Estilo Barroco É um estilo artístico que surgiu em Roma e difundiu-se pela Europa, durante os séculos XVI e XVII. Caracteriza-se pelo exagero e regularidade das formas, pelo dramatismo, pelo movimento, pela abundância de linhas curvas, pelos jogos de luz e sombra e pelo o recurso à ilusão ótica. O termo “Barroco” advém da palavra harmónica que significa “pérola imperfeita”.
Características do Barroco: Pintura com efeitos ilusionistas. Violentos contrastes de luz e sombra . Dinamismo. Temas religiosos e mitológicos. Arte de Fusão. Gosto do excesso ao vazio. Contraste com o Renascimento.
A Arquitetura Barroca A Arquitetura Barroca encontra-se em edifícios religiosos e civis, como os palácios, onde a grandeza servia para reafirmar a autoridade dos reis absolutistas. Principais características: Irregularidade das formas. Fachadas interiores de linhas curvas e contracurvas, para mostrar movimento. Decoração com pinturas nos tetos e paredes, mármores, talha dourada.
A Pintura Barroca Principais características: Forte expressão/dramatização de sentimentos. Movimento. Utilização de cores intensas. Jogo de sombras e luz para criar a ilusão de profundidade.
A Escultura Barroca Intenso dramatismo. Principais características: Expressões teatrais e movimento. Realismo. Exuberância das formas.
Filosofia do Barroco O Barroco corresponde à segunda etapa da Era Clássica, iniciou-se no fim do século XVI e prolongou-se até o início do século XVIII. O movimento surgiu como uma forma de reagir às tendências humanistas, tentando reencontrar a tradição cristã, no século XVII foi marcado pelos reflexos das crises religiosas, e essas ocorreram no século anterior, dentre as quais que se destacam a Reforma Protestante e a Contra-Reforma.
O homem via-se colocado entre o céu e a terra com a sua grandeza mas atormentado pela ideia do pecado. O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos, daí surgiram os conflitos. É o antropocentrismo opondo-se ao Teocentrismo. O homem deste período está entre o céu e a Terra. Mesmo valorizando-se, ele vivia atormentado pela ideia do pecado, então vivia buscando a salvação.