Bacia do atlântico leste

11,865 views 29 slides May 02, 2013
Slide 1
Slide 1 of 29
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Bacia do Atlântico Leste:

Área que ocupa Com uma área que corresponde a 8% do país (374.677 km²), a região, o que corresponde a 4% da área total do Brasil.

Estados do Brasil :

Estados: Hidrográfica do Atlântico Leste inclui parte dos Estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Atinge 526 cidades, alguns grandes núcleos urbanos e um parque industrial .

Rios principais Entre seus principais rios estão o Paraguaçu, Contas, Salinas, Pardo, Jequitinhonha e Mucuri. Além disso, nas bacias costeiras, entre Sergipe e Espírito Santo, também existe uma grande diversidade de rios, córregos e riachos.

Os principais afluentes do rio Jequitinhonha:  Itacambiruçu, Salinas, São Pedro e São Francisco pela margem esquerda; E Araçuaí, Piauí e São Miguel, pela margem direita .

Subafluentes do rio Jequitinhonha: Rio Preto, é o principal subafluente; Conta ainda com cachoeiras, piscinas naturais, corredeiras, sumidouros, cânions e praias fluviais com areias brancas. 

Jequitinhonha Paraguaçu Pardo

Economia A pecuária e a mineração são os grandes vilões. Os produtos químicos utilizados nessas atividades são os principais responsáveis pela poluição dos rios da Bacia Atlântico Leste. O turismo também é uma grande fonte de lucros, pessoas de fora vem ver as cachoeiras e águas cristalina

Potencial hidrelétrico

Bacia do atlântico sudeste

Área que ocupa: Ocupando uma área de 229,9 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 2,7% do território brasileiro.

Abrange os seguintes territórios: Espírito Santo; Minas Gerais; Rio de Janeiro; São Paulo; Paraná;

Rios que abrangem nessa região: Itapemirim; Itabapoana; Ribeira de Iguape; São Mateus; Santa Maria; Paraíba do Sul; Rio Doce; entre outros ...

A vazão média da Bacia do Atlântico Sudeste corresponde a cerca de 2,1% do total do país. Esses rios abastecem mais de 25,5 milhões de pessoas, além de serem essenciais para a realização de atividades econômicas, tais como a agropecuária e a produção industrial.

Essa região apresenta grande concentração populacional e abriga grande parte das atividades econômicas do Brasil. Essas características fazem com que o consumo de água seja muito elevado. O grande problema é que a disponibilidade desse recurso é pequena para suprir a grande demanda.

Constitui-se assim, em uma das mais desenvolvidas áreas do país, mas que tem grande potencial de conflitos no que se refere ao uso dos recursos hídricos, pois ao mesmo tempo em que apresenta uma das maiores demandas hídricas nacionais possui também uma das menores disponibilidades relativas. 

Bacia do Atlântico Sudeste:

Precipitação : Segundo dados do INMET (2007), a precipitação média anual na região do Atlântico Sudeste é de 1.401 mm, menor que a média nacional que é de 1.761 mm.

Disponibilidade Hídrica: Entre as bacias hidrográficas da região que apresentam situações críticas, estão as dos rios Paraíba do Sul, Pomba, Muriaé, Guandu e rios que desembocam na Baía de Guanabara 

Qualidade da água:

Saneamento: A região hidrográfica Atlântico Sudeste, de acordo com dados pesquisados (2006 ), possui 79,7% da população urbana atendida por abastecimento de água, índice menor que o nacional que é de 89,4%.

Usinas Hidrelétricas: O potencial hidrelétrico aproveitado na região (dados de 2007) é de 3.893 MW, 4,8% do total instalado do país.

As principais usinas hidrelétricas: Henry Borden, com 888 MW; Nilo Peçanha, com 380 MW ; Aimorés, com 330 MW ; Parigot de Souza (Capivari cachoeira), com 260 MW; Funil, com 222 MW; Mascarenhas, com 131 MW ; Paraibuna, com 85 MW ; Sá Carvalho, com 78 MW; Porto Estrela, com 112 MW;

Impactos Ambientais: Entre os impactos ambientais registrados na Bacia do Atlântico Sudeste, podemos destacar a retirada da mata ciliar, a poluição dos rios, o assoreamento, a ocupação irregular do solo, etc.

Principais Afluentes do Rio Paraíba: O  Jaguari; O   Buquira; o   Paraibuna ; o   Piabanha; o   Pomba; o   Muriaé; Rio Carangola , importante rio da bacia do rio Paraíba do Sul, posto que serve a duas unidades da federação, o Estado de Minas Gerais e o Estado do Rio de Janeiro. Entre os subafluentes:

Referências Bibliográficas: http://www.escolakids.com/bacia-do-atlantico-sudeste.htm http://www.asminasgerais.com.br/?item= ALBUM&codAlbum =487 http:// www.achetudoeregiao.com.br/animais/bacias_hidrograficas_mg.htm http:// conjuntura.ana.gov.br/conjuntura/rh_asudeste.htm http:// saber.sapo.ao/wiki/Rio_Para%C3% ADba_do_Sul http://www.google.com.br /

Escola de Ensino Médio Integral Deputado Nagib Zattar Alunas: Caroline Dutra Figueiredo, Dayane M. Silveira, Gabriele Alves da S. Professora: Roselene Série: 2°ano 3
Tags