Introdução a Psicologia e suas Teorias Prof.ª Enf.ª: Samantha Lima
O que é a psicologia?
Ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”. A psicologia estuda nossa mente, nossas emoções, ações, sentimentos, relacionamentos, etc. Como e por que agimos de determinada forma nas diferentes situações.
A psicologia, usada no cotidiano pelas pessoas em geral é denominada psicologia do senso comum.
O senso comum
Compreensão de todas as coisas por meio do saber social , ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem.
Quando alguém em casa reclama de dores no fígado , ela faz um chá de boldo , que é uma planta já usada por nossos bisavós, sem, no entanto, conhecer o princípio ativo de suas folhas nas doenças hepáticas e sem nenhum estudo farmacológico.
O conhecimento do senso comum é i ntuitivo, espontâneo, de tentativas e erros. O senso comum percorre um caminho que vai do hábito à tradição, que passa de geração para geração .
A importância do senso comum para a ciência médica! O conhecimento pautado no senso comum, por mais que seja baseado em boatos, supertições, costumes e preconceitos, , é muito relevante para o desenvolvimento cultural, científico e social, dado que têm o mérito de fazer surgir a dúvida , o questionamento , o incômodo e a inquietação, que, via de regra, são o "start" para desencadear todo o processo cognitivo e pesquisas científicas.
A importância do senso comum para a ciência médica! Exemplo: Colocar moedas e umbigueiras no umbigo do Rn - senso comum que foi investigado e derrubado pela ciência Esterilização de tesouras para partos e para cortar o cordão umbilical - Conhecimento de senso comum que foi confirmado pela ciência.
O uso da psicologia pela enfermagem
Há muito tempo a enfermagem traz a marca da psicologia, pelo fato de ser uma área que visa essencialmente o cuidado, em condições frágeis de sua vida. A simples execução de técnicas como: banho, curativos, alimentação, trocar, não teriam o mesmo resultado se não houvesse o tocar, ouvir, sorrir, aconselhar, orientar e esclarecer quanto necessário, entre outros.
A eficácia do cuidado de enfermagem e a recuperação do paciente, depende muito desses fatores.
O técnico em enfermagem, deve ter uma relação de respeito e confiança com seu paciente o que facilitará o seu trabalho e produzirá uma recuperação mais satisfatória para o doente. O bom técnico em enfermagem é aquele que sabe cultivar o relacionamento com o paciente por meio de troca de experiência, humor, amizade e confiança.
Conceitos fundamentais da psicologia.
→ Identidade: representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio, a partir do conjunto de suas vivências. A identidade é a síntese pessoal sobre si mesmo. Não é algo estático, está em constante mudança → Os sentimentos: Os afetos básicos (amor e ódio), além de emoções, podem expressar-se como sentimentos. Os sentimentos diferem das emoções por serem mais duradouros, menos “explosivos” e por não virem acompanhados de reações orgânicas intensas. Assim, consideramos a paixão uma emoção, e o enamoramento, a ternura, a amizade , consideramos sentimentos, isto é, manifestações do mesmo afeto básico — o amor.
→ Os sentimentos: Nossa cultura estimula algumas reações emocionais e reprimem outras. Os homens sabem bem disso. “Homem não chora” é uma das frases mais comuns na educação de nossos jovens. → Auto estima: É o conjunto de atividades que cada pessoa tem sobre si mesma, uma percepção avaliativa sobre si própria, que podem ser positivas ou negativas. Apresentam altos e baixos. → Memória: Extremamente importante, base para a aprendizagem. aprendizagem é a aquisição de novos conhecimentos e a memória é a retenção daqueles conhecimentos aprendidos.
Existem diferentes categorias de memórias, entre elas estão: A memória ultra-rápida cuja retenção não dura mais que alguns segundos. A memória de curto prazo (ou curta duração), que dura minutos ou horas e serve para proporcionar a continuidade do nosso sentido do presente A memória de longo prazo (ou de longa duração), que estabelece engramas (ou traços duradouros (dura dias, semanas ou mesmo anos).
Experimento do Gorila https://www.google.com/search?q=experimento+do+gorilla&oq=experimento+do+gorilla&aqs=chrome..69i57.3914j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:46d895f4,vid:vJG698U2Mvo
Experimento do Gorila A cegueira por desatenção ocorre com todos nós quando somos submetidos a muitos estímulos, pois nosso cérebro é simplesmente incapaz de processar todas as informações que ele recebe.
Atenção Após a leitura dos artigos: → Debate sobre cada caso → Qual a semelhança em cada um dos casos? → Como esses erros poderiam ter sido evitados?
Atenção Após a leitura dos artigos: → Debate sobre cada caso → Qual a semelhança em cada um dos casos? → Como esses erros poderiam ter sido evitados?