Câncer e Metástases Ósseas

institutooncoguia 81,946 views 17 slides Mar 01, 2013
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

A metástase óssea ocorre quando as células cancerosas originárias de um tumor primário deixam o local e se disseminam através do sistema sanguíneo e linfático


Slide Content

Câncer e Metástases Ósseas

O que é Metástase Óssea ? A metástase óssea ocorre quando as células cancerosas originárias de um tumor primário deixam o local e se disseminam através do sistema sanguíneo e linfático. A metástase ocorre quando a doença se espalha para outros órgãos distantes. Os locais mais comuns de metástases incluem osso, pulmão, fígado e cérebro.

Fatores de Risco Qualquer tipo de câncer pode oferecer risco de uma metástase óssea. Apesar do médico não poder prever se a doença vai se espalhar, certos tipos de câncer são mais propensos a causar metástases ósseas. Estes incluem os cânceres de mama, pulmão, tireoide, próstata e rins. Os tumores maiores que se disseminaram para os gânglios linfáticos também são mais propensos a se espalhar para os ossos.

Onde as Metástases Ósseas se encontram? A metástase pode se desenvolver em qualquer osso, mas com mais frequência aparece nos ossos que estão no centro do corpo. O local mais comum onde as metástases aparecem é na coluna vertebral. Outras áreas comuns incluem o osso da perna (fêmur), osso da bacia (ilíaco), osso do braço (úmero), costelas e crânio.

Sinais e Sintomas A dor óssea é muitas vezes o primeiro sintoma de uma metástase óssea. No início, a dor pode ser intermitente. Muitas vezes, piora à noite, melhorando ao se movimentar. Com o tempo, a dor pode piorar com os movimentos e tornar-se constante e intensa o suficiente para prejudicar suas atividades rotineiras.

Compressão da Medula Quando o câncer se dissemina à coluna pode provocar a compressão da medula espinhal. Isso pode afetar algumas raízes nervosas, causando perda de mobilidade, fraqueza muscular, dormência e dificuldade para urinar. A compressão da medula é considerada uma emergência médica, pois pode levar à paralisia. Os tratamentos incluem injeções de esteroides, radioterapia, quimioterapia e cirurgia. Após o tratamento você pode precisar de fisioterapia para ajudar a recuperar o tônus muscular.

Como a Metástase afeta os Ossos A metástase óssea, muitas vezes danifica os ossos, tornando-os mais fracos. Com o tempo, isso pode causar fraturas, mesmo durante as atividades de rotina, como tossir ou sentar em uma cadeira. Em outras circunstâncias, a metástase óssea pode causar o endurecimento do osso, mas mesmo assim existe o risco de fratura. Em alguns casos, as metástases ósseas podem ter ambas as características.

Exames de Imagem para Metástases Ósseas O seu médico pode solicitar exames de imagem para verificar se a doença se espalhou para os ossos, o que se denomina estadiamento da doença, mesmo que você não apresente qualquer sintoma. As radiografias podem ajudar a diagnosticar áreas de metástases ósseas e confirmar se um osso está fraturado. A cintilografia óssea pode muitas vezes diagnosticar uma metástase antes do que uma radiografia, além de poder verificar o corpo inteiro num só exame. Tomografia computadorizada, ressonância magnética e PETscan também detectam se a doença se disseminou.

Exames de Laboratório para Metástases Ósseas Como as metástases ósseas causam perdas ósseas, cálcio é frequentemente liberado do osso para a corrente sanguínea. Exames de laboratório são necessários para determinar os níveis de cálcio. Níveis altos de cálcio podem causar náuseas, constipação, desidratação e até mesmo coma. Em alguns casos seu médico pode enviar uma amostra de tecido ósseo para análise em laboratório para confirmar (ou não) a metástase óssea.

Tratando o Tumor Primário As terapias sistêmicas como quimioterapia e hormonioterapia são realizadas como parte do tratamento para o câncer primário. Administradas por via oral ou injetável , elas agem sobre as células cancerígenas do organismo. Os tratamentos sistêmicos são geralmente eficazes, mas podem causar efeitos colaterais, como náuseas, vômitos , perda de cabelo, fadiga e infecções.

Os Bisfosfonatos Os bisfosfonatos são uma classe de medicamentos utilizados para tratar a osteoporose, uma doença em que os ossos tornam-se finos e fracos. Em pacientes com câncer certos bifosfonatos podem ajudar a reduzir a dor óssea, reduzir o dano ósseo, diminuir os níveis elevados de cálcio e diminuir o risco de fraturas ósseas. Os efeitos colaterais podem incluir fadiga, náuseas, vômitos , anemia e dores nos ossos e nas articulações. Um efeito colateral severo, mas raro é a osteonecrose de mandíbula.

Tratando apenas os Ossos Os tratamentos locais focam apenas nos ossos, onde a doença se espalhou, com o objetivo de destruir o tumor ou retardar o crescimento das células cancerosas. A radioterapia utiliza radiação de alta energia para destruir essas células. A ablação é um outro tratamento local que destrói tumores com o calor, frio, correntes elétricas ou álcool. Outro tratamento local consiste em injetar cimento ósseo para ajudar a estabilizar a área da lesão.

Cirurgia A cirurgia é frequentemente utilizada como um tratamento para ajudar a estabilizar o osso afetado, que possa estar com risco de fratura. O seu médico pode inserir hastes, parafusos, pinos ou placas para este fim. A cirurgia é também realizada para reparar fraturas ósseas, no entanto em alguns casos os ossos quebrados devido à doença muitas vezes não se regeneram. Converse com seu médico e discuta se será realizada uma cirurgia focando a prevenção de fraturas.

Gerenciando a Dor Em muitos casos, os tratamentos para metástase óssea também ajudarão a aliviar a dor óssea. Mas se a dor persistir, o médico pode prescrever analgésicos e antiinflamatórios contra a dor. Se estes medicamentos não trazem alívio, o médico pode prescrever um medicamento para dor mais potente do grupo dos analgésicos narcóticos. É muito importante que seu médico saiba se a medicação está funcionando assim como os efeitos colaterais que eventualmente possam aparecer com o uso da medicação.

Após o Tratamento As metástases ósseas geralmente não tem cura, mas os tratamentos podem reduzi-las e aliviar os sintomas. Converse com seu médico sobre quaisquer novos sintomas ou efeitos colaterais. Você pode ter uma recuperação mais rápida se você assumir ativamente o gerenciamento de sua saúde - por meio de perguntas, aprendendo mais sobre sua condição, conhecendo os possíveis tratamentos e cuidando mais de si mesmo. Converse com seu médico sobre a existência de outras opções de tratamento disponíveis para o seu caso.