Banco de dados 1

williamribeiro73997 2,393 views 70 slides Mar 30, 2017
Slide 1
Slide 1 of 70
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54
Slide 55
55
Slide 56
56
Slide 57
57
Slide 58
58
Slide 59
59
Slide 60
60
Slide 61
61
Slide 62
62
Slide 63
63
Slide 64
64
Slide 65
65
Slide 66
66
Slide 67
67
Slide 68
68
Slide 69
69
Slide 70
70

About This Presentation

Banco de dados conceito


Slide Content

Banco de dados

Introdução O que é um banco de dados? Coleção de dados relacionados. Fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito. Representa algum aspecto do mundo real. Construído para uma finalidade específica.

Introdução [ Elmasri & Navathe , 2000] Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados Representando algum aspecto do mundo real ( mini-mundo ou universo de discurso) Logicamente coerente, com algum significado Projetado, construído e gerado (“povoado”) para uma aplicação específica

Motivação Aplicações computacionais de todos os portes trabalham com grandes volumes de dados Gerenciamento de uma rede de farmácias Sistema bancário Sequenciamento do Genoma Humano Redes Sociais Suas relações complexas justificam a criação de estratégias específicas para gerenciá-las.

Esquema simplificado

Algumas aplicações Aplicações de banco de dados tradicionais Armazena informações textuais ou numéricas . Bancos de dados de multimídia Armazena imagens, clipes de áudio e streams de vídeo digitalmente. Sistemas de informações geográficas (GIS) Armazena e analisa mapas, dados sobre o clima e imagens de satélite.

O que é um SGBD? Sistema Gerenciador de Banco de Dados é um conjunto de programas e ferramentas utilizadas para configurar, atualizar e manter um banco de dados . O SGBD precisa oferecer: Recursos para administrar usuários/permissões. Recursos para criar/alterar tabelas e banco de dados. Recursos para backup e restauração de dados. Recursos para otimizar a performance do banco.

Alguns Bancos de Dados www.sybase.com.br/ www.oracle.com www-01.ibm.com/software/data/db2/ www.firebirdsql.org/ www.postgresql.org/ www.microsoft.com/sqlserver/en/us/default.aspx www.mysql.com/

Alguns Bancos de Dados www.sybase.com.br/ www.oracle.com www-01.ibm.com/software/data/db2/ www.firebirdsql.org/ www.postgresql.org/ www.microsoft.com/sqlserver/en/us/default.aspx www.mysql.com/

Vantagens de utilizar o SGBD Controle de redundância Restrição de acesso não autorizado Armazenamento persistente para objetos do programa Estruturas de armazenamento e técnicas de pesquisa para o processamento eficiente de consulta Backup e recuperação Múltiplas interfaces são oferecidas ao usuário Facilidade em representar relacionamentos complexos entre dados.

Vantagens de utilizar o SGBD Impondo restrições de integridade: Restrição de integridade referencial : cada registro de turma deve estar relacionado a um registro de disciplina. Restrição de chave ou singularidade : Cada registro de tabela deve ter um código único .

Arquitetura de um SGBD Plataformas Centralizadas: Um computador de grande porte que é o hospedeiro do SGBD e o emulador para os aplicativos. Possui alto custo, e alto poder de processamento.

Arquitetura de um SGBD Sistema de Computador Pessoal: O computador pessoal é o hospedeiro do SGBD e o cliente ao mesmo tempo.

Arquitetura de um SGBD Sistema de Cliente-Servidor: O cliente executa as tarefas do aplicativo (interface gráfica), e o servidor executa o SGBD.

Arquitetura de um SGBD Banco de dados distribuídos: A informação está distribuída em diversos servidores espalhados em locais diferentes.

Profissionais de banco de dados Administrador de banco de dados (DBA) é responsável por: Autorizar o acesso ao banco de dados Coordenar e monitorar seu uso Adquirir recursos de software e hardware Projetistas de banco de dados são responsáveis por: Identificar os dados a serem armazenados Escolher estruturas apropriadas para representar e armazenar esses dados Analistas de sistemas Identificam as necessidades dos usuários finais. Programadores de aplicações Implementam essas especificações como programas. Usuários finais Pessoas cujas funções exigem acesso ao banco de dados.

