aula semana 7 - TESE, TEMA e INTRODUÇÃO (1).pptx

458 views 40 slides May 25, 2024
Slide 1
Slide 1 of 40
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40

About This Presentation

Aula sobre Tese, tema e introdução de texto dissertativo. Nessa aula você vai aprender ainda mais sobre como elaborar uma das partes mais complexas de uma redação para Enem: A tese, o Tema e a introdução. Por meio desse material feito de forma brilhante, você irá aprender como elaborar e id...


Slide Content

TESE TEMA ARGUMENTOS INTRODUÇÃO COMO ENTENDER E ESCREVER? Professora Franciellen Mendes

Entenda desde o começo: Imagine que você precisa ler um artigo de opinião que foi publicado em uma revista e o seu único acesso é por meio dessa biblioteca, como encontrar?

NARRAÇÃO DESCRIÇÃO DISSERTAÇÃO EXPOSIÇÃO INJUNTIVO TIPOLOGIAS E GÊNEROS Função: contar uma história incluindo tempo, espaço e personagens envolvidos. GÊNEROS: crônicas contos romances fábulas novelas Função: descrever uma pessoa, um objeto, um local, um acontecimento. GÊNEROS: manuais de instruções retratos falados diários notícias biografias Função: defender uma ideia (tese) e expor uma opinião através de argumentações. GÊNEROS: artigos monografias resenhas dissertação argumentativa editoriais Função: apresentar um conceito, uma ideia, ou informar sobre algo. GÊNEROS: palestras entrevistas seminários verbetes de dicionários verbetes enciclopédicos Função: ensinar ou instruir sobre algo com o objetivo de levar a uma ação. GÊNEROS: propagandas manuais de instruções bulas de remédios receitas culinárias regulamentos

CARACTERÍSTICAS QUE PERPETUAM: Real Gabinete Português de Leitura, (Rio de Janeiro, Brasil) ANTES DE SER GÊNERO a dissertação argumentativa é parte de uma TIPOLOGIA e não pode romper com as características que a colocaram nesse grupo. textos escritos na terceira pessoa do plural (eles); presença de apreciações, opiniões e juízos de val or do autor do texto; foco na formação da opinião do leitor , persuadindo-o ; uso da norma culta (linguagem formal) ; recorre à coerência e à coesão para criar uma argumentação lógica e bem conectada pelos elementos coesivos; utilização de dados , exemplos e estatísticas de outras pesquisas para corroborar suas ideias; explicações fundamentadas em outros autores , por exemplo, para a defesa do tema com mais propriedade . AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS SÃO:

Artigos de opinião, resenhas, monografias, editoriais... solicitam a opinião enfática, direta e evidente. A TIPOLOGIA E A TESE: não erre o básico Não apresentar na dissertação argumentativa a tese de forma evidente, certeira, convincente é tão ruim quanto escrever uma receita de culinária e não colocar os ingredientes necessários.

TESE – é o seu POSICIONAMENTO, a sua OPINIÃO sobre o PROBLEMA presente no TEMA. Entenda: a tese é o coração do texto, é a defesa do seu ponto de vista! O QUE É "TESE"?

TESE É O POSICIONAMENTO DEFENDIDO... então uma boa tese PRECISA ser defendida! ÓBVIO, não? Defender a tese é... comprovar que a sua ideia está correta!

O TEMA E A TESE O tema é um PROBLEMA (GRANDE, geral, MACRO) do Brasil. A tese é a voz que reclama, protesta, faz crítica! Podendo ser a favor ou CONTRA o que consta no TEMA .

DO TEMA PARA A TESE O TEMA É UM PROBLEMA GRANDE, IMPORTANTE E QUE PRECISA SER DISCUTIDO! É do tema que surge a tese. A tese é a discussão ESPECÍFICA e CRÍTICA sobre o tema.

Minha opinião crítica; TESE especifíca; GRANDE TEMA; GRANDE PROBLEMA; GRANDE TESE. DEFESA da tese / opinião; ARGUMENTOS; REPERTÓRIOS; FUNDAMENTAÇÃO O TEMA compreendido e corretamente aplicado a uma tese é o segredo do SUCESSO. O tema e a TESE comandam tudo! Pare de sofrer com ideias de tema. A engrenagem que faz a redação funcionar é o tema + tese!

