teatro A palavra “teatro” define tanto o prédio onde se podem apresentar várias formas de arte quanto a própria forma de arte. O vocábulo grego théatron significa “lugar onde se vai para ver”. O teatro é a arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou ação que tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos e reflexões no público. O teatro teve origem na Grécia A ntiga, por volta do século VI a.C. Conta-se que um homem chamado Téspis andava em uma carroça pelas regiões da Grécia imitando os deuses e as pessoas. Cobria seu rosto com máscaras, usava peruca e amplas túnicas nos ombros. Ele mesmo criava os textos e representava as personagens.
teatro A consolidação do teatro como espetáculo ocorreu por causa das homenagens feitas ao deus do vinho, Dioniso. A cada nova s afra de uva realizava-se uma celebração em agradecimento. O povo grego dedicou-se tanto à essa arte que Atenas se tornou um grande centro de teatro. No teatro grego, os atores ficavam muito distantes da plateia, por isso usavam sapatos de saltos e almofadadas para parecerem maiores. No início, a arte era representada essencialmente pela tragédia e pela comédia.
teatro No Brasil, o teatro foi introduzido pelos portugueses no século XVI, tendo como um motivo a propagação religiosa. D estaque para o Padre José de Anchieta que escreveu alguns autos, pequenas encenações para os habitantes daquela época, os indígenas, com o objetivo de catequizá-los.
teatro Os gêneros teatrais mais comuns são Tragédia: as personagens heroicas sofrem, lutam em defesa de suas virtudes. Com decorrer do tempo tornou-se um gênero que se caracteriza pelo uso da seriedade e dignidade na apresentação do roteiro. Comédia: a princípio é um gênero teatral grego que se caracteriza por apresentar roteiros em que as personagens têm a falta de virtude e os defeitos santilizados e criticados por meio de deboches e situações engraçadas. Com o decorrer do tempo tornou-se um gênero se caracteriza pelo uso do humor e da provocação de risos.
teatro Os gêneros teatrais mais comuns são Musical: é um gênero em que a história é contada por meio de músicas Teatro de rua: gênero teatral representado em feiras livres e praças públicas apresentado por Saltimbancos artistas populares e itinerantes
Teatro de Pantomima A pantomima é um gênero teatral onde se usa técnicas de mímica para a atuação do artista. Geralmente, o artista se encontra sozinho no palco, não há cenário, e tudo fica a cargo da imaginação do pantomímico que vai reproduzir sua grande obra. Marcel Marceau um gênio desse tipo de apresentação instituiu um jeito clássico de apresentação: calça preta e camiseta listrada, além do rosto pintado de branco para marcar bem as suas expressões. De outro lado, Chaplin levou a pantomima para o cinema, e aí vem a genialidade: ele introduziu traços da pantomima mesmo usando cenários, e por isso foi o grande gênio do cinema mudo.
Teatro de Pantomima Mímica e pantomima: qual a diferença ? A mímica é uma forma de expressão na qual são utilizados gestos, movimentos corporais e mudanças de fisionomia muito expressivos sem a utilização da fala e conseguindo expor ideias e situações. A pantomima é um gênero dentro da arte da Mímica, tão popular que muitas vezes gera confusão e identificação com o conceito da Mímica. Foi predominante no século XIX. Na pantomima, o ator é silencioso, com rosto pintado de branco, luvas, executando ilusões no espaço, normalmente com caráter cômico. Mãos e rosto são os pontos centrais da expressão.