Aula FUNDAMENTOS DA LOGISTICA

silvajorger 7,177 views 50 slides Apr 08, 2015
Slide 1
Slide 1 of 50
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50

About This Presentation

SLIDES SOBRE FUNDAMENTOS DA LOGISTICA, PARA CURSO TEC. EM LOGISTICA.


Slide Content

PROF.: JORGE RICARDO

A Atividade Logística é regida pelos Fatores de Direcionamento ( Logistic Drivers) para níveis maiores de Complexidade Operacional, como por exemplo histórico de demanda dos produtos ou serviços, histórico da frequência dos pedidos, histórico das quantidades por pedido, custos envolvidos na operação, tempo de entrega (lead-time), pedido mínimo, rupturas de abastecimento, prazos de entrega, períodos promocionais e frequência de sazonalidades, políticas de estoque (evitando faltas ou excessos), planejamento da produção, políticas de fretes, políticas de gestão dos pedidos ( orders ), análise dos modelos de canais de distribuição, entre outros. Em linhas gerais, pode-se dizer que a Logística está presente em todas as atividades de uma organização. A Logística começa pela necessidade do cliente. Sem essa necessidade, não há movimento de produção e entrega.

ATIVIDADES PRIMÁRIAS DA LOGÍSTICA TRANSPORTES: Para a maioria das empresas, o transporte é a atividade mais importante, simplesmente porque ela é a mais visível e também porque ela é essencial. Nenhuma firma pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias primas ou de seus produtos acabados. “Transportes” refere-se aos vários métodos para se movimentar produtos. A administração da atividade de transporte geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos.

ATIVIDADES PRIMÁRIAS DA LOGÍSTICA MANUTENÇÃO DE ESTOQUES: Muitas vezes não é possível entregar o produto ao cliente assim que acaba sua fabricação. Da mesma forma, não é possível receber todos os suprimentos no exato momento em que eles são necessários na produção, embora muito se tenha feito dentro dos conceitos de “ just - in-time ”.

ATIVIDADES PRIMÁRIAS DA LOGÍSTICA PROCESSAMENTO DE PEDIDOS: Os custos de processamentos de pedidos tendem a ser pequenos quando comparados aos custos de transporte ou de manutenção de estoques. Contudo, o processamento de pedidos é uma atividade logística primária. Sua importância deriva do fato de ser um elemento crítico em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes. É também uma atividade primária que inicializa a movimentação de produtos e a entrega de serviços.

ATIVIDADES DE APOIO DA LOGÍSTICA Apesar de transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos serem os principais ingredientes que contribuem para a disponibilidade e a condição física de bens e serviços há uma série de atividades que apoiam essas atividades primárias. São elas: • Armazenagem • Movimentação de materiais • Embalagens de transporte • Suprimentos • Programação da produção • Manuseio de informações

Conceito de Logística Integrada e Supply Chain Management

Conceito de Logística Integrada Inicia-se a preocupação e toda a questão da logistica quando o homem abandona o extrativismos e começa a realizar uma atividade produtiva organizada. SURGIMENTO DOS PRINCIPIOS DA LOGISTICA: ESTOQUE ARMAZENAGEM TRANSPORTE

DOIS CONCEITOS DE MUDANÇA, FAZEM COM QUE A LOGISTICA TENHA UM DOS CONCEITOS MAIS MODERNOS QUE EXISTEM: ECONOMIA criam novas exigências competitivas As principais mudanças econômicas que afetam a Logística são : Globalização Aumento da incerteza econômica Proliferação de produtos Ciclo de vida mais curtos Maiores exigências de serviços Conceito de Logística Integrada

TECNOLOGIA tornam possível o gerenciamento eficiente e eficaz de operações logísticas cada dia mais complexas e demandantes. Principais aplicações de Tecnologia de Informações – TI – para a operação e gestão logística: Aplicações hardware Aplicações software Microcomputadores Roteirizadores Palmtops WMS 2 Códigos de barra GIS 3 Coletores de dados DRP 4 Rádio freqüência MRP 5 Transelevadores Simuladores Sistemas GPS 1 Otimização de redes Computadores de bordo Previsão de vendas Picking automático EDI 6 Aplicações de TI para a Logística: Conceito de Logística Integrada Com a evolução da tecnologia, a logística passou a ter um sistema computadorizado, evitando erros atrasos e atendendo os pedidos com mais perfeição e agilidade.

Conceito de Logística Integrada ENTENDENDO O CONCEITO DE LOGÍSTICA INTEGRADA O conceito de logística integrada, remete para uma integração dos processos de logística da empresa em sistemas que aumentam a sua eficiência, melhorando os seus resultados. Para que possa ser gerenciada de forma integrada, a logística deve ser tratada como um sistema, ou seja, um conjunto de componentes interligados, trabalhando de forma coordenada, com finalidade de atingir um objetivo comum.

Aos fatores que determinam a excelência logística exigem grande esforço e criatividade para serem implementados.

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT ou GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Conceito de Logística Integrada e Supply Chain Management A implementação do conceito de SCM exige mudanças significativas tanto nos procedimentos internos quanto nos externos, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com clientes e fornecedores.

Conceito de Logística Integrada e Supply Chain Management Para compreender o conceito de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, ou SCM, é fundamental entender o conceito de canal de distribuição . Instrumento fundamental para a eficiência do processo de comercialização e distribuição de bens e serviços , o conceito de canal de distribuição pode ser definido como o conjunto de unidades organizacionais, instituições e agentes, internos e externos, que executam as funções que dão apoio ao marketing de produtos e serviços de determinada empresa.

Conceito de Logística Integrada e Supply Chain Management

FUNÇÕES DE SUPORTE AO MARKETING Compras Vendas Informações Transporte Armazenagem, estoque Programação da produção e financiamento

RELACIONAMENTO E SERVIÇO

Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico

Estrutura de Custos para cada Modal

Características Operacionais VELOCIDADE DISPONIBILIDADE CAPACIDADE CONFIABILIDADE

ARMAZENAGEM

ARMAZENAGEM E LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES A armazenagem e manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas. Seus custos podem chegar a absorver de 10% a 40% das despesas logísticas de uma empresa. Ao contrário do sistema de transporte, que ocorre entre locais e tempos diferentes, a armazenagem e o manuseio de materiais acontecem, na maioria das vezes, em algumas localidades fixadas. Portanto, os custos dessas atividades estão intimamente associados à seleção desses locais.

CLASSIFICAÇÃO DE ESTRUTURA DE DISTRIBUIÇÃO Estruturas escalonadas – uma rede de distribuição escalonada típica possui um ou mais armazéns centrais e um conjunto de armazéns, ou centros de distribuição avançados próximos das áreas de mercado; Estruturas diretas – são sistemas de distribuição em que os produtos são expedidos de um ou mais armazéns centrais diretamente para os clientes. Estruturas escalonadas – uma rede de distribuição escalonada típica possui um ou mais armazéns centrais e um conjunto de armazéns, ou centros de distribuição avançados próximos das áreas de mercado; Estruturas diretas – são sistemas de distribuição em que os produtos são expedidos de um ou mais armazéns centrais diretamente para os clientes.

Consolidar carga significa agrupas várias cargas de um ou vários usuários diferentes, mas que tenham um só destino. Consolidar carga