Sistema endócrino Anatomofisiologia do corpo humano
Sistema Endócrino: é o conjunto de glândulas, órgãos e tecidos responsáveis pela produção de substâncias reguladoras ( hormônios ) que são lançados no meio intersticial e ao entrar na corrente sanguínea, percorrem o corpo até chegar a regiões específicas sobre os quais atuam regulando o funcionamento de órgãos e células. Junto com o sistema nervoso , o sistema endócrino coordena todas as funções do nosso corpo.
Funções do Sistema E ndócrino Controlar , por meio da produção de hormônios, funções do corpo, como : Crescimento; Produção e descida do leite na amamentação; Contração do útero no parto; Produção de urina; Pressão arterial; Equilíbrio de minerais no sangue; Desenvolvimento sexual e fertilidade; Digestão de alimentos; Apetite; Quantidade de glicose no sangue; Metabolismo; Temperatura corporal; Frequência cardíaca; Sono
Componentes do sistema endócrino Glândulas endócrinas : H ipófise G lândulas Tireoide e Paratireoides Suprarrenais Pineal Órgãos : P âncreas , Ovários e Testículos Rins Estômago e Intestino delgado Fígado Pele Coração Tecidos : Hipotálamo Timo Tecido adiposo P lacenta Órgãos e tecidos não são exclusivamente classificados como glândulas endócrinas, mas contêm células que secretam hormônios
Hipotálamo: é uma pequena região tecidual localizada no cérebro formada por um grupo de células nervosas localizadas na base do encéfalo, faz a integração entre esses os Sistema Nervoso e Sistema Endócrino. Produz hormônios que afetam o funcionamento de outras glândulas do corpo Hipófise: glândula dentro do crânio que produz hormônios que controlam o desenvolvimento sexual, funcionamento da tireóide e produção de urina Pineal: glândula encontrada no cérebro que produz hormônios que afetam o ritmo circadiano;
Tireoide: Localizada no pescoço, produz a tiroxina , hormônio que controla a velocidade do metabolismo celular, na manutenção do peso e do calor corporal, no crescimento e no ritmo cardíaco além de atuar junto a paratireoide no controle da concentração de cálcio do sangue. Paratireoides: são quatro pequenas glândulas, localizadas atrás da tireoide, que produzem o paratormônio , hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue absorvendo maior ou menor quantidade desses minerais na alimentação.
Suprarrenais (adrenais) As glândulas suprarrenais situam-se acima dos rins e produzem a adrenalina , hormônio que prepara o corpo para a ação. Os efeitos da adrenalina no organismo são: Taquicardia , Aumento da frequência respiratória e da taxa de glicose no sangue, Contração dos vasos sanguíneos da pele , de modo que o organismo envia mais sangue para os músculos A zona glomerulosa (externa): secretam hormônios chamados que afetam a homeostasia mineral. • A zona fasciculada (parte média): secretam principalmente glicocorticoides , em especial cortisol, assim chamados por afetarem a homeostasia da glicose. • A zona reticular (interna): sintetizam pequenas quantidades de androgênios fracos, que são hormônios esteroides que exercem efeitos masculinizantes.
PÂNCREAS Funções do pâncreas • O pâncreas é uma glândula dividida em 3 partes – cabeça , corpo e cauda . É uma glândula com 2 funções: Exócrina: libera o sulco pancreático que auda na digestão de alimentos, Endócrina: secreta hormônios que fazem a manutenção da glicose sanguínea. Células com função exócrina : ilhotas pancreáticas ( Langerhans ) Células funções endócrinas: ALFA (glucagon) BETA (insulina) DELTA ( somatostatina ).
Regul ação glicemica A insulina controla a entrada da glicose nas células (onde será utilizada na liberação de energia) e o armazenamento no fígado , na forma de glicogênio. A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes , doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue ( hiperglicemia ). O glucagon funciona de maneira oposta à insulina. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia , que gera a sensação de fraqueza, tontura, levando, em muitos caso, ao desmaio. Nesse caso o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado, estimulando a "quebra" do glicogênio em moléculas de glicose. Por fim, a glicose é enviada para o sangue normalizando a hipoglicemia.
Glândulas sexuais As glândulas sexuais são os ovários e os testículos , que fazem parte do sistema reprodutor feminino e do sistema reprodutor masculino respectivamente . Os ovários e os testículos são estimulados por hormônios produzidos pela hipófise . - OVÁRIOS produzem o estrogênio e a progesterona por sua vez estimulam a produção de outros hormônios e ativação de outras glândulas hormonais em determinadas circunstâncias (gravidez). - TESTÍCULOS produzem diversos hormônios, entre eles a testosterona , responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas: pelos, voz grave, massa muscular e força acentuadas, etc .