aula - repertório Eixo Saúde parte 1 - ok1pptx

109 views 46 slides Aug 08, 2024
Slide 1
Slide 1 of 46
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46

About This Presentation

Material para consulta e estudos - Língua portuguesa / Redação


Slide Content

Grupo 1 AS DOENÇAS TROPICAIS QUE ASSOLAVAM O RIO DE JANEIRO.

INTRODUÇÃO ■O RIO DE JANEIRO NA PRIMEIRA REPÚBLICA. ■A REVOLTA DA VACINA. ■O DESFECHO DA REVOLTA. ■O CONTEXTO POLÍTICO DA REVOLTA. .

O Centro do Rio de janeiro no início da primeira república meados do século XIX era o local onde as pessoas residiam e comercializavam pelas ruas, pela cidade encontravam-se porcos, vacas, negras de tabuleiros, capoeiras além dos vários cortiços onde viviam várias famílias amontoados nas pequenos quartos com pouca ventilação e muita umidade, a sujeira e a desorganização eram comuns nestes locais. Preocupado com esse cenário o presidente Rodrigues Alves e o prefeito Pereira Passos começaram a realizar um projeto de reurbanização e saneamento básico, e pediram o auxílio do médico sanitarista Oswaldo Cruz para acabar com as epidemias que eram constantes no Rio de Janeiro. O Cenário da cidade do Rio de Janeiro no início da República .

A REVOLTA DA VACINA.

O CONTEXTO DA REVOLTA. ●Para cumprir seu objetivo Oswaldo cruz, encaminhou ao congresso a proposta de lei de obrigatoriedade da vacina em 31 de outubro. ●Começam os protestos e a insatisfação de diversos setores da sociedade civil. ●A destruição de casebres para alargamento das ruas e avenidas da cidade, junto com a política de vacinação obrigatória e a arbitrariedade do governo, e a falta de esclarecimentos á população foram os fatores que desencadearam a revolta da vacina. ●As brigadas de mata mosquitos formadas pelos sanitaristas invadiam as casas com ajuda dos policiais vacinando as pessoas á força, além de exterminar ratos e mosquitos.

A Revolta da Vacina A População se viu invadida em sua vida privada, seus costumes, seu cotidiano, o governo não desenvolveu nenhum programa de orientação a população de como seria a vacinação e a chegada dos sanitaristas,eles agiam violentamente revirando as casas e quintais adentravam nas casas mesmo sem a presença dos maridos o que nesta época era uma afronta com a família. A população sentia-se violada com as medidas do governo e obteve o apoio de militares, monarquistas, intelectuais, e alguns poucos líderes operários daquela época, que também estavam descontentes com o governo de Rodrigues Alves. Assim começaram as manifestações contra a vacinação obrigatória.

A Revolta da Vacina . ●Durante o mês de novembro de 1904, século XX, o Rio de Janeiro foi cenário de uma das maiores revoltas urbanas que aconteceram neste país, onde centenas de pessoas tomaram as ruas da cidade para protestar pela medida adotada pelo governo. ●Ocorreram manifestações de militares para retirada de Rodrigues Alves do poder com o apoio de monarquistas e intelectuais. ●A Polícia e a Marinha tomaram as ruas da cidade onde ocorreram confrontos violentos com a população que destruía bondinhos, lojas, e formavam barricadas nas ruas da cidade. ● A população reagiu ativamente contra a obrigação da vacina a cidade parou por mais de uma semana com inúmeros protestos chegou até a ser decretado estado de sítio na cidade.

AS BARRICADAS DOS MANIFESTANTES.

●A População estava insatisfeita com lei de obrigatoriedade da vacina e com as medidas arbitrárias do governo . ●O Governo decretou que quem não cumprisse a lei seria impedido de assumir cargos públicos, além de não conseguirem matrícula nas escolas, hospedagem em hotéis, viagens, casamentos e estariam sujeitos a pagar multas.

O DESFECHO DA REVOLTA ●Depois de decretado estado de sítio na cidade, foram contidas as insurreições militares que tentavam tirar Rodrigues Alves do poder. ● O Desfecho final para a população foi de várias mortes, muitas pessoas feridas e centenas deportadas para o Acre na ilha das cobras. ● A Questionada Lei da Vacina obrigatória foi revogada. ● os que ficaram assistiram a reforma urbana de Pereira Passos derrubando cortiços e despejando pessoas de suas casas, tendo que se refugiarem nos morros do entorno do Rio de Janeiro, ou nos locais mais afastados. ● O centro da cidade não era mais local para a camada pobre, a cidade após a reforma urbana ficou sendo um local de luxo e refinamento onde apenas a burguesia poderia desfrutar.

