 2. RESENHA 3. RESENHA CRÍTICA 4. PÔSTER CIENTÍFICO 5. RELATÓRIO 6. ARTIGO ACADÊMICO 7. ARTIGO CIENTÍFICO 8. MONOGRAFIA 9. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 10. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO 11. TESE DE DOUTORADO 12. PROJETO DE PESQUISA 13. MEMORIAL 14. FICHAMENTO 15. PIM – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
RESUMO O primeiro tipo de trabalho acadêmico, o RESUMO (também chamado de sinopse) é uma síntese das ideias contidas em um texto . Assim, ele não deve ser confundido com uma simples redução da quantidade de palavras de uma obra. É a compilação de informações mais relevantes de um texto original. Voltado à comunicação oral, um resumo também pode vir a ser publicado como texto de produção científica. Muitas vezes, está inserido no início de outros tipos de trabalho científico.
Tipos de resumo Resumo Indicativo É aquele que destaca apenas os fatos importantes e as principais ideias. Não devem ser oferecidos exemplos ou citações diretas do texto original. Por isso é o tipo de resumo mais pedido nas escolas. Resumo Informativo Resume as informações e/ou dados qualitativos e quantitativos expressos no texto original. Por isso pode, muitas vezes, ser confundido com os fichamentos . Geralmente são utilizados em textos acadêmicos. Resumo Crítico Resume as informações do texto original acrescido de uma visão crítica, ou seja, comentários e contribuições utilizando como fonte de pesquisa outros trabalhos sobre o mesmo tema ou tema afim.
RESENHA É um trabalho acadêmico que traz, além da síntese de um livro ou outra obra, comentários informativos e/ou críticos sobre esse conteúdo. Voltada normalmente à publicação em periódicos, uma resenha deve seguir uma estrutura redacional básica, trazendo informações sobre o autor, a exposição resumida da obra e os comentários críticos de autoria do estudante/ pesquisador/ resenhista .
CARACTERÍSTICAS E TIPOS Ser impessoal; Imparcial; Objetivo; Ter caráter científico. Resenha Acadêmica Crítica Também conhecida como universitária, possui moldes mais rígidos. Ela obedece o formato de padronização de textos de caráter científico. Deve apresentar argumentos sob um posicionamento crítico do objeto analisado. Vale ressaltar que argumentos não são opiniões: eles possuem embasamentos e devem ser sempre justificados. Resenha Descritiva É exclusivamente descritiva. Não é necessária a exposição de argumentos críticos. Resenha Temática Aborda várias obras do mesmo tema, de elaboração mais simplificada, visa o argumento sobre as obras analisadas, geralmente uma por parágrafo. Resenha Literária Semelhante a resenha crítica, porém é exclusiva para obras literárias. Bastante comum no ambiente acadêmico
RESENHA CRÍTICA É um trabalho profundo, de característica analítica e interpretativa de um texto, livro completo ou mesmo um capítulo específico. Ela é muito mais do que um mero resumo informativo, deve trazer ideias e referências complementares, além de, obviamente, a crítica. Quem está resenhando deve ter a capacidade de relacionar o texto com outros autores, textos e ideias sobre o mesmo tema, de forma bem direta e sem rodeios, explorando o que foi lido e as críticas elencadas. Para tanto, deve ter feito uma leitura atenta e profunda do texto antes de partir para a escrita.
PÔSTER CIENTÍFICO O pôster científico é um material bastante comum no meio acadêmico. Assim, reúne elementos verbais e não verbais, de comunicação e design, é uma peça de divulgação de pesquisa. Comumente utilizado em eventos acadêmicos voltados à comunidade científica, e apesar de também seguir técnicas e padrões recomendados, o pôster científico não é considerado uma publicação propriamente dita, no que diz respeito ao seu valor científico, ou ao seu aceite como objeto de conclusão de um estudo ou curso.
Tipos de eventos acadêmicos 1. Congresso acadêmico - Evento com objetivo debater e extrair conclusões acerca de uma temática central. 2. Seminário - Evento oral, cuja presença de alguém mediando é fundamental. 3. Encontro – Evento que busca discutir o que está acontecendo naquele campo de atuação, destacando o que precisa ser melhorado, propondo soluções. 4. Simpósio - Reunião de iniciativa de determinada comunidade científica sobre um assunto específico para agregar resultados e considerações, promovendo avanço. 5. Painel - Evento que deriva da mesa-redonda. 6. Fórum – Evento com participação da plateia, então objetiva debater livremente uma ideia. 7. Colóquio - Espaço de conversação entre várias pessoas para se debater um assunto específico, selecionado e delimitado.
RELATÓRIO É um documento técnico que revela o andamento de uma pesquisa ou projeto. Por isso, esse tipo de trabalho científico pode ser bastante requisitado durante a vida acadêmica do aluno, seja para revelar o status atualizado das atividades relativas à pesquisa, ou como documento entregue no momento de sua conclusão. Os relatórios são exigidos por instituições de ensino ou agências de fomento à pesquisa. Eles têm perfil mais objetivo e descritivo, não cabendo análises e reflexões. Dentre suas funções, um relatório serve para conseguir e manter financiamentos de projetos e bolsas de estudo, e como documento para exames de qualificação.
ARTIGO ACADÊMICO É um tipo de trabalho acadêmico que apresenta os resultados de uma investigação sobre determinado tema ou objeto único de estudo. Um artigo pode ter origem a partir de um estudo bibliográfico, de uma pesquisa experimental ou mesmo “derivar” de trabalhos maiores e mais complexos, sendo um resumo dos resultados de uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado, por exemplo. Além de ser usado como trabalho de conclusão para disciplinas regulares, é comum um artigo ser submetido a comissões ou conselhos editoriais de revistas e periódicos científicos, que decidem sobre sua relevância à comunidade científica, e se será ou não publicado.