Universo de Discurso ou Mini-mundo “Um banco de dados representa algum aspecto do mundo real, às vezes chamado de minimundo ou de universo de discurso ( UoD – Universe of Discourse ).” ( Elmasri & Navathe , 2011)

DADOS Fatos registrados – significado implícito

BANCO DE DADOS Coleção de dados relacionados

ABSTRAÇÃO P rocesso mental que consiste em escolher ou isolar um aspecto determinado de um estado de coisas relativamente complexo, a fim de simplificar a sua avaliação .

Modelo de Dados, Esquema e Instância Modelo de dados: Conjunto de conceitos usados para descrever a estrutura de um banco de dados Abstra ç ã o de dados Estrutura = tipos de dados + relacionamentos + restri ç ões (+opera ç ões ) Esquema: Descrição (textual ou gráfica) da estrutura de um banco de dados de acordo com um determinado modelo de dados Instância: Conjunto de dados armazenados em um banco de dados em um determinado instante de tempo

Modelo de Dados, Esquema e Instância

Modelo de Dados, Esquema e Instância

Modelo de Dados, Esquema e Instância

Porque modelar? Modelos são fundamentais para: Percepção (propósito e funcionalidades) Memória Comunicação

Tipos de Modelo de Dados 1. Modelos conceituais Utilizados para se descrever a estrutura de um banco de dados de uma forma mais próxima da percepção dos usuários (independente de aspectos de implementação) Ex. Conceitos: entidades, atributos, relacionamentos

Tipos de Modelo de Dados 2. Modelos lógicos Utilizados para se descrever a estrutura de um banco de dados da forma como será manipulado através de SGBD ( mais dependente das estruturas físicas de armazenamento de dados ) Exemplo:

Tipos de Modelo de Dados 3. Modelos físicos Utiliza dos para descrever como os dados são fisicamente armazenados Exemplo:

FERRAMENTA DE MODELAGEM http :// sis4.com/brmodelo/download.aspx

MODELO CONCEITUAL

MODELO ER - CONCEITUAL Entidades: Objetos do mundo real que são de interesse para alguma aplicação. Empregado, Cliente, Produto, Carro, Roupa, Dependente. Atributos : Propriedades utilizadas para descrever uma entidade Empregado: Nome, telefone, endereço, e-mail... Produto: Nome, Valor, Quantidade.... Roupa: Marca, Tecido, Tamanho...

MODELO ER - CONCEITUAL Os atributos podem ser do tipo: Simples ou compostos Ex. Endere ç o ( Endere ç o da Rua (n ú mero, nome da rua, n ú mero do apto), Cidade, Estado, CEP) Monovalorados ou multivalorados Ex. Profiss ão Chaves de entidade: Atributo que possui valor único para cada entidade (instância) Ex . Nome da companhia, identidade do empregado Chave pode ser formada por vários atributos: chave composta Ex : Registro do Veiculo  Numero de Registro e Estado

MODELO ER - CONCEITUAL Relacionamentos: Associações entre duas ou mais entidades distintas (instâncias) com um significado Exemplo: Empregado trabalha no Departamento Empregado possui dependente Cliente compra produto

BINÁRIO

TERNÁRIO

Restrição de participação na relação A restrição é indicada 0 : Indica que não é obrigatório participar da relação 1: Indica que é obrigatório participar da relação.

EXERCÍCIO 01 Responda ao questionário para confirmar o entendimento da matéria.

EXERCÍCIO 02: Desenvolva o modelo conceitual para: Um aluno realiza vários trabalhos. Um trabalho é realizado por um ou mais alunos. Um diretor dirige no máximo um departamento. Um departamento tem no máximo um diretor. Um autor escreve vários livros. Um livro pode ser escrito por vários autores. Uma equipe é composta por vários jogadores. Um jogador joga apenas em uma equipe. Um cliente realiza várias encomendas. Uma encomenda diz respeito apenas a um cliente

EXEMPLO 01: CENÁRIO DE UM FARMACÊUTICA

EXEMPLO 01: CENÁRIO DE UM FARMACÊUTICA

EXEMPLO 01: CENÁRIO DE UM FARMACÊUTICA

EXEMPLO 01: CENÁRIO DE UM FARMACÊUTICA

EXEMPLO 01: CENÁRIO DE UM FARMACÊUTICA

EXEMPLO 01: CENÁRIO DE UM FARMACÊUTICA

http://www.ic.unicamp.br/~santanch/teaching/db/2016-2/index.html