PLACENTA Felipe Junior Palâncio Estagiário - LAH/UFMS Laboratório de Anatomia Humana UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
REFERÊNCIAS
IMPLANTAÇÃO Começa no 6º dia após a fertilização; Inclusão do blastocisto na parede uterina; Desaparecimento da zona pelúcida ; Células do trofoblasto aderem ao endométrio; Após a implantação do embrião, o endométrio uterino é chamado de decídua;
IMPLANTAÇÃO
LOCAL DE IMPLANTAÇÃO Local normal Na junção do fundo e parede posterior do útero; No segmento uterino superior;
IMPLANTAÇÃO INTERSTICIAL
DECÍDUA Após a implantação do embrião, o endométrio uterino é chamado de decídua.
SUBDIVISÕES DA DECÍDUA Decídua basal Decídua capsular Decídua parietal
FORMAÇÃO DE VILOSIDADES CORIÔNICAS As vilosidades são os elementos funcionais essenciais da placenta. Pequenos processos digitiformes. Rodeadas pelo sangue materno. O sangue fetal circula em sua substância através dos capilares . Chamadas de vilosidades coriônicas , surgem como ramificações do córion .
ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DE VILOSIDADES CORIÔNICAS
ESTÁGIOS INICIAIS NA FORMAÇÃO DE VILOSIDADES CORIÔNICAS (9º DIA)
FORMAÇÃO DE VILOSIDADES CORIÔNICAS
ESPAÇOS LACUNARES PREENCHIDOS COM SANGUE MATERNO
VILOSIDADES PRIMÁRIAS (DIAS 13-14) Todos os elementos (sincício, citotrofoblasto e mesoderma extraembrionário) participam da formação das vilosidades coriônicas. Três estágios na formação das vilosidades coriônicas são observados: Vilosidade primária: núcleo central do citotrofoblasto coberto por uma camada de sinciciotrofoblasto. As vilosidades adjacentes são separadas por um espaço interviloso.
VILOSIDADES SECUNDÁRIAS (INÍCIO DA 3º SEMANA) Mesoderma extraembrionário central coberto sucessivamente por cito e sinciciotrofoblastos.
VILOSIDADES TERCIÁRIAS (FIM DA 3º SEMANA) Aparência dos vasos sanguíneos no mesoderma formando o núcleo de cada vilosidade.
FORMAÇÃO DA CAMADA CITOTROFOBLÁSTICA
VILOSIDADES DE ANCORAGEM E SUAS SUBDIVISÕES
PLACENTA FORMADA (4 MÊS)
PLACENTA FORMADA (4 MÊS)
PLACENTA – DEFINIÇÃO A placenta feto materna é um órgão que é o principal local de troca de nutrientes e gases entre o feto e a mãe. A placenta humana é discoidal, hemocorial, corioalantoica e decídua.
PLACENTA – DEFINIÇÃO É uma união entre os anexos do desenvolvimento (membranas extraembrionárias e a mucosa uterina) para troca fisiológica.