O tema é um grande problema (macro problema). Minha opinião crítica; TESE especifíca; Tese específica: a opinião crítica precisa de DEFESA. GRANDE TEMA; GRANDE PROBLEMA; GRANDE TESE. A defesa da tese (ideia) ocorre por meio dos argumentos. É preciso fundamentar e comprovar as ideias (repertórios e coerência argumentativa). O TEMA e a TESE COMANDAM TUDO! DEFESA da tese / opinião; ARGUMENTOS; REPERTÓRIOS; FUNDAMENTAÇÃO

A tese NÃO PODE ser algo incontestável! É preciso que exista a possibilidade de ser CONTRA ou A FAVOR! Caso a tese seja uma verdade absoluta e incontestável, qual a função do repertório e da argumentação? UMA BOA TESE ESTÁ ALÉM DO ÓBVIO

Tudo pode ser tese? TODA OPINIÃO É UMA TESE? Alguém que é CONTRA tudo pode se considerar um BOM autor de teses?

observe, SE EU DIGO: A paçoca tem em sua lista de ingredientes o amendoim.

É básico, é normal que um leitor com BOM SENSO confirme A DECLARAÇÃO . Sem defesa , sem tese ! A defesa é realizada por meio dos ARGUMENTOS . Tal afirmação NÃO precisa de defesa. O óbvio não é útil nesses casos. A defesa "forçada" de uma verdade incontestável trará repertórios e argumentos sem crítica ou profundidade.

DO TEMA PARA A TESE: O TEMA : A obesidade infantil no Brasil O TEMA É MACRO (geral). A tese TRANSITA pelo tema e "nasce" misturada a OPINIÃO CRÍTICA. A TESE : A falta de educação alimentar nas escolas causa obesidade infantil

VEJA A DIFERENÇA: O desequilíbrio no consumo alimentar infantil , principalmente com o excesso de doces entre as refeições , é o responsável pela obesidade entre as crianças . O QUE HÁ AGORA DIFERENTE DA FRASE ANTERIOR? - É preciso que a OPINIÃO crítica esteja evidente, marcante.

entenda: O desequilíbrio no consumo alimentar infantil , principalmente com o excesso de doces entre as refeições , é o responsável pela obesidade entre as crianças . Juízo de valor + tema = frase com declaração FORTE que abre espaço para DEFESA do ponto de vista (TESE) ! Este é o esquema, a estratégia!

INTRODUÇÃO D1 Desenvolvimento 1 D2 Desenvolvimento 2 CONCLUSÃO A TESE DENTRO DE CADA PARÁGRAFO Apresentar tema e problematizar: dividir em T1 e T2 TESE 1 : explicar, argumentar e comprovar com REPERTÓRIO. TESE 2 : explicar, argumentar e comprovar com REPERTÓRIO. Uma proposta de INTERVENÇÃO (completa ou não) para cada TESE (1/2) apresentada. INTERLIGUE AS IDEIAS, INTERLIGUE A TESE:

As palavras com juízo de valor Excessos : apresentar o exagero de algo relacionado ao tema. Ausências : mostrar a falta de algo e interligar ao tema. posicionadas no seu texto antes do tema e das TESES, serão responsáveis por tornar seu posicionamento EVIDENTE e forte. Entenda que precisa ser um problema específico dentro do tema, algo que precisa de defesa após ser apresentado. Utilize, para tanto: Apontar um problema de forma básica não abre espaço para discussão. Separei uma lista de palavras que auxiliam.

JUÍZO DE VALOR

Você recebeu muito mais! ESTA TABELA DEVE ESTAR COM VOCÊ SEMPRE QUE FOR ESCREVER!

