SAÚDE AMBIENTAL AULA 25 – PARTE 1 ENF. ELENY CORREIA
Objetivo Geral Apresentar elementos para o conhecimento e possível controle da poluição hídrica e atmosférica. Relacionar as fontes e os efeitos desses tipos de poluição. Conhecimentos Esperados Reconhecer os principais poluentes. Entender as consequências para a saúde pública. Identificar medidas de proteção que podem ser adotadas.
SAÚDE AMBIENTAL Saúde ambiental refere-se aos aspectos da saúde humana e da qualidade de vida influenciados por elementos físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no ambiente. É um campo da saúde pública que promove a integração entre ciência e políticas e práticas destinadas à prevenção de riscos ambientais e à promoção de ambientes saudáveis para as gerações presentes e futuras.
SANEAMENTO O saneamento refere-se ao conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos, além da drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, necessários para garantir a saúde pública, a proteção ambiental e a qualidade de vida da população. O saneamento básico é fundamental para a saúde ambiental. A ausência ou precariedade dos serviços de saneamento impacta diretamente na saúde ambiental, tendo como consequência, por exemplo, surtos de doenças.
Curiosidades: Apenas 4% de todo o resíduo gerado no Brasil é reciclado. VOCÊ SABIA QUE CADA PESSOA, NO BRASIL, GERA, EM MÉDIA, 1KG DE RESÍDUO SÓLIDO POR DIA?
Por que não devemos queimar o lixo? A queima de lixo é prejudicial à saúde e ao meio ambiente, pois libera partículas, gases tóxicos como COVs e dioxinas, e metais pesados, que causam doenças respiratórias, irritações, problemas cardíacos, e aumentam o risco de câncer. Além disso, os poluentes podem contaminar solo e água, e a queima descontrolada pode causar incêndios, sendo considerada um crime ambiental.
Poluição Hídrica Principais fontes: esgoto doméstico, industrial e agrícola. Efeitos: doenças de veiculação hídrica, degradação ambiental.
Poluição Atmosférica Fontes: queima de combustíveis, indústrias, queimadas. Efeitos: problemas respiratórios, aumento de doenças crônicas.
COMO ATUAR NO CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL? Identificar as fontes poluidoras, divulgar e as combater. Orientar sobre o descarte adequado de resíduos sólidos. Orientar sobre o risco da queima de lixo. Orientar sobre armazenamento inadequado de lixo doméstico. Incentivo a coleta seletiva. Monitorar áreas de descarte informal de resíduos. Promover ações de limpeza e educação da população sobre os locais adequados de descarte. Ações educativas, rodas de conversa, mutirões.
Papel do ACE (Agente de Combate às Endemias) Orientar a população sobre cuidados com a água para consumo humano. Identificar e comunicar fontes de poluição sonora e vibrações. Contribuir para a melhoria da qualidade ambiental. Promover saúde e bem-estar coletivo.
Conclusão ✅ O conhecimento adquirido possibilita: Reconhecimento dos poluentes e seus efeitos. Adoção de medidas de proteção. Atuação do ACE como agente de orientação e promoção da saúde ambiental.