Bicho Geográfico E le até que tem um apelido simpático: bicho geográfico . E levou essa fama porque fica debaixo da pele, desenhando linhas que se parecem com mapas inexistentes.
Tem bicho escondido na areia! As áreas mais acometidas são os pés, pernas, mãos e nádegas; e crianças são as principais vítimas. Na maioria dos casos, a pessoa se infecta quando entra em contato com areia de praia, ou de parquinhos, contaminada. Isso porque cães e gatos costumam defecar em ambientes arenosos e tais locais se apresentam propícios para a eclosão dos ovos desses parasitas.
Nos Humanos .... Nós não somos os hospedeiros preferidos. Mas se a gente entrar em contato com as larvas, elas perfuram e entram na nossa pele. Assim como faz nos gatos e cachorros, o parasita tenta se aprofundar para atingir outros órgãos. Mas, para nossa sorte, a pele humana é uma barreira que essa larva não consegue transpor.
Ela não ultrapassa além das camadas mais superficiais. E então fica por ali mesmo, cavando túneis, andando sem rumo, dando uma de cartógrafo (profissional que desenha mapas).As lesões características do bicho geográfico são justamente os túneis que o parasita vai cavando e que conseguimos enxergar pela transparência da pele. São sulcos avermelhados, sinuosos e que coçam.
Nematelmintos Esses parasitas ( Ancylostoma caninum e Ancylostoma brasiliensis são Nematelmintos que são vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades;