AULA 2 ARDUINO – Introdução ao Arduino.pptx

marcosserva 8 views 10 slides Oct 28, 2025
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

INTRODUAÇÃO AO ARDUINO


Slide Content

🔌 Aula 2 – Introdução ao Arduino Nesta aula vamos aprender como funciona de forma básica o Arduino e suas portas

Afinal, o que é o Arduino ? 🔷 O que é o Arduino? É uma placa eletrônica programável . Serve para controlar componentes eletrônicos como LEDs, motores, sensores etc. É como o “cérebro” do projeto: recebe informações, processa e executa comandos. 🧠 Pense nele como um “mini computador” que você programa para fazer tarefas simples.

E pra que serve o Arduino? 🛠️ Para que serve o Arduino? Criar projetos de robótica , automação e experimentos eletrônicos. Fazer luzes piscarem , tocar sons, mover motores, ler sensores de luz, temperatura etc. Ideal para aprender eletrônica e programação ao mesmo tempo .

Exemplos práticos de usos básicos com Arduino Exemplos de projetos com Arduino: LED que pisca sozinho Lâmpada que acende ao escurecer (sensor de luz) Alarme com sensor de movimento Mini semáforo com 3 LEDs

Estrutura básica do Arduino Vamos iniciar falando das estruturas mais básicas do Arduino Porta de energia: É por onde ligamos o nosso Arduino (Se quisermos ligar ele com um carregador de celular por exemplo, mas lembre-se que é uma porta para 5V, não é nada recomendável colocar um carregador que passe desse valor) e na imagem é o número 1. Porta de dados (USB-B): É a porta responsável pela transferência de dados de um computador pro Arduino e vice versa, é por onde enviamos os comandos para ele e é por onde o Arduino envia informações também para o computador) e na foto está com o número 2 1 2

Estrutura básica do Arduino Portas: Assim como as portas na vida real servem para passagem de um lado para o outro, no Arduino também temos portas, que servem para passar dados (informações) em formato de impulsos elétricos, sendo que saem esses impulsos do Arduino e vão para o nosso circuito e também chegam impulsos dos componentes para o Arduino, lembre-se, ele é quase um ser pensante. Portas de energia: 5V -> Usada para alimentar o circuito com 5V de tensão (+). 3.3V -> Usada para alimentar o circuito com 3.3V de tensão (+). GND -> Usada como negativo para fechar o circuito (-); os componentes que vamos usar precisam ser ligados no positivo (5V, 3.3V ou Vin) e no negativo (GND) para funcionarem, mas tudo depende do circuito e dos componentes que vão ser usados. Vin é usado quando temos uma fonte de energia externa (geralmente quando vamos fazer algum circuito que precisa de mais energia do que o Arduino aguenta sozinho)

Portas do arduino Temos também as portas do Arduino que são as portas analógicas A0,A1,A2,A3,A4 e A5 e as portas de 0 a 13 que são as portas digitais. Portas analógicas: São usadas quando o componente que vamos usar pode ser ligado em diversos níveis (igual um chuveiro, que podemos escolher várias temperaturas dependendo do que queremos). São portas usadas geralmente em projetos um pouco mais complexos. Portas digitais: São usadas quando o componente funciona como se fosse um liga ou desliga (Igual um interruptor de acender a luz, ou ele liga a luz, ou desliga, não existe meio termo). PORTAS DIGITAIS PORTAS ANALÓGICAS

Tipos de arduino . Arduino Uno 🔹 O mais popular e usado em cursos. Tem 14 portas digitais e 6 analógicas. Ideal pra quem está começando. Funciona via cabo USB. 💡 Usado nos projetos de LED, semáforo, sensores simples, etc. 2. Arduino Nano 🔸 Tem quase as mesmas funções do Uno, mas é menorzinho. Ótimo pra projetos pequenos ou que precisam de pouco espaço. Conecta via mini USB. 💡 Bom pra montar dentro de caixinhas ou robôs pequenos.

Tipos de Arduino 3. Arduino Mega ⚡ Tem muito mais portas (54 digitais e 16 analógicas!). Indicado pra projetos maiores, como robôs complexos ou painéis de controle. Maior e um pouco mais caro. 💡 Usado quando o Uno "não dá conta" do número de conexões. 4. Arduino Leonardo 🧠 Diferença principal: ele pode funcionar como teclado ou mouse no computador. Muito usado pra automações em PCs, como atalhos de teclado. 💡 Projetos que interagem direto com o computador, como controlar o mouse com gestos.

Tipos de Arduino 5. Arduino Due 🚀 Mais potente e rápido. Usa um processador de 32 bits. Ideal pra projetos mais exigentes (tipo áudio, gráficos, etc). Não é tão comum pra iniciantes. 💡 Projetos avançados de som, vídeo ou controle de motores com precisão. 6. Arduino ESP8266 / ESP32 📶 (Chamados de NodeMCU também) São placas que têm Wi-Fi e/ou Bluetooth embutido! Usadas em projetos de Internet das Coisas (IoT), como casas inteligentes. Mais baratas e super populares hoje em dia. 💡 Pra criar algo que se conecta à internet, como acender luz pelo celular.
Tags