A tese PRECISA do JUÍZO DE VALOR: Tese 1: a continuidade do analfabetismo; Tese 2: a responsabilidade do governo; Modelo do que NÃO fazer: O analfabetismo continua por causa do governo . Agora, compare com o que é esperado: Modelo 01: O analfabetismo persiste devido à contínua negligência governamental . Modelo 02: Os malefícios ocasionados pela persistência do analfabetismo devido à omissão governamental . TEMA: A desafio da permanência do analfabetismo no Brasil

lembre-se: A função da tese é a de persuadir o leitor (corretor) a respeito daquilo que você acredita. perguntas que ajudam a formular a tese: 1.Por qual motivo isso é um problema? 2.Por que este problema não foi resolvido até a atualidade? 3.Quem ou qual grupo contribuiu para a continuidade do problema? 4.Quais as consequências do problema para os brasileiros?

vamos juntar os dois conhecimencimentos: A problematização do tema de forma específica ( TESE ) e que pode ser contra-argumentada (precisa de defesa) como proposto antes por meio de perguntas + as palavras com juízo de valor . OBSERVE: TEMA (assunto): O analfabetismo no Brasil TESE: A persistência do analfabetismo no Brasil devido à omissão governamental . Entenda: o termo omissão é o que tornou a tese forte, sendo não só tese, mas palavra com juízo de valor.

Senso comum: são as ideias prontas , já muito batidas , mas transmitidas como verdade incontestável . O QUE É UMA TESE FRACA? Dizem que tese fraca acontece quando há SENSO COMUM. O que blogs de redação dizem? O que o estudo sobre argumentação, linguística que compõe a teoria do texto, declara: É aquele que invoca princípio genérico, indiscutível, conhecido por toda a sociedade, Seu efeito suasório é reduzido e, por isso, ele deve ser utilizado como reforço a um argumento mais específico.

por que preciso entender corretamente? Há ideias de problemas que muitos utilizam como teses e nem por isso podem ser chamadas de "senso comum", já que ainda abrem espaço para defesa, discussão sobre o assunto. Exemplo: Negligência governamental; Falta de investimentos; Leis insuficientes / existem, mas são fracas; Ausência de base educacional; Ignorância social - falta de conhecimento;

QUAL A ESTRUTURA DA INTRODUÇÃO? 1º Período 2º Período 3º Período 2/3 linhas 2 linhas 1/2 linhas Estrutura básica Direcionamento argumentativo. A estrutura básica (tipo 1):

INTRODUÇÃO E SUA ESTRUTURA

Introdução – Modelo básico I Ao longo de toda a história brasileira, diversos entraves foram encontrados na tentativa de desenvolvimento da nação. Infelizmente, dentre eles, destaca-se, devido à sua recorrência na conjuntura hodierna, a difícil democratização do acesso ao cinema no Brasil. A partir de uma análise desse impasse, percebe-se que ele está vinculado não só à desigualdade regional — que é enorme no país —, mas também à ineficácia do Estado na solução desse infortúnio. Carlos Eduardo – Redação 1000 - 2019 CONTEXTUALIZAÇÃO TEMA TESE

O QUE TORNOU EVIDENTE A TESE? CONTEXTUALIZAÇÃO TEMA TESE JUÍZO DE VALOR A NEGATIVIDADE (valoriza o problema) ELEMENTOS COESIVOS Ao longo de toda a história brasileira, diversos entraves foram encontrados na tentativa de desenvolvimento da nação. Infelizmente , dentre eles, destaca-se, devido à sua recorrência na conjuntura hodierna, a difícil democratização do acesso ao cinema no Brasil. A partir de uma análise desse impasse , percebe-se que ele está vinculado não só à desigualdade regional — que é enorme no país —, mas também à ineficácia do Estado na solução desse infortúnio .

Ao longo de toda a história brasileira, diversos entraves foram encontrados na tentativa de desenvolvimento da nação. Infelizmente , dentre eles, destaca-se, devido à sua recorrência na conjuntura hodierna, a difícil democratização do acesso ao cinema no Brasil . A partir de uma análise desse impasse, percebe-se que ele está vinculado não só à (T1) desigualdade regional — que é enorme no país —, mas também à (T2) ineficácia do Estado na solução desse infortúnio . CONTEXTUALIZAÇÃO TEMA TESE JUÍZO DE VALOR A NEGATIVIDADE ELEMENTOS COESIVOS ESTRUTURA FLEXÍVEL AUXILIA NA APRESENTAÇÃO DAS TESES:

IMPORTANTÍSSIMO: ANTES do tema utilize palavras com juízo de valor. Antes das teses, acrescente coesão que dará ideia de divisão , para o corretor entender que são DUAS + a palavra que evidencia o problema (juízo de valor). Termo que torna evidente a sua OPINIÃO CRÍTICA ou JULGAMENTO. São palavras que vão deixar sua tese VISÍVEL para o corretor, pois destacam o problema existente.