ARTIGO CIENTÍFICO É uma apresentação sintética de resultados de investigações ou estudos realizados sobre um problema específico. Deste modo, seu objetivo fundamental é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e publicizar uma questão investigada, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada e os resultados alcançados. Além disso, também pode integrar as conclusões de um artigo as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de uma questão. Portanto, os objetos de artigos científicos podem ser os mais variados , desde relatos de experiência até construções completamente teóricas. Normalmente está relacionado, na graduação, aos estudantes da iniciação científica.
Conceito da ABNT “Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” Para Lakatos e Marconi (1991) os artigos científicos têm as seguintes características: a) não se constituem em matéria de um livro; b)são publicados em revistas ou periódicos especializados; c)permitem ao leitor, por serem completos, repetir a experiência.
TIPOS DE ARTIGOS Artigo de revisão bibliográfica -Tal como o nome já indica, artigos científicos deste tipo são elaborados a partir da análise de referenciais teóricos ou fontes bibliográficas. Sua função principal é, partindo-se da síntese e da estruturação conceitual, ampliar o entendimento sobre o tema. Artigos originais -A principal diferença é que, apesar de também se apoiarem em fontes bibliográficas, seu papel principal é destacar os resultados de uma pesquisa prática realizada pelo autor ou pelo grupo de trabalho deste. As diferenças residem na metodologia de elaboração, que foge do universo da leitura para a vida prática real.
Artigos de divulgação - Os artigos científicos de divulgação, como o próprio nome indica, servem para comunicar ao público alvo algo que seja do interesse do autor. Estes não são muito comuns nos cursos de graduação e pós-graduação. Por sua natureza, a redação de um artigo científico pode ser precedida pela entrega de um projeto de pesquisa, que servirá para delimitar anteriormente as bases fundamentais da pesquisa a ser realizada e entregue quando da sua elaboração. TIPOS DE ARTIGOS
COMPOSIÇÃO Elementos pré-textuais - a) O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, na língua do texto; b) A autoria: Nome completo do(s) autor( es ) na forma direta; d) Resumo na língua do texto: O resumo deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 250 palavras. Não deve conter citações “Deve ser constituído de uma seqüência de frases concisas e não de uma simples enumeração de tópicos. Deve-se usar o verbona voz ativa e na terceira pessoa do singular” ativa”. (ABNT. NBR-6028, 2003, p. 2); Os elementos pré-textuais devem figurar na primeira folha do artigo
MONOGRAFIA Trabalho acadêmico mais comum nas entregas para conclusão de cursos de graduação e especialização, e consequente obtenção dos títulos de bacharel e especialista. Tem característica recapitulativa de uma base bibliográfica consolidada, não exigindo originalidade de pesquisa ou apresentação de resultados vindos de experimentos. Deve ser adequada às normas ABNT. Significa literalmente “escrita única”. Toda monografia é um TCC, mas nem todo TCC é uma monografia!
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) O TCC não é apenas "um trabalho acadêmico", porque se trata de um Trabalho de Conclusão de Curso, pode abarcar diversos tipos. São muitos aspectos que precisam ser levados em consideração e executados de forma cuidadosa para garantir uma boa nota e a aprovação pela banca examinadora. São estes detalhes que passam a impressão enganosa de o trabalho de conclusão de curso é um enigma quase indecifrável. Pode ser um artigo, monografia, maquete, plantas de obra....
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO É o tipo de trabalho acadêmico destinado aos cursos de pós-graduação stricto sensu , mais conhecidos como Mestrado. É um dos tipos de trabalhos acadêmicos mais complexos, ao apresentar uma reflexão acerca de um problema, tema ou objeto de estudo. A dissertação deve resultar de método investigativo científico experimental, baseado em pesquisa empírica (observação sistemática, entrevistas, coleta de dados…).
TESE DE DOUTORADO Juntamente à dissertação, na categoria de trabalhos mais complexos. É um tipo de trabalho acadêmico que tem como característica principal apresentar um avanço significativo ou conhecimento inédito sobre uma área de estudo à comunidade científica. A tese normalmente tem perfil monográfico, mas também pode se apresentar como relatório científico, e é defendida para a obtenção do título de Doutor. As teses são avaliadas de forma ainda mais rigorosa e exigem enorme grau de aprofundamento sobre o tema.
PROJETO DE PESQUISA É um formato de trabalho intermediário que antecede a pesquisa. Deste modo, no seu desenvolvimento vai conseguir clarificar o seu tema. Além de se organizar sobre o recorte da pesquisa, os objetivos que você pretende e a metodologia necessária, ou seja, é um esboço qualificado da pesquisa.
MEMORIAL Pode ser considerada uma autobiografia. Assim, o memorial narra a trajetória de determinado professor ou aluno em sua vida acadêmica e serve, normalmente, para avaliação de concursos ou progressão na carreira. Em alguns casos pode ser utilizado em congressos, sociedade científica, artística ou cultural para apresentar alguém.
FICHAMENTO O fichamento pode ser muito útil na construção de qualquer tipo de trabalho estudado. Além disso, ele também pode ser cobrado como forma de avaliação durante a universidade. Utilizando seus fichamentos , tanto de livros como de artigos, você poderá organizar suas ideias e ter controle sobre todo o conteúdo relacionado ao tema. Significa “organizar em fichas”.
PIM - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR É um modelo de trabalho exigido por algumas universidades que geralmente é desenvolvido analisando empresas e aplicando conhecimentos aprendidos nas disciplinas da universidade . As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas previamente selecionadas pelos alunos. Nessas empresas, são realizadas pesquisas de avaliações de itens específicos apontados para cada disciplina.