Prof. Enf. Alice Costa Banho no leito e Exame físico
Banho no leito é o procedimento realizado em qualquer paciente que tenha dificuldade de locomoção, processo esse que retira toda a sujeira acumulada pelo paciente acamado . ( Nem sempre a higienização do paciente pode ser feita num chuveiro da forma tida como convencional). Tipos : Aspersão - banho de chuveiro ; Imersão - banho na banheira; Ablução - jogando pequenas porções de água sobre o corpo ; No leito - usado para pacientes acamados em repouso absoluto. Banho no leito
Deve-se observar o sentido cefalocaudal (da cabeça aos membros inferiores), ficando por última a região genital e anal ; Atenção redobrada na hora da secagem para evitar acúmulo de fungos e bactérias, além das desagradáveis assaduras ; Utilizar materiais de uso individual, preferencialmente descartáveis. Nunca reutilize a água da bacia para lavar outras partes do corpo ; Cateteres, sondas, drenos, cânulas de entubação … São vários dispositivos que carecem de redobrada atenção na hora do banho para não serem removidos ; Regule a temperatura e a duração do banho. Em épocas frias, a pele molhada pode esfriar muito o paciente, o que, além de desconfortável, agrava o risco de resfriados ou até mesmo hipotermia. Técnicas e procedimentos do banho no leito em Enfermagem:
Risco de quedas: Como está o paciente? Desacordado? Pode se assustar e fazer um movimento brusco? Ele lida bem com o banho? Existem vários fatores além da destreza do Enfermeiro que podem causar a queda. Evite movimentos bruscos, avalie a sua força e o peso do paciente e não hesite em pedir auxílio. Observe o equipamento: confira se as rodas e grades da maca estão travadas.
Quais cuidados devemos ter antes de iniciar o banho no leito? Antes de iniciar o banho é importante reunir todos os materiais necessários, para não ter que deixar o paciente desassistido. Portas e janelas devem ser fechadas para evitar correntes de ar ou frio. A água deve ser morna, evitando queimaduras e ressecamento da pele.
Exame físico
O exame físico de enfermagem é um conjunto de técnicas que os profissionais de enfermagem desenvolvem com o objetivo de diagnosticar nos pacientes sinais e sintomas que possam levar a um diagnóstico e com isso elaborar o planejamento da assistência de enfermagem . O procedimento completo inclui peso, altura, sinais vitais e um exame céfalo caudal (da cabeça para os pés) de todos os sistemas do corpo do paciente . É comum que os pacientes confundam o exame físico de enfermagem com exame clínico , que é a união da verificação das informações clínicas com auxílio da entrevista (anamnese) com a avaliação direta por meio de técnicas específicas (exame físico ). As técnicas usadas no exame físico se utilizam dos sentidos da visão, tato, audição e olfato e são divididas em inspeção (visão e olfato), palpação (tato), percussão (tato e audição) e ausculta (audição). O que é o exame físico de enfermagem
Etapas do exame físico de enfermagem
Preparação do exame físico O ambiente onde será realizado o exame físico precisa estar limpo, organizado e com todos os equipamentos disponíveis. Deve ainda ter uma iluminação adequada (natural ou branca) de intensidade moderada, temperatura agradável, silêncio e proporcionar privacidade ao paciente . O enfermeiro deve lavar as mãos antes de iniciar o procedimento e deve usar jaleco e sapatos fechados.
O paciente deve se posicionar de uma forma confortável, mas que também facilite a realização do exame. A posição adequada vai depender de que parte do corpo será avaliada . Sentada: cabeça, pescoço, coluna, tórax, pulmões (anteriores e posteriores), mamas, axilas, coração, sinais vitais e extremidades superiores ; Decúbito dorsal: cabeça, pescoço, tórax, pulmões anteriores, mamas, axilas, coração, abdome, extremidades e pulso ; Litotômica : genitália feminina e o trato genital ; Sims : reto e a vagina ; Decúbito ventral: sistema musculoesquelético ; Genupeitoral : região genital e retal ; Decúbito lateral: coração. Posicionamento do paciente:
Palpação Na palpação, o enfermeiro utiliza as mãos para identificar o que não é visível na inspeção. É dessa forma que ele consegue identificar massas ou nódulos ao aplicar pressão em determinadas partes do corpo do paciente. É também identificar a temperatura, umidade, textura, formas, posições de estruturas e os locais sensíveis a dor.
A percussão direta é feita a partir de golpes com as pontas dos dedos na região alvo, por meio de movimentos de martelo e sempre retirando rapidamente as pontas dos dedos para que a vibração ocorra. Já a percussão dígito-digital é feita a partir de golpes com o leito ungueal do dedo médio que são dados no dorso do dedo médio da outra mão. Os movimentos são feitos sempre com o pulso e não com o braço. Com essas técnicas é possível saber se há presença de ar, líquidos ou fibrose de alguns músculos, por exemplo Percussão
Ausculta Com a técnica de ausculta é possível ouvir sons e detectar variações do que é considerado normal. As vibrações que são transmitidas para a superfície podem ser captadas de maneira direta ou indireta. A forma direta de captação é quando o enfermeiro uso apenas o ouvido para captar os sons diretamente no local a ser auscultado. Já a forma indireta é quando os sons são captados por instrumentos, como o estetoscópio .
Quais os materiais usados para fazer o exame físico? Esfigmomanômetro estetoscópio Termômetro fita métrica Lanterna Otoscópio Algodão abaixador de língua e balança.