A terceira fase do Modernismo vigorou, no Brasil, durante o Período Liberal-Democrático, apresentando como uma de suas propostas artísticas a retratação das “Sociedades Liminares” – tradicionalmente excluídas do projeto cultural brasileiro – nas obras cinematográficas. Tal movimento, conhecido como “Cinema Novo”, embora objetivasse a integração de povos historicamente invisibilizados, não obteve êxito na democratização do cinema no país, haja vista o não comparecimento daqueles aos cinemas da época. Esse panorama, ainda vigente na contemporaneidade, é atestado não só pelo crescente índice de pirataria nas artes visuais , como pela constante mobilização de ongs na exibição de filmes em ambientes desprovidos do acesso ao cinema . Contexto Tema Tese Juízo Valor Bruna Guarçoni MAIS UM MODELO ESTRUTURA 1 (a tese é evidente no último período)

QUAL A ESTRUTURA DA INTRODUÇÃO? 1º Período 2º Período 3º Período 2 linhas 2 linhas 1/2 linhas Estrutura II 1/2 linhas 4º Período

MODELO ESTRUTURAL 2 (a tese é evidente no penúltimo período) A Constituição brasileira de 1988 assegura a todos os indivíduos do amplo acesso aos bens culturais do país. No entanto, na prática, tal garantia é deturpada , visto que o contato com a cultura — por meio dos cinemas — não se encontra efetivado na sociedade nacional . Esse cenário nefasto ocorre não só em razão do deficitário incentivo à valorização cultural nas escolas , mas também devido à excessiva mercantilização da cultura . Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura, com o intuito de mitigar os entraves para a consolidação dos direitos constitucionais. Contexto Tema Tese Juízo Valor Aldillany Maria Rodrigues

É prudente apontar, diante disso, que (tema de modo positivo) deve superar os entraves atuais, mediante o tese/ARGUMENTO 1 e tese/ARGUMENTO 2 . Nesse sentido, pode-se afirmar que a tese/ARGUMENTO 1 e a tese/ARGUMENTO 2 agravam a situação referente ao (tema) , necessitando de urgente intervenção. Não obstante, no Brasil, falhas relacionadas ao (tema como um problema) , ocorrem devido a (ao) tese 1 e tese 2 impedindo o pleno desenvolvimento da nação. Nesse sentido, convém analisar a tese 1 e, ainda, a tese 2 , para promover (o tema já resolvido) . PRESENTE PARA AUXILIAR NESTA ETAPA: Modelos de frases para inserir as TESES. Aqui consta JUÍZO de VALOR e elementos coesivos importantes:

PRESENTE PARA AUXILIAR NESTA ETAPA: Modelos de frases para utilizar APÓS as teses (quem desejar fechar com uma declaração pois usou a estrutura 2) Com isso, faz-se necessária uma intervenção que busque garantir o (tema de modo positivo) para todos os cidadãos brasileiros. Assim, tendo em vista a importância desse (assunto do tema), urge que o impasse seja reduzido possibilitando o desenvolvimento igualitário da nação. Dessa forma, é preciso intervir de modo a tornar (o tema) um produto da democracia brasileira.

TESES FLEXÍVEIS O legado histórico; Anomia, ausência de leis; Leis insuficientes / questões políticas; Influência e formação familiar; Negligência / omissão governamental; Ausência de base educacional; Ignorância social - falta de conhecimento; A certeza da impunidade; Lenta mudança na mentalidade da sociedade (social) / questões culturais; Individualismo (egoísmo do indivíduo) Influência da mídia.

O SEU DISCURSO TEM VALOR! UTILIZE COM INTELIGÊNCIA AS PALAVRAS QUE POSSUEM JUÍZO DE VALOR! PROF. FRANCIELLEN MENDES