Oswaldo cruz e seu sanitarista.

●A Revolta da Vacina ocorrida num momento decisivo de transformação da sociedade Brasileira, nos fornece uma visão particularmente esclarecedora de alguns elementos estruturais que preponderam em nosso passado recente e que repercutem até os dias atuais. ● A constituição de uma sociedade predominantemente urbanizada e de origem burguesa no inicio da fase Republicana, que idealizavam uma Capital Federal com ares Europeus, para que fossem reconhecidos como um país estruturado e não mais visto como atrasado e de costumes primitivos,a burguesia deveria limpar o centro da cidade retirando dela toda a escória da sociedade do Rio de Janeiro, começando pela classe pobre que teimava em resistir ao progresso da cidade. CONTEXTO POLÍTICO DA REVOLTA.

A CIDADE REURBANIZADA

EIXO SAÚDE PÚBLICA Repertórios possíveis – Culturais, exemplificações e citações

O eixo pode contar com temas como vacinação, saúde sexual, saúde mental, acesso à saúde de qualidade, preconceito contra doenças, hábitos alimentares, automedicação, dependência química e políticas públicas de saúde.

Constituição Federal de 1988 — Artigo 196 (SUS) “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

LEGISLAÇÃO Direito 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)   “Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência.” o artigo também assegura que: “a maternidade e a infância têm direito a ajuda e a assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozam mesma proteção social.”  

LEGISLAÇÃO Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 A Lei nº 8.080 trata da promoção da saúde no Brasil, indicando direitos e deveres tanto para a esfera pública quanto para civis e estabelecendo as atribuições do Sistema Único de Saúde – SUS . Desta Lei, pode-se destacar o Artigo 2º, no qual lê-se que: “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.” Além disso, o Título II desta Lei fala um pouco mais sobre o SUS e suas atribuições.

QUAIS CONCEITOS PODEM SER USADOS?

QUAIS CONCEITOS PODEM SER USADOS?

LINHA DO TEMPO – HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

LINHA DO TEMPO – HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

LINHA DO TEMPO – HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

LINHA DO TEMPO – HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

CONCEITOS – PROGRAMAS DO GOVERNO BRASILEIRO: Programa Mais Médicos   O Programa Mais Médicos (PMM), lançado em 2013 e regulamentado pela Lei n° 12.871, é um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do SUS ;  Além de levar mais médicos para regiões de escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê mais investimentos para construção, reforma e ampliação de UBS.   Unidades de Pronto Atendimento –  UPAs   As  UPAs  fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Min. da Saúde em 2003 , que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência  no país , com o objetivo de integrar a atenção às

CONCEITOS – PROGRAMAS DO GOVERNO BRASILEIRO: às urgências. Funcionam 24 horas, TODOS os dias, e podem resolver grande parte das urgências e das emergências , como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS)   setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações quanto aos serviços e aos atendimentos do SUS. O bjetivo principal:  garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando como ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social .  Disponibiliza canais de atendimento: telefone (Disque Saúde 136), internet, carta e atendimento presencial. 

A EVOLUÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

A EVOLUÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

MOTIVOS PARA DEFENDER O SUS:

MOTIVOS PARA DEFENDER O SUS

INOVAÇÕES...

CAMPANHAS IMPORTANTES REALIZADAS PELO SUS:

EIXO SAÚDE PÚBLICA Repertórios possíveis – Culturais, exemplificações e citações

CULTURAL / ARTÍSTICO – Filmes, séries, músicas, livros, etc. Série Sob Pressão   é uma série de TV brasileira exibida pela Rede Globo. A 1ª temporada do seriado estreou em 2017. O enredo foca no dia a dia dos funcionários de um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro, enfatizando as dificuldades enfrentadas por eles na busca por salvar vidas . Deranged ( Filme sul-coreano, “Demente” na tradução livre) - expõe a epidemia de uma doença por um tipo de verme cilíndrico como algo premeditado por integrantes de uma empresa farmacêutica . Objetivo: manipular a Bolsa de Valores e conseguir lucro. Assim, o filme levanta a possibilidade de que nem toda epidemia é causada porque alguma coisa “deu errado”.

