Índice Sais Historia Conceituação de sais Reação de Formação através da reação de neutralização Outros tipos de sais
Sais Os sais são também muito comuns em nosso cotidiano: o sal comum, NaCl (cloreto de Sódio) esta presente em nossa alimentação, na conservação de alimentos (carne seca, bacalhau e outros) etc ; o bicarbonato de sódio, NaHCO 3 , é usado como antiácido e também no preparo de bolos e biscoitos; o sulfato de sódio, Na 2 SO 4 (sal de Glauber), e o sulfato de magnésio, MgSO 4 ( sal amargo), são usados como purgante; o gesso usado em ortopedia ou em construção é o sulfato de cálcio hidratado, 2CaSO 4 ·H 2 O; e assim por diante. Os sais também são muito usados nas industrias químicas. O sal comum ( NaCl ) é muito usado na fabricação de soda caustica ( NaOH ), do gás hidrogênio (H 2 ) e do gás cloro (Cl 2 ). Outro exemplo importante é o do calcário (CaCO 3 ) usado na fabricação de cal ( CaO ), do vidro, do cimento, como fundente em industrias metalúrgicas etc.
Os registros do uso do sal remontam a 5 mil anos. Ele já era usado na Babilônia, no Egito, na China e em civilizações pré-colombianas. Nas civilizações mais antigas, contudo, apenas as populações costeiras tinham acesso a ele. Mesmo assim, estavam sujeitas a períodos de escassez, determinados por condições climáticas e por períodos de elevação do nível do mar. A tecnologia de mineração só começou a se desenvolver na Idade Média. Escasso e precioso, o sal era vendido a peso de ouro. Em diversas ocasiões, foi usado como dinheiro. Entre os exemplos históricos mais conhecidos figura o costume romano de pagar em sal parte da remuneração dos soldados, o que deu origem à palavra salário. Por ser tão valioso, o sal foi alvo de muitas disputas. Roma e Cartago entraram em guerra em 250 a.C. pelo domínio da produção e da distribuição do sal no Mar Adriático e no Mediterrâneo. E após vencer os cartagineses, o exército romano salgou as terras do inimigo, para que se tornassem estéreis. Cerca de 110 a.C., o Imperador chinês Han Wu Di iniciou o monopólio do comércio de sal no país, transformando a "pirataria de sal" em crime sujeito à pena de morte. Império do Sal
Conceituação dos Sais Do ponto de vista pratico, podemos dizer que: Sais são compostos formados juntamente com a água na reação de um acido com uma base de Arrhenius . De fato, já vimos que a reação entre um acido e uma base de arrhenius é chamada de reação de neutralização ou de salificação que forma um sal,alem de agua : HCl + NaOH → NaCl + H 2 O Do ponto de vista teorico dizemos que: Sais são compostos ionicos que possuem, pelo menos, um cation diferente do H + e um anion diferente OH - .
Reação de Neutralização total/Sais Normais Dizemos que uma reação é de neutralização total é quando reagem todos os ions H + do acido e todos os ions OH - da base. O sal assim formado é chamado de sal normal ou neutro.
Vídeos
Formula Geral dos Sais
Nomenclatura dos sais normais O nome de um sal normal deriva do acido e da base que lhe dão origem. Assim, para obter o nome de um sal, basta alterar a terminação do nome do acido correspondente, de acordo com o seguinte código:
Esquematicamente, o nome de um sal normal é:
Solubilidade dos sais em água A tabela a seguir dá a solubilidade em água das principais “famílias” de sais normais, onde é possível observar os casos de grande solubilidade:
Outros tipos de sais A família dos sais é muito grande e bastante diversificada. Outros tipos de sal são apresentados a seguir. Sais ácidos ou hidrogeno – sais NahCO 3 { carbonato monossodico ou carbonato (mono) acido de sódio, ou (mono) hidrogeno carbonato de sódio} Na 2 HPO 4 { ortofosfato dissodico ou ortofosfato (mono) acido de sódio ou (mono) hidrogeno – ortofosfato de sódio . Esses sais são provenientes da neutralização parcial de seus ácidos de origem. Por exemplo: 2 NaOH + H 3 PO 4 → Na 2 HPO 4 + 2 H 2 O
Sais básicos ou hidroxi – sais São sais que apresentam oxidrilas em suas estruturas. Por exemplo: Al(OH) 2 Cl, (cloreto dibasico de alumínio ou dihidroxi – cloreto de alumínio) Esses sais são provenientes da neutralização parcial de suas bases de origem. Por exemplo: Al(OH) 3 + HCl → Al(OH) 2 Cl + H 2 O
Sais Duplos ou mistos Composto por dois cátions ou dois ânions diferentes. Exemplo: NaLiSO 4 - sulfato de sódio e lítio Dissociação eletrolítica: Na+ Li+ SO 4 2- Repare que o sal misto foi formado por dois cátions diferentes (Na+ Li+). Lembrando que os íons participantes da reação precisam ser diferentes de H+ e de OH-.
Sais Hidratados ou hidratos São sais que cristalizam com uma ou mais moléculas de água. Por exemplo: CuSO 4 ∙ 5 H 2 O – Sulfato cúprico penta – hidratado As moléculas de água que estão no retículo cristalino são denominadas “água de cristalização”, essas moléculas estão agarradas aos cátions e aos ânions.