AULA 4 - PARAMETROS.pptx aula de libras.

SuzanaPaula9 0 views 14 slides Oct 14, 2025
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

slides de aula de libras


Slide Content

PREFEITURA DE IGUABA GRANDE

A  Língua Brasileira de Sinais  (Libras) é utilizada pela comunidade surda para a comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. Para melhor nos inteirarmos dessa realidade é interessante que essa lingua se faça conhecer, e que haja uma procura por ela com o interesse de aprendê-la. Ao contrário do que imaginamos ao perceber a existência desse tipo de língua, a Libras não é apenas uma medida paliativa para se estabelecer algum tipo de comunicação com os deficientes auditivos, mas é uma língua natural como qualquer outra, com estruturas sintáticas, semânticas, morfológicas, etc. A diferença básica é que ela também utiliza a imagem para expressar-se. Para se aprender Libras deve-se, portanto, passar por um processo de aprendizagem de uma nova língua, tal qual fazemos quando nos propomos a aprender francês, inglês, etc. A Língua Brasileira de Sinais - Libras

A Libras é uma das línguas de sinais existentes no mundo inteiro para a comunicação entre surdos. Ela tem origem na Linguagem de Sinais Francesa. As línguas de sinais não são universais, elas possuem sua própria estrutura de país pra país e diferem até mesmo de região pra região de um mesmo país, dependendo da cultura daquele determinado local para construir suas expressões ou regionalismos. Para determinar o seu significado, os sinais possuem alguns parâmetros para a sua formação, como por exemplo a localização das mãos em relação ao corpo, a expressão facial, a movimentação que se faz ou não na hora de produzir o sinal, etc. Há algumas particularidades simples, que facilitam o entendimento da língua, como o fato de os verbos aparecerem todos no infinitivo e os pronomes pessoais não serem representados, sendo necessário apontar a pessoa de quem se fala para ser entendido. Há ainda algumas palavras que não tem sinal correspondente, como é o caso dos nomes próprios. Nessa situação, as letras são sinalizadas uma a uma para expressar tal palavra.

Para diminuir o preconceito em relação a qualquer tipo de deficiência, é necessária a divulgação dessa e de outras informações relevantes para facilitar a inclusão dessas pessoas em todos os meios sociais.

PARÂMETROS DA LIBRAS P adrão , regra, princípio etc. por intermédio do qual se estabelece uma relação ou comparação entre termos.

Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros: Configuração das Mãos (CM) Pontos de Articulação (PA) Movimento (M) Orientação (O) Expressão Corporal e/ou Facial Configuração das mãos (CM):  são as diversas formas que uma ou as duas mãos tomam na realização do sinal. Podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros), ou pelas duas mãos do emissor.

Obs : Não precisa decorar todas as CM, pois você utilizará de forma natural quando estiver interpretando. Exemplo: Os sinais APRENDER, LARANJA e DESODORANTE-SPRAY tem a mesma configuração de mão.

Ponto de Articulação (P.A):  é o espaço em frente ao corpo ou uma região do corpo, onde os sinais são articulados. Os sinais articulados no espaço são de dois tipos: os que se articulam no espaço neutro ou tocam alguma parte do corpo. Os sinais TRABALHAR, BRINCAR, PAQUERAR são feitos no espaço neutro e os sinais ESQUECER, APRENDER e DECORAR são feitos na testa.

Movimento (M):  os sinais podem ter um movimento ou não. Os sinais RIR, CHORAR E CONHECER tem movimento, como os sinais AJOELHAR, EM-PÉ, SENTAR não tem movimento.

Orientação (O):  orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal. Ex: para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda, os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar ideia de oposição QUERER E QUERER-NÃO; IR e VIR.

Expressão facial e/ou corporal:  muitos sinais, além dos quatro parâmetros mencionados acima, em sua configuração têm como traço diferenciador também a expressão facial e/ou corporal, como os sinais ALEGRE e TRISTE.

A combinação destes quatro parâmetros, ou cinco, tem-se o sinal, portanto, combinar estes elementos que formam as palavras e estas formam as frases em um contexto. N ão basta conhecer as palavras, é preciso aprender as regras de combinação destas palavras em frases. Exemplo de parâmetro:

DIÁLOGO A- COM LICENÇA! OI, TUDO BEM?? B - OI, TUDO BEM! A – QUERO CURSO LIBRAS. B – SEU NOME? A – MEU NOME MARIA (DATILOGIA M-A-R-I-A). B – ME DESCULPE, NÃO ENTENDI. A – M-A-R-I-A (SOLETRADA DEVAGAR) B – OK, ENTENDI! VOCÊ COMEÇA CURSO LIBRAS AMANHÃ NOITE. A – OBRIGADA, TCHAU. B – DE NADA, TCHAU.
Tags