CULTURAL / ARTÍSTICO – Filmes, séries, músicas, livros, etc. Convergência: Coragem em Tempos de Crise (Netflix) documentário mostra como a pandemia afetou diversas regiões do mundo. Conta a história de nove pessoas e suas rotinas de vida; as histórias demonstram a natureza humana em ajudar o próximo . A produção enfatiza como esta doença pode ser agressiva, principalmente em nações precárias . Grey´s Anatomy (17 temporadas) A 17° temporada trouxe a temática da pandemia de Covid-19, (vida pessoal e profissional dos médicos durante a crise sanitária). A série aborda temas atuais e reais da sociedade, como violência contra a mulher, crença e ciência, dificuldades no sistema de saúde e tramas pessoais que afetam o trabalho.

CULTURAL / ARTÍSTICO – Filmes, séries, músicas, livros, etc. Resistance Documentário explora o declínio na eficácia dos antibióticos e o recente e alarmante aumento de micróbios resistentes às drogas, os chamados “ superbugs ”. Em meio a esse cenário, o documentário mostra como surgiram os antibióticos e como o seu uso descontrolado levou ao aparecimento de organismos resistentes a qualquer medicamento presente no mercado. A produção é composta por relatos de cientistas, pacientes e familiares que evidenciam o quão grave é o problema .

EXEMPLIFIFICAÇÕES – documentários e vídeos (reportagens) Documentário (longa metragem): Políticas de Saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde (2006) Retrata passagens marcantes da trajetória brasileira de implementação de serviços de saúde pública , como por exemplo a revolta da vacina, até eventos mais recentes. Link - https://www.youtube.com/watch?v=L7NzqtspLpc Documentário (curta metragem): SUS, em defesa da vida A complexidade do SUS , considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, é mostrada neste documentário através de situações vivenciadas por brasileiros. Link - https://www.youtube.com/watch?v=YDgFd6FF9yA

EXEMPLIFIFICAÇÕES – documentários e vídeos (reportagens) Documentário: Saúde tem cura ( Caliban Cinema) - 2022 Mostra como foi a luta para que a proposta do SUS integrasse a Constituição de 1988 e aponta que, hoje,  80% dos brasileiros usam exclusivamente o sistema público de saúde . Nos depoimentos e dados que reúne, a obra defende a existência do SUS e denuncia os problemas de financiamento que impedem sua plena concretização nos moldes constitucionais.

EXEMPLIFIFICAÇÕES – documentários e vídeos (reportagens) Vídeo: A história da saúde pública no Brasil – 500 anos na busca de soluções P roduzido com apoio da Fundação Oswaldo Cruz, a saúde brasileira é abordada desde o Brasil Colônia . Vale enfatizar que, desde aquela época, a nobreza tinha mais acesso a tratamentos modernos, enquanto a população humilde recorria à medicina popular . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7ouSg6oNMe8 Vídeo: Saúde pública no Brasil Suscinto e direto, este vídeo do canal Politize traça uma linha do tempo com marcos de destaque para o desenvolvimento de ações voltadas à saúde pública no Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yuDpa-nU3t8

EXEMPLIFIFICAÇÕES – documentários e vídeos (reportagens) Material pedagógico: Bases Legais do SUS: Leis orgânicas da Saúde Produzido para o curso de Pós-graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, este material apresenta um resumo bem interessante sobre marcos legais que regulam o SUS . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

EXEMPLIFIFICAÇÕES – documentários e vídeos (reportagens) Notícia: Cerca de 65,2% dos municípios não têm medicamentos básicos nas farmácias, diz pesquisa Portal CNN Brasil 2022 - mostra resultados de pesquisa referentes à oferta de medicamentos gratuitos no sistema público de saúde. Com a diminuição dos investimentos, muitos municípios brasileiros têm enfrentado crises de falta de remédios e tratamentos. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/cerca-de-652-dos-municipios-nao-temmedicamentos-basicos-nas-farmacias-diz-pesquisa

CITAÇÕES “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença.” — Organização Mundial da Saúde (OMS) Criada em 1948, a OMS é uma instituição intergovernamental que integra a Organização das Nações Unidas (ONU). Sua função é fomentar pesquisas na área da Saúde e formular normas sanitárias internacionais . “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.” — Constituição Federal do Brasil de 1988

CITAÇÕES “O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma revolução.” — Drauzio Varella “A cura está ligada ao tempo e às vezes também às circunstâncias.” — Hipócrates Hipócrates (460 a.C – 370 a.C ) é considerado o pai da Medicina , inspirando o Juramento proferido pelos médicos durante a formatura. Neste, os novos profissionais afirmam, entre outras coisas, que “A saúde do meu doente será a minha primeira preocupação”. “Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia.“ — Nelson Mandela
Tags